sábado, 3 de janeiro de 2015

Cuba permanece mais baixa taxa de mortalidade infantil de sua história: 4,2 por mil nascidos vivos

Cuba permanece mais baixa taxa de mortalidade infantil de sua história: 4,2 por mil nascidos vivos

3 de janeiro de 2015 2 |  
Reconhecimento bebê.  Foto: Ladyrene Pérez / CubaDebate.
Nascimento de um bebê no Hospital de Ensino de Ramón González Coro Gynecobstetric, Havana.Foto: Ladyrene Pérez / CubaDebate.
Por Arlin Alberty Loforte
Mantendo Cuba terminou 2014 em 4,2 por mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade infantil, alcançado no final de 2013 e até agora o menor em sua história, estando entre os melhores países com o menor indicador.
As províncias de Cienfuegos, Pinar del Rio e Villa Clara relataram taxas mais baixas com 3,0; 3.1 e 3.2, respectivamente; e também permanecem abaixo bandeira nacional Santiago de Cuba, Havana, Havana, Sancti Spiritus, Guantanamo e do município especial Isla de la Juventud. Também em 24 municípios óbitos infantis não ocorreu.
A diferença entre a taxa de mortalidade infantil no país e os municípios no Plano Turquino (rurais e áreas remotas) é de apenas 0,6 e expressa a uniformidade de ação da Mãe e do Programa da Criança e do Programa Médico e enfermeiro de família, a conquista de uma sociedade que protege sua infância e não pode escapar dos efeitos do bloqueio a Cuba há mais de 50 anos pelos Estados Unidos.
"O 2014 foi um ano em que foram feitos esforços para reduzir os efeitos da prematuridade, o uso de progesterona foi generalizada a todas as gestantes em risco de parto pré-termo, tornou-se um uso mais eficiente de leitos em maternidades disponíveis, perinatológico protocolos de gerenciamento foram refinadas e sobrevivência de recém-nascidos com menos de 1500 gramas em serviços neonatais aumento ", disse Granma Dr. Fumero Roberto Alvarez, especialista em pediatria e chefe do Departamento de Programa Materna e Infantil o Ministério da Saúde Pública.
As principais causas de morte em crianças menores de um ano são afecções originadas no período perinatal, malformações e doenças genéticas, e infecções.
"No caso de defeitos congênitos e doenças genéticas, foi responsável por 21% de todas as mortes e o país ratifica entre as mais baixas de mortalidade infantil por esta causa no mundo. Quando comparado com os países mais desenvolvidos e este indicador abaixo de quatro por mil nascidos vivos, uma diferença significativa pode ser visto quando se considera que nessas nações, malformações congênitas são responsáveis ​​por 40% das causas de morte em menos de um ano ", disse Alvarez Fumero.
Este é um resultado da prioridade do sistema de saúde cubano subvenções diagnóstico programa, gestão e prevenção de defeitos congênitos e doenças genéticas, que tem sua principal força na presença de conselheiros genéticos na atenção primária à saúde, como parte de um rede que chega a todos os três níveis de cuidados de saúde.
De acordo com dados preliminares fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística Médica e Ministério dos registos de saúde, mortes pré-escolares (crianças 1-4 anos de idade) diminuir em 12 em comparação com 2013 e as principais causas são as lesões não intencionais, tumores malignos, infecções respiratórias agudas e anomalias congênitas. Sua taxa de mortalidade é reduzida 4,1-3,8 por 10 000 população nessa faixa etária.
Mãe e filho logo após o nascimento.  Foto: Ladyrene Pérez / CubaDebate
Mãe e filho logo após o nascimento. Foto: Ladyrene Pérez / CubaDebate
Mortalidade School (entre 4 e 15 anos), também diminui o indicador de 1,9-1,8 por 10 000 habitantes em que a idade e reduziu em 13 mortes.
O país melhora a taxa de mortalidade materna de 38,9 em 2013 para 35,1 por 100 mil nascidos vivos, pelo terceiro ano consecutivo, não ocorreram mais de 27 mortes de mulheres diretamente relacionadas à gravidez, parto e pós-parto como resultado de um trabalho de sustentabilidade nesse programa. Na província de Mayabeque eo município especial Isla de la Juventud sem mortes maternas ocorreu.
De acordo com Dr. Alvarez Fumero, consolidando os resultados mostram o impacto das mudanças feitas pelo sistema de saúde, com destaque para a reorganização e recuperação dos princípios fundadores da atenção primária à saúde.
"Eles foram os fatores que contribuem o desenvolvimento alcançado por serviços de cuidados perinatais e terapia intensiva pediátrica e neonatal, a consolidação da rede de cardiologia pediátrica e melhoria da cirurgia neonatal. É um resultado de integração alcançado por todas as áreas do Ministério da Saúde Pública, material de fixação da caução ea melhoria gradual das condições estruturais nas instituições, favorecido nos últimos três anos, com um grande investidor e processo de manutenção ", concluiu .
Tábua de mortalidade infantil Cuba
(Com informações do Granma )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário