segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Arábia Saudita, mulher presa por dirigir!

Mulher é presa na Arábia Saudita por dirigir enquanto levava pai doente ao hospital

Idoso sofria crise de diabetes e filha, kuaitiana, assumiu direção de veículo; ela foi detida na fronteira entre os países

Uma mulher de origem kuiatiana foi presa neste domingo (03/11) na Arábia Saudita após dirigr um automóvel enquanto levava ou pai - com crise de diabetes - para o hospital. O incidente aconteceu uma semana após centenas de sauditas cancelarem um protesto por direito igualitário à habilitação para conduzir carros.

 

Carlos Latuff

Cartunista do Opera Mundi retratou em 2011 o nascimento do movimento #women2drive

A kuiatiana, que não teve a identidade revelada, dirigia em uma região próxima a fronteira entre Kuait e Arábia Saudita, segundo informações da polícia local. A mulher afirmou que, mesmo informando que levava o pai ao hospital, foi detida. Agora só será liberada após investigação pelo crime de "mulher ao volante".    
A imprensa saudita não informou também se o idoso conseguiu chegar ao hospital após a detenção da filha.

As mulheres do Kuait têm permissão para dirigir no seu país e possuem, no geral, mais direitos do que a população feminina da Arábia Saudita, onde as mulheres não podem, por exemplo, viajar para o exterior, abrir uma conta bancária ou trabalhar sem a autorização de um familiar do sexo masculino. A mulher detida no domingo (03) só foi presa por ter precisado cruzar a fronteira para levar o pai ao hospital.

A fronteira entre Kuiat e Arábia Saudita é uma região de mútua cooperação e, com as devidas autorizações, costuma ter um grande fluxo de pessoas.
Fonte: Opera Mundi
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário