O primeiro round está acabado – uma avaliação inicial
por The Saker
Vamos ver como acabou o Primeiro Round. Comecemos por uma pequena recapitulação dos acontecimentos:
Numa linguagem simples isto indica que o ataque foi destinado tanto a ser altamente visível COMO TAMBÉM simbólico (o Irão tem MUITO mais mísseis, incluindo aqueles de longo alcance os quais, se o Irão quisesse, poderiam atacar simultaneamente cada uma das bases dos EUA no Médio Oriente.
Então, o que aconteceu? Penso que o Irão quis humilhar os EUA mas de uma maneira que ficasse abaixo do patamar que garantiria um contra-ataque americano/israelense. A seguir, forcei-me a ouvir Esper o Idiota-em-Chefe. Aqui estão os pontos salientes:
OK, para estes idiotas que aparentemente pensam que está tudo acabado. Ou talvez tenham esperança disto?
Posso afirmar-lhe com certeza que não está. O objectivo do Irão e dos seus aliados é por os EUA para fora do Médio Oriente. Portanto estes ataques simbólicos parecem ter dados aos estado-unidenses/israelenses uma sensação de alívio a qual pode levá-los a baixar a sua guarda, tornando muito mais fácil para o Irão e seus aliados atacar outra vez. É um tanto divertido ver como a máquina iraniana de RP "empacotou" isto: se você ousar atingir-nos, nós atingiremos vocês no que lhes é mais santo e sagrado, isto é, Israel. Até agora este "nós disparamos sobre você mas você não dispara de volta" tem funcionado, mas só porque o ataque iraniano foi simbólico. Conclusão: isto está longe, muuuuuuiiiiiiiiiiito longe de acabado. Ainda assim, tenho de reduzir a probabilidade de uma guerra maciça e iminente de 90% para 80%. Finalmente, Putin viajou a Damasco para comparecer à celebração da Natividade com Bashar al-Assad. Ali visitou uma mesquita (posso imaginar quão irritado está a extrema-direita alternativa com o cuidado de Putin para com os muçulmanos, tanto na Rússia como no estrangeiro).
08/Janeiro/2020
Ver também: O original encontra-se em thesaker.is/round-one-is-over-an-initial-assessment/ Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ . |
0 comentários:
Postar um comentário