sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sobre Stalin e o "culto á personalidade": 4




Stalin critica o dramaturgo Afinogenov por usar o termo "Vozhd" (líder) para se dirigir a ele:

Depois de ler, em 1933, o manuscrito da obra A Mentira de A. N. Afinogenov, Stalin dirigiu uma extensa carta ao dramaturgo. Na posdata escreveu: «P.D. O que você diz sobre 'o líder' (vozhd) não é útil. É algo ruim e, se me permitir, indecente. Não é uma questão de 'líder', mas de uma direção coletiva - o CC do Partido. I. St. [Aline] ". De que falava Stalin? Um dos protagonistas da obra, o assistente Comissário Riadovoy, enquanto discutia com o antigo opositor Nakatov, disse com sentimento: "Falo do nosso Comité Central ... Falo do líder que nos guia, que arrancou a máscara de muitos líderes que, apesar de a sua preparação e ilimitadas possibilidades, se mostram agora impotentes. Falo da pessoa cuja força reside na confiança de granito de centenas de milhões de pessoas. Seu nome na língua dos homens do mundo só como o símbolo da força da causa Bolchevique. E este líder é invencível ". Stálin editou e corrigiu esta diatribe com a sua própria mão, fazendo esta mudança essencial: «Falo do nosso Comitê Central que nos guia, que arrancou a máscara de muitos líderes que, apesar de a sua preparação e ilimitadas possibilidades, se mostram agora impotentes. Falo do Comitê Central do partido dos comunistas da terra dos Soviets, cuja força reside na confiança de granito de centenas de milhões de pessoas. A sua bandeira na língua dos homens do mundo só como o símbolo da força da causa Bolchevique. E está liderança coletiva é invencível .
Em 27 de janeiro de 1937, depois de ver o filme "O Grande Cidadão" [Velikiy Grazhdanin] (o argumento deste filme do diretor FM Ermelo assemelha-se à história do assassinato de SM Kirov), Stalin escreve uma carta a B. Z. Shumiatskii, responsável administrativo da cinematografia soviética, em que ele dá a seguinte diretriz, concreta e bem conhecida: "Você deve excluir qualquer menção a Stalin. Deverá substituí-la por C.C. do Partido. "(Surovaia drama naroda. Uchenye e publitsisty o prirode stalinizma. segurar. IU. P. Senokosov. Moscou: Politizdat, 1989).

Em 1936 publicou um esboço biográfico da vida de Serge Ordzhonikidze compilado por M. D. Orakhelashvili. Stalin leu o livro e fez muitas anotações em suas páginas. No esboço, por exemplo, a crise de julho de 1917 relata assim: "Nesta difícil fase para o proletariado, quando muitos hesitaram diante do perigo que se aproximava, o camarada Stalin manteve-se firme no posto de líder do CC e do Partido em Petrogrado. [Lenin estava na clandestinidade-L. M.]. O camarada Ordzhonikidze estava constantemente com ele, dirigindo uma enérgica e incondicional luta pelos slogans leninistas do Partido. "(Íbid., pág. 33). Stalin disse essas palavras, e na margem da folha escreveu em lápis vermelho: "E o que acontece do CC? E com o Partido? "Em outra passagem, o VI Congresso do POSDR (Verão de 1917) discutia sobre como Lenin, na clandestinidade em Razliv," deu orientações sobre as questões a tratar na agenda do Congresso. Para receber as diretrizes de Lênin, o camarada Ordzhonikidze, por ordem de Stalin, foi duas vezes à cabana de Lenin ". Stalin coloca de novo essa pergunta: "E o CC, onde está?".

- L. Maksimenkov, em Al'manakh 'Vostok', 12 de dezembro de 2004. Também em Iulia Ivanova, The Dreaming Doors. Citado em Grover Furrer, As Mentiras de Khrushchev (de próxima publicação).

Fonte - ESTOUTRAS
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário