terça-feira, 20 de março de 2012

Pressão na perfuração causou vazamento da Chevron, diz PF

 

Documentos mostram que pressão era acima do limite.
Chevron divulgou imagens do vazamento na segunda-feira (19).



Do Bom Dia Brasil

Comente agora

O vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, na costa Norte do Rio de Janeiro, foi causado pela pressão na perfuração, segundo o delegado da Polícia Federal, Fábio Scliar, responsável pelo caso. Ele conta que as empresas Chevron e Transocean insistiram em perfurar com uma pressão num limite superior ao suportado pala parede do poço no campo de Frade.
Documentos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal indicam que houve erro e ele poderia ter sito evitado pela Chevron e pela Transocean, empresa contratada para perfurar o poço.
Na segunda-feira (19), a Chevron divulgou as primeiras imagens do vazamento na Bacia de Campos. O vídeo foi mostrado pelo Jornal Nacional. Também na segunda, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) criou um comitê de avaliação para analisar os novos pontos de vazamento de petróleo no Campo de Frade. Segundo a ANP, na última semana foram identificados novos pontos de vazamento no solo marinho.
O comitê é formado por técnicos da Chevron Brasil Upstream Ltda, operadora do campo, da Petrobras e da Frade Japão Petróleo Ltda, que detêm participação na concessão, que apresentarão estudos e informações complementares para ajudar a analisar o episódio. De acordo com a ANP, o Ministério de Minas e Energia atuará como observador do comitê.
A ANP informou ainda, na segunda, que ainda não há elementos que indiquem tendência de aumento do vazamento no Campo de Frade. Para esta terça-feira (20) está previsto um sobrevoo da Marinha no campo.
Na quinta-feira (15), técnicos da ANP constaram, com filmagens submarinas, cinco pontos ao longo de uma fissura de 800 metros. Na sexta (16), o presidente da Chevron foi convocado para prestar esclarecimentos referentes aos novos vazamentos. Na mesma noite, a ANP consentiu que a empresa interrompesse totalmente a produção do Campo de Frade.

tópicos:
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário