domingo, 8 de dezembro de 2013

Filipinas: Governo e rebeldes moros fazem acordo por autonomia

Governo e rebeldes filipinos assinam acordo para conseguir a paz PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaManila, 8 dez (Prensa Latina) O governo das Filipinas e a Frente Nacional de Libertação Moro (FNLM) assinaram hoje na Malásia um acordo encaminhado a lograr a paz, afirma um comunicado oficial divulgado nesta capital.
Segundo o texto, as negociações constituíram um novo passo para o fim dos combates no sul da nação, cujo saldo é de 150 mil mortos.

O acordo foi atingido depois de várias rodadas de conversas na Malásia, país mediador desde 2000 no conflito entre o Estado filipino e o FNLM.

Num discurso na televisão, o presidente filipino, Benigno Aquino, assegurou que o pacto estabelecerá uma paz definitiva e duradoura na ilha de Mindanao e permitirá a criação de uma nova região autonômica que se chamará Bangsamoro, que integrará todas aquelas áreas do sul nas quais a comunidade muçulmana é maioria.

As Filipinas permanecerão sendo uma nação e um povo só, com toda a diversidade cultural em prol de um mesmo objetivo, aclarou Aquino.

Fundado em 1984, o FNLM surgiu da ruptura da histórica Frente Moro de Libertação Nacional quando este aceitou negociar uma solução sem independência.

Em quase quatro décadas de conflito étnico e religioso em Mindanao, uma das áreas mais pobres das Filipinas, os refugiados somam milhões.

jf/ydg/cc
Modificado el ( domingo, 08 de diciembre de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário