domingo, 29 de abril de 2012

TORTURADORES DA DITADURA CHILENA SÃO IDENTIFICADOS...

 

sábado, 28 de abril de 2012



Advogados dos direitos humanos destacaram hoje (12 de abril) que, pela primeira vez, tenham se identificados numerosos agentes da policia secreta de Augusto Pinochet, o que permitirá aprofundar as investigações sobre as violações dos direitos humanos cometidos durante a ditadura chilena (1973-1990). Os nomes foram revelados na última segunda-feira 9 de abril, numa denuncia apresentada pelo Agrupamento de Familiares de Detidos Desaparecidos (AFDD) contra uns 1.500 exmilitares que pertenceram à Direção de Inteligência Nacional – DINA.



A denuncia busca que a justiça investigue esses supostos agentes e que, independentemente dos crimes que tenham cometido ou não, os condene pelo delito de associação ilícita criminosa, explicou a Efe o advogado denunciante Boris Paredes.

Os nomes constam de uma lista oficial que o Exército entregou em 28 de agosto de 2008 ao juiz Alejandro Solís, no contexto de uma investigação sobre crimes cometidos na Vila Grimaldi, um antigo centro de detenção e tortura clandestino.

Nessa lista, de 40 páginas, à que Efe teve acesso, figuram conhecidos personagens da vida pública na atualidade, entre eles um deputado, um prefeito e Augusto Pinochet Hiriart, filho mais velho do ditador.

Segundo se estabeleceu, no final de 2007 um selecionado grupo do Exército chileno se deu a tarefa de construir, pela primeira vez, uma lista de oficiais e suboficiais que pertenceram à DINA.

O resultado ficou estampado em um documento “secreto”, datado de 28 de agosto de 2008, assinado pelo então Chefe do Estado Maior do Exército, general Alfredo Ewing Pinochet, que contem a lista de oficiais e suboficiais que “cumpriram missão extra institucional no Comando Geral do Exército, designados na DINA, entre 11 de setembro de 1973 e dezembro de 1977”.

Entretanto, o documento permaneceu guardado em algum arquivo do poder judiciário até agora.

Para o advogado Paredes, resulta “relevante que na lista exista uma grande quantidade de nomes que, até agora, desconhecia-se pertencerem à DINA”.

“Quiçá eles possam apresentar novos antecedentes do que aqueles membros mais conhecidos da DINA que já foram processados ou estão cumprindo pena e se negaram a proporcionar”, acrescentou a Efe.

Enquanto isso, o também advogado e deputado comunista Hugo Gutiérrez, informou que a listagem “é um documento fundamental para que os que nela constam forneçam a informação que possuem sobre o destino dos detidos desaparecidos e também daqueles casos de assassinato cujos corpos foram entregues às suas famílias”.

Segundo números oficiais, durante a ditadura de Pinochet mais de 3.200 chilenos morreram em mãos de agentes do Estado, sendo que cerca de 1.200 ainda estão desaparecidos, mais de 38.000 foram torturados e sofreram prisão política e varias centenas de milhares tiveram de se exilar.

Os casos de desaparecimentos ocorreram, na grande maioria, entre 11 de setembro de 1973 e dezembro de 1977, período de operação da DINA, substituída depois pela Central Nacional de Informações (CNI).

O documento de Exército, além da lista de agentes, revela que a DINA existiu desde o mesmo 11 de setembro de 1973, data do golpe contra o governo de Salvador Allende.

Entre os agentes incluídos na lista figuram Augusto III Osvaldo Pinochet Hiriart, filho mais velho do ditador; o atual prefeito de Providencia, bairro de Santiago, Cristián Labbé Galilea, que foi instrutor de agentes no período de formação da DINA e membro da guarda pessoal do governante de fato.

Também aparece o nome do deputado do partido Renovação Nacional (RN), Rosauro Martínez Labbé, que há pouco tempo declarou a Efe não ter pertencido à DINA.

“Eu nunca fui agente da DINA, ainda que estivesse destinado ao Comando Geral do Exército. Jamais estive envolvido em nada com a DINA. Se meu nome está nesse documento deveria se perguntar ao Exército qual foi a missão que cumpri na DINA”.

Como oficial, Martinez recebeu instrução na Escola das Américas, onde o Exército dos EUA formava militares latinoamericanos na área da contrainsurgência. Em agosto de 1989 começou sua carreira política, ao ser nomeado prefeito da cidade de Chillán pelo próprio Pinochet.

O nome de Jaime Guillermo García Covarrubias, ex subsecretário geral de Governo e atualmente professor de Assuntos de Segurança Nacional do Centro de Estudos Hemisféricos para a Defesa dos EUA, ligado ao Pentágono, também aparece na lista.

Além desses nomes, constam também os de Pablo Gran López, atual vicepresidente da Associação Cartográfica Internacional (ACI), representando o Instituto Geográfico Militar, do Exército do Chile; o tabelião Hernán Blanche Sepúlveda e o empresário Sergio Ojeda Bennet, entre outros.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário