terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bandos assassinos à solta na Síria




imagemCrédito: Diarioliberdade.org
Desde o início da onda atual de conflitos na Síria, há quase dois anos, chegavam de lá notícias de ação da CIA e outros serviços de informação-provocação ocidentais na sale besogne de recrutar-treinar-pagar desocupados e promover com eles assassinatos e destruições com bombas, para atribuir o malfeito ao governo de Damasco. Obviamente, a grande mídia negocista no Ocidente não tomava conhecimento das denúncias e mantinha o foco em por a culpa no “brutal ditador al Assad”. Os massacres horrendos se sucederam, até que a comissão de observadores da ONU registrou que os promotores de massacres eram na verdade milícias de bandidos amparadas nas “operações encobertas” dos serviços ocidentais. Agora, um importante jornal inglês, The Independent, publica reportagem de seu enviado especial Robert Fisk na qual este constata, estarrecido, que uma chacina monstruosa ocorrida em Daraya, perto de Damasco, também atribuída maciçamente pela mídia no Ocidente ao governo sírio, fora obra de bandidos do chamado Free Syrian Army. Ver o original aqui e a tradução a seguir.
The Independent – 31.8.12
Robert Fisk:
Dentro de Daraya – como uma troca frustrada de prisioneiros se transformou em massacre
Exclusivo: O primeiro jornalista ocidental a entrar na cidade atacada por Assad ouve relatos de testemunhas sobre o episódio mais sangrento
A cidade massacre de Daraya é um lugar de fantasmas e perguntas. Ela ecoou com o barulho de explosões de morteiros e o crepitar do tiroteio de ontem, seus poucos cidadãos que retornam falando de morte, assalto, “terroristas” estrangeiros, e seu cemitério de matança assombrado por franco-atiradores.
Os homens e mulheres a quem pudemos falar, dois dos quais perderam entes queridos no dia de infâmia Daraya há quatro dias, contaram uma história diferente da versão que tem sido repetida em todo o mundo: a deles era uma narrativa de tomada de reféns pelo Free Syrian Army e de desesperadas negociações para troca de prisioneiros de entre os oponentes armados do regime e o exército sírio, antes que as forças do governo do presidente Bashar al-Assad invadissem a cidade para tomá-la de volta do controle rebelde.
Oficialmente, nenhuma palavra de tais negociações entre os inimigos foi mencionada. Mas altos funcionários sírios disseram ao The Independent como eles tinham “esgotado todas as possibilidades de reconciliação” com aqueles que ocupavam a cidade, enquanto os residentes de Daraya, disseram que houve uma tentativa de ambos os lados para organizar uma troca de civis e soldados fora de serviço – aparentemente sequestrados por rebeldes por causa de seus laços familiares com o exército do governo – por presos sob custódia do exército. Quando essas conversações fracassaram, o exército avançou para dentro de Daraya, a seis quilômetros do centro de Damasco.
Ser a primeira testemunha ocidental para a cidade, ontem, foi tão frustrante quanto perigoso. Os corpos de homens, mulheres e crianças haviam sido transferidos do cemitério, onde muitos deles foram encontrados, e quando chegaram na companhia de tropas sírias no cemitério muçulmano sunita – dividido pela estrada principal que atravessa Daraya – atiradores abriram fogo contra o soldados, acertando a traseira do veículo blindado antigo em que fizemos a nossa fuga. No entanto, ainda podíamos falar com os civis fora do alcance do ouvido de autoridades sírias – em dois casos na segurança de suas próprias casas – e sua narrativa de matança em massa do último sábado matando pelo menos 245 homens, mulheres e crianças sugeriu que as atrocidades eram muito mais difundidas do que se supunha.
Uma mulher, que deu seu nome como Leena, disse que ela estava viajando pela cidade em um carro e viu pelo menos 10 corpos masculinos caídos na estrada perto de sua casa. “Passamos depressa, não nos atrevemos a parar, só vimos aqueles corpos na rua”, disse ela, acrescentando que as tropas sírias ainda não tinham entrado Daraya.
Outro homem disse que, apesar de não ter visto os mortos no cemitério, ele acreditava que na maioria eles eram de gente relacionada com o exército governamental e incluia vários recrutas de folga. “Um dos mortos era um carteiro – que foi incluído porque era um funcionário do governo”, disse o homem. Se essas histórias são verdadeiras, então os homens armados – usando capuzes, de acordo com uma outra mulher que descreveu como eles invadiram sua casa e como ela os beijou, numa tentativa medrosa de impedir que atirassem em sua própria família – eram insurgentes armados, em vez de tropas sírias.
A casa de Amer Sheikh Rajab, um motorista de empilhadeira, fora tomada, disse ele, por homens armados para ser uma base das forças “Free Army”, expressão com que os civis se referem aos rebeldes. Eles haviam quebrado a louça da família e queimado tapetes e camas – a família mostrou essa destruição para nós – mas também haviam arrancado as peças do computador interno de chips de laptops e aparelhos de televisão em casa. Para usar como partes de trabalho para bombas, talvez?
Em uma estrada à beira do Daraya, Khaled Yahya Zukari, um motorista de caminhão, foram deixando a cidade no sábado, em um mini ônibus, com sua esposa Musreen, de 34 anos, e sua filha de sete meses de idade.
“Nós estávamos em nosso caminho para [subúrbio vizinho de] Senaya quando de repente houve um monte de tiros em nós”, disse ele. “Eu disse à minha esposa para se deitar no chão, mas uma bala entrou no ônibus e direito através do nosso bebê e atingiu minha esposa. Foi a mesma bala. Ambos estavam mortos. Os tiros vieram de árvores, a partir de uma área verde. Talvez fossem militantes escondidos em trincheiras no chão e entre as árvores que pensaram que fôssemos um ônibus militar a levar soldados”.
Qualquer investigação ampla de uma tragédia dessa dimensão, e naquelas circunstâncias, era praticamente impossível ontem. Às vezes, na companhia de forças armadas sírias, tivemos que correr por ruas vazias com atiradores antigoverno nas interseções; muitas famílias tinham de entrincheirar-se em suas casas.
Mesmo antes de partimos para Daraya da grande base aérea militar em Damasco – que contém helicópteros Hind de ataque e tanques T-72 – ambos de fabricação russa – um morteiro, possivelmente disparado de Daraya, explodiu na estrada a 300 metros de nós, enviando uma coluna de fumaça negra a elevar-se para o céu. Embora os soldados sírips continuassem indiferentes a tomar banho de chuveiros ao ar livre, eu comecei a sentir alguma simpatia para os monitores de cessar-fogo da ONU que partiram da Síria na semana passada.
Talvez o mais triste de toda o relato de ontem tenha vindo de Hamdi Khreitem, de 27 anos de idade, que estava sentado na casa de sua família com o seu irmão e irmã, e nos contou como seus pais, Selim e Aisha, saíram para comprar pão no sábado. “Nós já tínhamos visto as imagens na televisão do massacre – os canais ocidentais diziam que era o exército sírio, a televisão estatal dizia que era o “Free Army”- mas estavam com falta de comida e mamãe e papai dirigia para a cidade . Então, recebi um telefonema de seu celular e foi minha mãe que apenas disse: “Estamos mortos”. Ela não estava.
“Ela estava ferido no peito e no braço. Meu pai estava morto, mas eu não sei onde ele foi atingido, ou quem o matou. Pegamos ele do hospital, o cobrimos e o enterramos ontem.”
 
                              Fonte: PCB
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário