domingo, 10 de março de 2013

China,"reestruturação" significa capitalismo neoliberal?!

Analisa parlamento chinês reestruturação de funções governamentais PDFImprimirE-Mail
domingo, 10 de marzo de 2013

10 de marzo de 2013, 10:35Beijing, 10 mar (Prensa Latina) A XII Assembleia Popular Nacional (APN) da China iniciou hoje a análise de um projeto para transformar as funções do governo, encaminhado a reduzir a intervenção do Estado em temas de mercado e sociais.
O documento foi apresentado hoje, domingo, aos deputados pelo membro do Conselho de Estado Ma Kai, que explicou que se aspira com estas mudanças a um governo eficiente e cumpridor da lei que tenha em claro a divisão do poder e suas responsabilidades.

Versões conhecidas pela imprensa pontualizam que neste documento de reestruturação governamental se precisa sua intenção de melhorar a qualidade dos serviços públicos e faz-se referência aos principais problemas que enfrentam as atuais responsabilidades do governo central.

O projeto, agregaram as fontes oficiais, pontualiza a distribuição do trabalho, as responsabilidades da cada dependência estatal e as orientações, princípios e prioridades a levar a cabo na transformação das funções da cada ministério.

O rascunho assinala que "numerosos departamentos do Conselho de Estado estão centrados em problemas menores e devemos atender nossos deveres e não nos imiscuir no que não nos corresponde".

À respeito, diz que funções governamentais sobrepostas com frequência conduzem a passar as responsabilidades dentro dos departamentos do Governo sem que se solucionem os problemas.

Uma reunião do Comitê Central do Partido Comunista da China celebrada antes das sessões parlamentares analisou estas propostas de reestruturação institucional e transformações funcionais do Conselho de Estado.

Em um comunicado ao término de suas sessões em 1 de março, a dirigência comunista chinesa prometeu respaldar a reforma do sistema administrativo chinês e separar a administração governamental das empresas, investimentos, entidades sociais e direções comunais.

Ao destacar então a importância de construir um governo orientado a servir ao povo, o Comitê Central do PCCh apontou a necessidade de desenhar funções científicas, otimizar a estrutura, a limpeza e a alta eficiência das dependências do governo.

lac/ir/cc
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário