sábado, 2 de junho de 2012

Via Láctea se fundirá com sua vizinha Andrômeda

PDFImprimirE-Mail
viernes, 01 de junio de 2012
01 de junio de 2012, 16:02Washington, 1 jun (Prensa Latina) A Via Láctea e sua vizinha Andrômeda se fundirão dando lugar a uma nova e gigantesca galaxia elíptica, evento que ocorrerá dentro de quatro bilhões de anos, indicam três estudos divulgados pelo Astrophysical Journal.

Pesquisadores da NASA assinalam que a partir desse momento mudará para sempre o aspecto do céu e, de passagem, a história de nosso Sol e seu sistema de planetas, pois milhares de estrelas serão impulsionadas para órbitas muito diferentes das atuais, ao redor do novo centro galáctico.

Esta é uma teoria que é trabalhada há bastante tempo, já que ambos sistemas se atraem um a outro por sua força de gravidade, no entanto, até o presente momento não se sabia com segurança se as duas galaxias se chocariam entre si, ou só se deslizariam bem próximas. Agora, dados muito precisos sobre o movimento de Andrômeda obtidos com o telescópio espacial Hubble, permitiram aos especialistas deduzir que a colisão frontal será um fato.

Nossos dados são estatisticamente consistentes com uma colisão frontal entre Andrômeda e a Via Láctea, assegurou Roeland van der Marel, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, em Baltimore, Estados Unidos.

As simulações realizadas a partir da informação recebida do talento espacial, mostram que o Sistema Solar se deslocará e ocupará uma posição bem mais afastada do coração galáctico.

ls/vm/es
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário