terça-feira, 16 de abril de 2013

Atentados hoje no Iraque custaram 36 vidas, feridos somam 200


PDF Imprimir E-Mail
Bagdá, 15 abr (Prensa Latina) A onda de atentados que sacudiu hoje esta capital e outras cidades causaram a morte de 36 pessoas e ferimentos em quase duas centenas, segundo novas contagens oficiais.
Apenas em Bagdá foram detonados seis veículos carregados de explosivos, deixando 11 mortos e 50 feridos, no que tem todos os indícios de uma campanha de terror para obstaculizar as eleições para os Conselhos Provinciais programadas para o dia 20 de abril.

De acordo com informações atualizada, cerca de 200 pessoas ficaram feridas pelos atentados, que ainda não têm autores reconhecidos, mas que se acreditam terem sido cometidos pelo Estado Islâmico de Iraque e outras entidades vinculadas à rede Al Qaeda.

Além desta capital, as cidades setentrionais de Baquba, Kirkuk, Tuz Khurmatu e Tikrit; Samarra, no centro, e Hilla e Nasiriyah, no sul, foram cenários de ações similares, segundo as fontes oficiais.

As explosões em Tuz Khurmatu, que deixaram oito mortos, adquiriram toques apocalípticos, já que três ocorreram com poucos minutos de diferença, o que provocou o pânico da população.

A relação de vítimas fatais em Bagdá chegou a 11, o número mais alto, seguida de Tuz Khurmatu, onde morreram seis e outras cinco em Kirkuk, a cidade do norte objeto de disputa entre as autoridades da autonomia curda e o Governo do premiê Nuri al Maliki.

Ontem os ataques contra os candidatos nas eleições provinciais iraquianas desta semana deixaram 10 vítimas fatais, seis deles militares, comunicou uma fonte oficial hoje, pouco antes de se conhecer a nova onda de explosões.

Em Diyala, ao nordeste desta capital, o candidato Najm Harbi morreu no domingo junto a dois de seus irmãos e um guarda-costas quando uma bomba artesanal estourou na beira da estrada pela qual transitava.

No dia anterior, outro candidato, identificado como Mohamed al Dulaimi, foi morto a tiros na província de Salaheddin, localizada ao norte desta capital.

Em uma outra ocorrência, cinco militares morreram por uma explosão quando recuperavam o cadáver de um oficial da Polícia baleado na cidade setentrional de Mosul, cenário de frequentes atentados e ataques.

Segundo estatísticas oficiais, em março passado 271 pessoas morreram em atentados e ataques armados neste país do Oriente Médio, que se tornou um dos mais inseguros do mundo depois da invasão e ocupação pelos Estados Unidos em 2003 sob o pretexto da existência de armas de destruição em massa que nunca foram encontradas.

Parte das tropas estadunidenses de ocupação foram retiradas no início do ano passado, mas as sequelas da invasão, em especial a luta pelo poder, desataram uma tormenta de conflitos étnicos e religiosos sem precedentes na antiga Mesopotâmia.

ls/msl/es
                             Fonte: Prensa Latina
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário