sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Venezuela : Contrabando, 500 toneladas de alimentos recuperados

Venezuela amplia estado de exceção para outros quatro municípios na fronteira com a Colômbia


Governo venezuelano anunciou que mais de 500 toneladas de alimentos, que seriam vendidos na Colômbia, foram recuperadas na região
Em meio à crise instaurada entre Colômbia e Venezuela devido ao fechamento da fronteira pelo lado venezuelano e a consequente deportação de centenas de colombianos sem a devida documentação, Caracas decretou, nesta terça-feira (01/09), estado de exceção em mais quatro cidades fronteiriças, somando agora nove municípios nesta condição.
Assim, Lobatera, Panamericano, García de Hevía e Ayacucho se somam aos municípios de Bolívar, Pedro María Ureña, Junín, Capacho Nuevo, Capacho Viejo e Rafael Urdaneta, todos no estado Táchira.
Agência Efe

Mais militares foram deslocados para a região fronteiriça 
O decreto diz que a decisão foi tomada com o objetivo de “restituir a ordem pública” nas localidades onde vigora a medida, que terá duração de 60 dias.
De acordo com o governo de Nicolás Maduro, foram recuperadas mais de 500 toneladas de alimentos na região nos últimos 12 dias. O conteúdo era utilizado por contrabandistas que vendiam os produtos — subsidiados pelo governo venezuelano — nas cidades colombianas com lucros de até 300%.
Tensão diplomática
A ação ocorre após militares das Forças Armadas do país terem sido emboscados por supostos paramilitares colombianos. O fato escalou a tensão entre países e resultou na convocação, por ambas as partes, de seus embaixadores para consultas na semana passada.
TeleSUR

Produtos originários da Venezuela são vendidos abertamente em comércios na Colômbia
Sob protestos, o governo colombiano pretendia tratar desta questão no âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos) por considerar que a deportação dos colombianos viola diretrizes dos direitos humanos internacionalmente aceitas. Mas, em reunião extraordinária, os membros da organização rechaçaram o pedido e ressaltaram que a questão deve ser resolvida bilateralmente entre os países.
Está prevista, ainda sem data confirmada, uma reunião da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) para tratar do assunto, também a pedido da Colômbia.
 

Venezuela: secretário da OEA insiste em acompanhar eleições; Maduro diz que entidade deve morrer

Experiência com sementes ajudará a impulsionar agricultura na Venezuela, diz ministro brasileiro

MP da Venezuela declara opositor Leopoldo López culpado por protestos que deixaram 43 mortos


Sem dados precisos, o governo colombiano fala que, desde que Maduro decretou estado de exceção na fronteira, mais de mil cidadãos foram deportados e outros 7.162 deixaram a Venezuela voluntariamente. Já o governador de Táchira (estado na divisa da Venezuela), José Vielma Mora, 800 colombianos foram “devolvidos” e disse não haver deportação e sim “devolução”: "essa palavra, deportação, é contrária ao nosso sentimento socialista e humanitário".
Estado de exceção
De acordo com a Constituição da Venezuela, o estado de exceção é decretado em situações que afetam gravemente a segurança das pessoas, da nação ou instituições e pode restringir temporalmente as garantias constitucionais. 
Mas, segundo da Carta Magna, o direito à vida é garantido, bem como a proibição da prática de tortura, a garantia do direito ao devido processo, à informação e os demais direitos humanos considerados intocáveis.
Opera Mundi
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário