segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hamdeen Sabahi será candidato no Egito?

Líder nasserista egípcio anuncia candidatura presidencial PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen de muestraO Cairo, 9 fev (Prensa Latina) O líder nasserista egípcio Hamdeen Sabahi é o primeiro aspirante declarado às próximas eleições presidenciais egípcias, cuja celebração será anunciada entre os próximos dias 17 e 18 de abril, como se soube hoje.
As intenções eleitorais do jornalista e poeta, presidente do partido Karama e do Movimento Corrente Popular, estavam subordinadas à consecução do apoio das forças revolucionárias egípcias, segundo declarou Sabahi a Prensa Latina em 10 de dezembro passado.

Nas eleições de maio-junho de 2012 Sabahi terminou terceiro atrás do ganhador, o islamista Mohamed Morsi, deposto pelo Exército ao ano justo de seu mandato, e do agora exilado Ahmed Shafiq, ex premiê do renunciante presidente Hosni Mubarak.

Encarcerado em várias ocasiões durante o governo de mão de ferro de Hosni Mubarak, Sabahi absteve-se de mencionar que respaldos têm obtido.

Sou o único candidato à presidência até o momento, declarou Sabahi, em alusão à provável aspiração do atual ministro de Defesa, marechal Abdel Fattah O Sisi, arquiteto da defenestração de Morsi pelos militares em julho passado.

Dias atrás O Sisi foi promovido a marechal de campo e o Conselho Superior das Forças Armadas autorizou-o a apresentar sua candidatura à presidência.

Na semana passada um diário kuwaití anunciou a aspiração presidencial do flamante marechal, mas o porta-voz oficial do Ministério de Defesa as invalidou como interpretações do jornalista e advertiu que os primeiros em conhecer a candidatura seriam os egípcios.

O partido Corrente Popular fez parte da Frente de Salvação Nacional, a coalizão de agrupamentos que opôs resistência cívica ativa a Morsi, um membro da cúpula da Hermandad Muçulmana, quem em novembro de 2012 emitiu uma Declaração Constitucional que o investiu de poderes omnímodos.

rc/MS/cc
Modificado el ( domingo, 09 de febrero de 2014 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário