quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Eric Toussaint /Syriza, uma via para o poder do povo?



25.Fev.15  ::  autores da página Outros
Este Artigo capitulação anterior um e fazer Syriza perante ou Eurogrupo. Como as expectativas - Ainda ASSIM cauteloso - que traduz estarão ágora AINDA MAIS limitados. Mais restos de Interesse ou imagem que Traça de Governos de Esquerda que mantendo-Quadro não fazer capitalismo e desafiando caras-de-ser que é encontraram SAÍDA semana. Para Defenda Quem sinceramente Transformação da Sociedade do Povo Nesse EO Processo papel, Syriza e nós Não São Esperança razão, a perspectiva de são da da frustração e derrota.


A Experiência provar o quão inteligente você vai Movimentos de Esquerda PODEM Chegar Mas Não Ao Governo chegam para conquistar ou poder. A democracia OU SEJA fazer ou poder Exercício para O Povo Povo e cabelos, requer MUITO MAIS. Hoje ou problema-se na Grécia colocado Syriza e não com futuro surgir na Espanha com ou pode be're Movimentos ganhassem Eleições Gerais FINAIS como 2015. O problema é also colocou-na Venezuela a partir de Eleições das Gerais ganhas em Hugo Chavez 1998 na Bolívia com Evo Morales em 2005, não com Equador, Rafael Correa, em Dezembro de 2006 UO Até algumas décadas antes de eleição com Salvador Allende Chile não, hum 1970. (1)
O problema vai surgir para QUALQUÉR Esquerda que Chegue Movimento Ao Governo n'uma sociedade capitalista. QUANDO Uma eleitoral Coligação jogo Esquerda OU UM Governo Chega ano, obtém NÃO ou porque o poder real ou poder econômico (dependendo da posse e fazer controle de dois grupos e Industriais Financeiros, dois grandes privado Comunicação Meios, grande do Comércio, etc.) Mãos permanece NAS da classe capitalista, or Mais SEJA fazer 1% rico, eu amarrei, a menos que e Com Frequência ou 1% dá População. ASSIM, Essa controla ou classe Reforço capitalista, ou judiciário, ministérios da economia e Finanças, ou banco central ... Na na Grécia e Espanha como Equador, Bolívia, Venezuela UO Chile, (2) determinado hum Governo para exercer Reais Mudanças Estruturais Ele Devera entrar em Conflito com ou poder econômico para enfraquecer e matar com logotipo ou controle lhe dá grande classe capitalista na meiose de Produção de Serviços de Comunicação e em ou Aparelho de Estado.
Uma Façamos comparação histórica. Em 1789, a Revolução Francesa Graças a Tomou burguesia ou político França em poder, mais Já tinha ou poder econômico. Antes de conquistar o poder político ou, você vai credores ERAM capitalistas franceses do Rei de França e proprietários dará principais Fontes poder econômico (bancário, ou Comércio, como fábricas de peças e Uma da terra). Depois da Conquista do poder político, expulsaram você do Estado Antigas das representantes classes dominantes (nobreza e clero), dominaram-nas-lo ELAS fundiram OU COM. O Estado transformou-se bem NUMA ondas Máquina Ao Serviço da Acumulação principal e dois benefícios SEUS.
Ao Contrário capitalista classe O Povo da Não Tem CAPACIDADE a tomar ou poder econômico previamente aceder NÃO Ao Governo. O Povo de repetir que progressiva Ascensão ou o poder de estrutura burguesa não realizaram UO da Sociedade da Produção feudal pequeno E Impossível comercial. O Povo em maior escala MATERIAIS NÃO acumula riqueza, Não dirige Industriais empresas, bancos UO maiores Comércio e Outros Serviços. E fazer do poder político (OU SEJA, do Governo) para O Povo da ameixa seca obter Transformação Estrutura econômica e começar a Construção de Um Novo tipo de estado baseado na autogestão. Ao direta hum Governo, acessibilidade a Esquerda TEM Institucionais As Fontes, políticas e Financeiras com ou Mudanças profundas FIM partida para maioria da da População. A auto-Organização do Povo, uma auto-Actividade na SUA esfera pública e nós LOCAIS do Trabalho e Condição sine qua non para ou do Processo set.
Porque para você Reais Mudanças Estruturais fundamental e executando em Uma Relação entre ou interativo Governo de Esquerda EO Povo. O último desen reforçar o nível de Seu Estruturas auto-Organização e construir a partir de uma base de poder popular e controlá-lo. Essa Relação interativo, dialética, por sua vez, é-ameixa seca é conflituosa ou duvidar Governo em tomar medidas como reivindicações "base". Ou do Povo Mudanças Apoio como você prometeu que POSSA São eA PRESSAO exercer Vitais para convencer hum Governo de Esquerda para aprofundar ou Processo de Mudanças Estruturais que implicam Uma redistribuição dá riqueza em favor daqueles que produzem. E vital para assegurar Defesa Desse hum Governo você credores perante tipo also, regime Antigo fazer dois proprietários de duas grandes Meios de Produção Estrangeiros Governos. Para executar como Mudanças Estruturais, desen Primeiro-final é Chave sectores-com a Propriedade capitalista nos dá economia como Finanças como a energia ea, eu transferindo-as para ou do sector público (controle soluço Serviços público duas Cidadãos) ASSIM como formas apoiando OU reforçando Otras Propriedade com Função social; uma pequena Propriedade privada (em especial a agricultura na, na pequena indústria, comércio e Serviços), um coletivo eA cooperativa Propriedade Propriedade baseada na Associação Livre (3).
Em Dois dois três países mencionados americano sul já (na Venezuela entre 2002 e 2003 (4) e na Bolívia entre 2006 e 2008 (5) ou Governo Esteve em Aberto Conflito com classe capitalista (6) como mais decisivo Mudanças Estruturais econômica não plana Você aplicada were feita Essas empresas continuam a ser claramente capitalistas (7) Obviamente TEM havido Avanços reais para adopção do Povo como nos três países Constituições Novas APOS UNS constituintes Processos profundamente democráticos (eleição por sufrágio universal assembleia constituinte Uma ;. I Elaboração Uma nova Constituição adotada assembleia APOS UM AMPLO casca referendo nacional constituinte debate aprovação da nova Constituição) Recuperação Uma cabelo Ampla dois recursos Naturais controle público; (8) um ​​aumento Impostos sobre você ricas Mais (especialmente se não do Equador) e sobre como as grandes empresas privadas Nacionais OU Estrangeiras; Uma significativa Melhoria dois Serviços públicos; Redução das desigualdades Sociais UMA; hum Reforço dois DIREITOS dois Povos originários; a Recuperação dá perante Dignidade nacional como grandes potências, particularmente em Estados Unidos perante ele.
De: Não poderemos Compreender a Desses NÃO países consideram a política como importantíssimas mobilizações populares que sofreu uma história SUA. No Equador, quatro presidentes de Fugir tiveram Direita, deixando ou poder entre 1997 e 2005 como Graças mobilizações dá População. Na Bolívia, houve importante Lutas contra a Privatização da Água em fazer anos em Abril de 2000 e 2004. Como nós Finais mobilizações em torno da Privatização Gas fazer em Outubro 2003 fizeram CAIR e Fugir (OS EUA) ou presidente Gonzalo Sanchez de Lozada . Na Venezuela houve desde 1983 que inauguraram mobilizações importantes quanto grandes Lutas Sociais ou Fundo Monetário Internacional contra a qual nós sacudiram ou anos planeta 1990 e não 2000. Houve começou dois anos also acontecimentos espetacular COM Mais como enormes mobilizações populares de 12 de Abril de 2002, Manifestações de repudiar ou golpe espontânea contra Hugo Chávez. Essas mobilizações tiveram como Efeito ou Regresso Hugo Chavez ano palácio presidencial de Miraflores, a partir de 13 de abril de 2002.
Mais Enquanto como Mudanças sas políticas democráticas Tres países São sistematicamente silenciadas na Imprensa dois países industrializados, Uma Campanha de difamação, also sistemática, orquestrada e Com ou FIM chefes apresentar cessos de Estado como líderes populistas autoritários.
Como Desses experiências, três países andinos, garrafa térmica em Constituições adopção de novae, São Muito rico. Povos Deveriam e inspirá-lo como políticas Outros Forças países. Basta comparar Situação dá à Europa com hum ausência de Procedimento democrática na faço adopção OU Tratado Constitucional fazer em 2005 em 2014 Embora TECG como Experiências dá Venezuela, Bolívia e Equador apresentem contradições importantes limites que devemos analisar (9).
Tão grande São movimentações populares na existência hum fator decisivo e SOBREVIVÊNCIA dois Governos de Esquerda. Poderíamos ASSIM FALAR TAMBÉM dar grandes mobilizações populares 1936 na França levaram Leon Blum - que contentou em Teria "Gerir honestamente 'casa dá burguesia - para iniciar medidas Esquerda verdadeiras, sem Esquecer como mobilizações na Espanha período não MESMO, como UO que em grande parte dá à Europa, seguiram à Segunda Guerra Mundial.
Syriza e pode Voltamos
I Governos é atualmente liderada pelo Syriza e Amanhã pela Podemos, wew realmente quebrar as políticas de austeridade com ace e de privatizações atualmente sucedem por toda a Europa Imediatamente entrarão em Conflito COM conservador como grandes Forças tanto internamente como em termos Europeu. E ISSO cabelo apenas estado facto que o Seu Governo deva aplicar medidas como DitaM à População que se recusa a austeridade massivamente. Syriza ágora, podemos Amanhã, descubra NAS rígidos Oposição instâncias européias, dois Governos maioria na na União européia, como nós ASSIM líderes e acionistas nos dar grandes principais empresas privadas, sem Esquecer ou FMI.
MESMO auto-limitante ou programa Mudança Seu continuar Syriza Oposição com forte, JA que, perante tão alto como classes e instâncias européias (intimamente ligados e Solidariedade) que pesam wew longe AINDA Mais ou Maior Coligado ataque, nenhuma Europeu campo contra você DIREITOS económica e Sociais dois Povos, sem Esquecer a Vontade fortemente ou Exercício limite de dois DIREITOS democráticos (10).
E ilusório pensar que como européias PODEM convencer as autoridades de eo patrocínio dar grandes empresas (principalmente as financeiras e Industriais) para abandonar ou curso neoliberal Lembremos reforçado desde 2010. François Hollande e Matteo Renzi, que timidamente propõem afrouxar ou Cinturão dá austeridade, procuram ano MESMO ritmo aplicar ou modelo nos SEUs do Alemão países. Precarização Mais uma marcados dois DIREITOS Negociação e realizações coletivas de Protecção das dos Trabalhadores (11). ESSES aliados Não São OS ágora NEM Syriza nós Amanhã.
Devemos considerar also produto Outro, QUANDO comparado a situacao do Governo de Esquerda dá Grécia moderna (UO Outro Amanhã) ou encontraram Hugo Chávez (de 2000), OU Evo Morales Rafael Correa. A partir de 2004, ou aumento significativo das duas Preços Materias-cru (petróleo, gás, Minérios ...) que os países exportavam permitiu cessos fortemente Receita aumento de impostos que costumavam FoI por vastas Sociais Em Up programas e grandes projectos de Investimentos público. I Governos Tres Desses países andinos aplicaram hum projeto que poderíamos Chamar keynesianas em Evolução (12), grande Investimentos público fazer aumentar o consumo popular; duas Baixos aumentar os salários; nacionalizações (ignorado da da Venezuela e Bolívia) compensado por proprietários generosas indemnizações anos Nacionais OU AS Estrangeiras sites.
Além pobre povo Teve Mais uma das SUAS considerável Melhoria condições de vida, infra-estrutura Desses tambem países melhorou e dois lucros capitalistas você LOCAIS Não foram não Financeiro sistema afetado, é amarrado aumentaram os lucros privados.
Obviamente hum Governo do país periférico num Esquerda da União européia da NÃO Podera dispôr MESMA Margem de manobra dois Governos Desses três países andinos. Eu Europeus dá estao países periféricos esmagados por Uma Impossível divididas. Enquanto as autoridades européias para PRESSAO pensam exercer todos Possível como a reacção Mostra Banco Central Europeu fazer perante a Grécia não inicio Fevereiro de 2015.
A CONCLUSÃO tão fácil havera E that NÃO Um caminho para iniciar o programa económico e social que quebrou uma austeridade e privatizações como impõe. Governos de Esquerda deverão você desobedecer credores anos, enquanto as autoridades européias AO e FMI (UNS e Outros são confundem) a Serem vos fieis SUAS Às Promessas eleitorais. Tem Uma Muito Apoio legitimidade e considerável um, de forma que nenhum país Seu como campo internacional, demonstrando que a austeridade em Grau e políticas européias como rechaçadas ODS. A recusa de pagamento Uma dá Dívida constituem parte substancial elemento-chave na estratégia de hum Governo fazer, (13) como ASSIM NAO COM decisão privatizações continuar como totalmente e restabelecer você políticas DIREITOS SOCIAIS que afetaram were austeridade casca. Essa Combinação E Já vital dando Parte Dois credores JÁ Vozes que Recolher propõem ou levantaram peso dá Dívida da Grécia em caminhão dá Continuação dá reforma política dá OU SEJA contra-reformas, de privatizações, eu precarização dois contratos de Trabalho duas Sociais DIREITOS , etc).
Vemos quão difícil e Um Governo Esquerda evitar Socialização fazer setor bancário (OU SEJA, para dar Acções privadas expropriação e transformar núm Serviço bancos públicos irão controlar dois Cidadãos SOB), tomar medidas estritas de controle de Movimento de Capitais, ou arrecadar Imposto sobre ou de capital próprio de 1% Mais ricos, desafiá-lo empréstimos damos Troika condicionado Perseguição casca dá austeridade e privatizações das, desafio ou Pagamento de amplamente legítimo, Uma Dívida ilegal, fazer insustentável a partir do Ponto de Vista do Exercício dois DIREITOS humanos, odioso amarrados. Um dois numerosos instrumentos que dispoe hum Governo de Esquerda para favorecer Participação EO populares ano MESMO TEMPO Apoio reforçando sua posição perante vocês credores, de e para auditoria dá Dívida com Uma ativa Participação popular, com ou FIM para identificar parte dá Dívida que NÃO é para ser pago e eles vão repudiar necessary. A partir dai, Tudo se tornaria finalmente Possível.
Notas:

(1) Para a experiência chilena para ver Frank Gaudichaud, Chile 1970-1973. Mil dias que abalaram ou do mundo. Presses Universitaires de Rennes, de 2013.
(2) Cuba fazer diferente Teve hum Processo da Venezuela, Equador, Bolívia UO Chile, JA que Esquerda Chegou Ao Governo Como consequência de Uma Luta armada Ganhar vários anos Apoiada, na SUA finais pela enorme Levantamento populares hum (barbatanas de 1958, 1959 Primeiros dias). Veja-se entre os Outros, Fernando Martinez entrevistado por Eric Toussaint. "Do Seculo XIX Ao Século XXI: Uma perspectiva histórica sobre a Revolução Cubana publicado em 24 de Dezembro 2014.http: article33911 //www.europe-solidaire.org/spip.php
(3) Mencionamos três países andinos e Equador e Bolívia e essencial also Manter principalmente não como formas de Propriedade tradicional dois autóctones Povos (que mantêm, geralmente, um alto grau Propriedade coletiva.
(4) Na Venezuela, tão duro Mais Batalhas Direita levou tiras começaram DEPOIS dois anos Tres Primeiros do Governo de Hugo Chávez, OU SEJA início de 2002. Não Transformaram-se em Maiores Lutas como ou golpe de Estado de abril de 2002, Greve Geral de-Janeiro 2002 Dezembro de 2003 na Praça da Ocupação em Altamira Caracas Revoltados Generais e chefes dá Oposição política. Começou perder força * DEPOIS agosto 2004 Graças Nao Vitória não faço Chavez referendo revogatório. Desde AI, A ocasiões Direita procura retomar a iniciativa, mas a SUA CAPACIDADE de Mobilização reduziu-se consideravelmente. Desde 2013, um sector importante classe capitalista na desestabilização da activamente envolvidos a do Governo por Uma Situação Criação dificuldades de Muitos Produtos necessidade Primeira tais como medicamentos, EO mercado paralelo (sem mercado negro, ou dólar é um caminhão-Quase 10 vezes o Seu valor oficial).
(5) Na Bolívia, para liderou Direita verdadeiras Batalhas DEPOIS em 2007 e 2008, no âmbito Dois ano do Governo de Morales. Várias vezes VIOLÊNCIA Utilizou e estratégia em escolheu Uma Batalhas frontais 2008. vitória de Evo Morales não referendo revogatório em Agosto de 2008 com 67,43% dos votos NÃO produziu Violência da da Uma Redução Direita. Contrário cabelo Essa foi crescendo Violência por várias semanas Depois do Seu Fracasso não referendo, especialmente porque ela foi capaz de reunir várias províncias em Uma chave maioria do Sul do país. Uma reacção forte e bis do Governo perante Mobilização Popular ou massacre de apoiantes da província de Evo Morales na Pando (also houve condenação internacional, especialmente dada a Unasul, que Extraordinária Sessão em em Setembro 2008 reuniu para dar Ao Governo Apoio Evo Morales) conseguiram hum causar armistício (Provisório). Um APOS boicote ânus para Direita comprometeu-lubrificação é um referendo sobre uma nova Constituição Organização do. ISSO Acabou numa nova vitória, Evo Morales, em aletas de Janeiro de 2009, foi aprovado pela nova Constituição de 62% dos votos. Em Outubro de 2014, Evo Morales foi reeleito com 61% dos votos.

(6) No Equador houve NÃO hum período ou eA confronto entre capitalista não Seu Governo classe tudo embora houvesse Tensões consideráveis ​​em 2008, especialmente em Guayaquil ou do porto principal país.

(7) Analisei ou Processo que estava a desenrolar Três sas Estudo países "Venezuela, Equador e Bolívia, na via da Historia em up" publicada em 2 de Novembro 2009 http://cadtm.org/Venezuela-Equateur-et -Bolivie-la. A revista version impressa apareceu na Inprecorem 2009. Veja é also-Eric Toussaint O Banco do Sul eA nova crise internacional. O ViejoTopo, Mataro (Barcelona), de 2008, que dá Evolução Contem Análise Uma da Venezuela, Bolívia e Equador Amarrei início de 2008. Veja-se tambem um trabalho coletivo intitulado O Vulcão da América Latina Esquerdas, Sociais na Movimentos e neoliberalismo na América Latina, soluço publicada a Direcção Gaudichaud por Frank Paris Textuel em, em Abril de 2008.
(8) A Bolívia nacionalizou ou óleo eA em gás Produção de 2008. Evo Morales enviou ou Exercito-lhe controlar os campos de petróleo, mas continuam como ativo Multinacionais Já que São como responsaveis óleo de casca de Extracção e fazer Gás embora ou SEJA estatais ou de propriedade das Você jazidas.
(9), deve Veja-posição do CADTM prestes a fazer Relação equatoriano com CONAIE Governo e Outros fazer Sociais país Movimentos http://cadtm.org/carta-a-Rafel-Correa-Presidente publicado em 19 de Dezembro 2014 . Desde 2014 ou FIM, ou CONAIE Governo equatoriano retrocedeu EA NÃO foi ejetado da sede.
(10) Ver: http://cadtm.org/la-Union-Europea-conculca-las, postado em 19 de Dezembro de 2014.
(11) Ver: http://cadtm.org/el-modelo-aleman-exportado-al publicada em 9 de Janeiro de 2015.
(12) O adjetivo 'em Evolução "políticas REFERÊ-SE realizaram nenhuma NUMA período 1940-1970 série de países latino-americanos. Essas políticas ou consistiam em estado Desse hum ao Desenvolvimento Economico Apoio importante, mas a direcção SUA soluço. Consulte Definição dada cabelo economista argentino Claudio Katz, em castelhano: http://katz.lahaine.org/?p=232

(13) Nós, os Governos dá Venezuela, Bolívia e Equador podiam continuar com Pagamento ou dá Dívida ao Tempo MESMO políticas desenvolviam anti-austeridade para qualquer peso dá Dívida era Sustentável do Ponto de Vista do Orçamento. O Equador, que suspendeu unilateralmente ou Pagamento de Dívida SUA da Uma parte DEPOIS ter feito uma auditoria SUA derrota conseguiu SEUS você do Ponto embora credores Financeiro vista Pudesse ter continuado a pagar Dívida totalidade na SUA. Ou Interesse Pagamentos para desafiar ilegítimo ou dividida, na em poupar ano fiscal arrecadação Pagamentos destinados dá Dívida e utilização caminhão ESSE Dinheiro em em beneficio do Povo, foi ou equatoriano Governo Levou ou para tomar decisão legítimo a ser negado a pagar parte Uma Dívida da SUA. Na Venezuela, que seguiu a política Outra é actualmente confrontado com graves refinanciar Dívida da SUA.

• Doutor em descascado Political Science University of Liège e Paris VIII, Formação historiador, E EricToussaint ou porta-voz do CDTM International. Luta pela ha muitos anos anulação dá Dívida dois países do Sul e dar público dividido ilegítimo do Norte. Foi Membro da da COMISSÃO Comprehensive Auditoria Dívida do Equador (CAIC), iniciado em 2007 cabelo presidente Rafael Correa. Nesse ano AINDA conselheiro foi ministro das Finanças do presidente e fazer do Equador na Criação do Banco do Sul. Em 2008, foi Ministro Conselheiro de Desenvolvimento Econômico e Planificação da República Bolivariana da Venezuela.

Fonte: http://www.publico.es/opinion/articulos/syriza-y-via-hacia-del.html

Tradução: Manuela Antunes
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