terça-feira, 14 de maio de 2013

Atacado sede do Partido Comunista de Bangladesh

Extremistas religiosos lançaram bombas e atacaram a sede do Partido Comunista de Bangladesh

Imprimir PDF
imagem
Partido Comunista de Bangladesh
http://www.cpbbd.org/
Em 05 de maio de 2013, o Hefajote Islam (uma grande aliança de extremistas islâmicos) e militantes armados do Jamat-e-Islami atacaram o Escritório Central do Partido Comunista de Bangladesh (PCB) em Dhaka, Bangladesh.
Eles detonaram uma forte bomba para destruir o portão principal do escritório do partido, entraram no estacionamento no subsolo do prédio e atearam fogo. Durante esse tempo, o secretário-geral do Partido e outros camaradas estavam trabalhando no escritório e foram resgatados pelo telhado do edifício.
Devido a este incêndio, cinco carros pertencentes ao partido e organizações de massas foram queimados. Muitos documentos valiosos do partido foram totalmente destruídos. Os terroristas não apenas queimaram o escritório do partido, mas também atearam fogo em repartições governamentais adjacentes, bancos e lojas. Eles roubaram lojas próximas e cabines de auto-atendimento durante esta ação e também atacaram a polícia em serviço e outros agentes de segurança pública. Imediatamente após o ataque, camaradas do partido de várias partes diferentes da cidade correram para tentar apagar o fogo e ajudar os bombeiros
Numa conferência de imprensa realizada no dia 7 de maio às 12h, no local do escritório danificado, o presidente do PCB, camarada Mujahidul Islam Selim, condenou fortemente este ataque. Ele disse que o fundamentalista religioso Jamat-e-Islami foi o mentor deste ataque premeditado e deliberado. Eles se aproveitaram do evento público agendado de outras forças fundamentalistas.
Também o principal partido de oposição de ultra-direita do país, o PNB, igualmente foi responsável por esse ataque, uma vez que ajudou a Hefajote Islam. Uma das principais razões deste ataque foi a de que o PCB é um defensor sincero e consistente em favor do secularismo e pelo julgamento dos criminosos de guerra de 1971. Desde que o tribunal de crimes de guerra deu veredito sobre alguns casos particulares, as forças fundamentalistas querem acabar com este julgamento disseminando a anarquia e a violência. O ataque ao PCB foi uma parte dessa conspiração.
Acusando o governo, líderes do PCB disseram que ele fracassou totalmente na garantia da segurança da vida e propriedade dos seus cidadãos. Eles exigiram proibição imediata dos extremistas religiosos na política, confisco de suas contas bancárias, bens, propriedades, etc. O PCB também exigiu a punição imediata destes agressores e a compensação para as vítimas deste ataque. O Partido vai realizar manifestações de protesto em todo o país.
O PCB expressa sua gratidão pelos partidos fraternos e amigos pela preocupação e simpatia.
Hasan Tarique Chowdhury
Departamento Internacional
Partido Comunista de Bangladesh - Comitê Central
Tradução: PCB (Partido Comunista Brasileiro)
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário