domingo, 6 de maio de 2012

PCB na Marcha Patriótica colombiana

INTERVENÇÃO DO PCB NA MARCHA PATRIÓTICA ImprimirPDF
imagemCrédito: PCB
Camaradas, o Partido Comunista Brasileiro celebra em 2012 os seus 90 anos. Possuímos longa tradição internacionalista, e por isso saudamos aqui a Marcha Patriótica, movimento que reúne o que há de mais vivo na Colômbia.
O internacionalismo proletário é necessário: o capitalismo atravessa uma de suas maiores crises e para sobreviver vai recorrer a guerras e invasões. Vai ainda atacar ainda mais os direitos da classe trabalhadora em todo o mundo. Ele não cairá de podre, porém, deve ser derrubado revolucionariamente para em seu lugar nascer uma nova sociedade, a socialista.
Todos aqui sabem: o Brasil é um país de grande importância geográfica e econômica, poderia desempenhar um papel importante na solução do conflito colombiano.
Hoje, há no Brasil um silêncio no que se refere à situação colombiana. Em nosso país, todos aqueles que levantam os conflitos na Colômbia com um viés classista, sem reformismos e sem se submeterem a criminalização de determinadas formas de luta contra o capital são criminalizados pela imprensa burguesa. Por outro lado, parte daesquerda brasileira se silencia frente ás questões colombianas porque isso não lhes rende votos nas eleições burguesas.
Nós, do PCB, apoiamos e participamos da Agenda Colômbia no Brasil, participando das ações de solidariedade internacional, travando em solo brasileiro a batalha ideológica contra a imprensa burguesa de nosso país que criminaliza os movimentos sociais colombianos. O PCB, presente neste ato, sente-se parte indissolúvel da luta das classes trabalhadoras colombianas.
Aproveitamos a oportunidade para denunciar os acordos e alianças entre as burguesias de nossos países com o imperialismo. Isto inclui os acordos dos governos do Brasil e da Colômbia no fornecimento de armas brasileiras para as forças armadas colombianas, usadas inclusive no assassinato de trabalhadores e estudantes; a troca deinformações sobre política repressiva, como no caso do Estado brasileiro do Rio de Janeiro.
A segurança pública do Rio, sede das próximas Olimpíadas e palco da final da próxima Copa do Mundo de futebol, é de ataque às populações pobres, com remoçõesde milhares de famílias pobres para atender a lógica do capital, embelezando certas regiões da cidade em agrado à especulação imobiliária; situação análoga a de muitas cidades colombianas.
Isto demonstra que é necessário romper os laços históricos das burguesias de nossos países com o imperialismo norte-americano, que foi refletida na horrível declaração do ex-presidente Lula ao afirmar que "nossos países não precisam da espada de Bolívar e sim de crédito”. Não se iludam, trabalhadores colombianos, essa frase serve também aos intentos do Estado e burguesia brasileiros. De nossa parte dizemos que precisamos sim da espada de Bolívar, para promover a definitiva libertação de nossos povos latino-americanos.
Em suas lutas contra a opressão, os povos podem recorrer a todas as formas de lutas, inclusive o direito à insurgência. Por isso dizemos: “Na Colômbia há presos políticos”, que, ao contrário do que querem fazer crer os poderosos, não são criminosos. Criminosos são Uribe, Santos, os paramilitares, o imperialismo estadunidense, as burguesias de nossos dois países.
Camaradas, a humanidade está vivendo o grande dilema entre capitalismo e socialismo, entre o fim e a continuidade de nossa espécie. Por isto torna-se necessário compartilhar e promover eventos de solidariedade internacionalista.
Reforçamos aqui a proposta do camarada Ferran, do Partido Comunista dos Povos de Espanha (PCPE): fortalecer os laços entre as organizações não só da América e da Europa mas também da Ásia e da África.
Todo apoio a Marcha Patriótica e a tudo que ela representa, os interesses legítimos das massas populares colombianas. Trabalhadores, estudantes, camponeses, indígenas e demais oprimidos.
Vamos juntos derrotar a ligação e o cordão umbilical entre a burguesia de nossos países e o imperialismo. O socialismo vencerá, é a única saída possível para um mundo melhor na perspectiva do comunismo.
Vamos juntos alcançar a segunda e definitiva independência. Viva a Marcha Patriótica! Viva o internacionalismo proletário!
Colômbia, 22 de abril de 2012.
José Renato André Rodrigues
Secretário Nacional de Solidariedade Internacional
Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro - PCB
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário