segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Venezuela convoca assembleias populares para discutir 'emergência econômica'

Venezuela convoca assembleias populares para discutir 'emergência econômica'


Para deputado Diosdado Cabello, eleição é uma forma indireta de exercer democracia, enquanto assembleias de cidadãos garante participação direta
Nos últimos dias, as praças de diversas cidades venezuelanas se transformaram em assembleias populares, reunidas para analisar e esclarecer os demais cidadãos sobre as propostas econômicas enviadas pelo governo do presidente Nicolás Maduro à Assembleia Nacional — e rechaçada pelos deputados opositores.
Em uma dessas reuniões, o deputado Diosdado Cabello, vice-presidente do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), garantiu que as decisões das assembleias populares têm valor maior do que o estipulado pela Assembleia Nacional, comandada pela oposição.
Agência Efe

Mobilizações ocorreram em todo o país
Isso porque, de acordo com Cabello, a Lei de Comunas do país determina que o povo pode exercer soberania de maneira direta e intransferível, através das assembleias, como as recém-convocadas, ou indireta, por meio do voto.
"Os deputados são uma forma indireta de o povo exercer sua soberania. A forma direta é essa: as assembleias. E a Carta Magna determina que os órgãos do Estado estão submetidos à soberania popular e, portanto, os deputados que obedecem ao imperialismo norte-americano não podem estar contra a soberania do povo", disse.
Renascimento da Revolução
Neste sábado, foram juramentados 100 venezuelanos que participarão do comitê promotor do Congresso da Pátria, que trabalhará em todos os âmbitos para preparar a contraofensiva para o “renascimento do bolivarianismo diante dos ataques da contrarrevolução”.


O comitê apresentará as linhas de atuação que serão divulgadas em um encontro nacional em meados de abril. O objetivo é criar um plano estratégico comunicacional, cultural, econômico e formativo para fortalecer o projeto socialista na Venezuela, além de propor um modelo econômico que permita superar o modelo rentista baseado no petróleo.
Maduro esclareceu ontem que o Congresso é um processo para organizar as forças da pátria para construir um novo bloco histórico da Revolução Bolivariana.
Modelo econômico
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Hinterlaces, 79% dos venezuelanos entrevistados se manifestaram como estando de acordo com o modelo econômico produtivo socialista, onde existam diversas formas de propriedade.
Da mesma forma, 80% dos venezuelanos disseram ser a favor de que o Estado estabeleça as regras econômicas claras para guiar as empresas privadas.
Além disso, 67% dos venezuelanos estão de acordo com o aumento do preço da gasolina e 95% aprovam o aumento dos preços de produtos agrícolas para que seja rentável produzi-los.
A pesquisa diz ainda que 75% dos venezuelanos é contra “eliminar o controle de dólares para viagens ao exterior.
Fonte: Opera Mundi
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário