segunda-feira, 19 de março de 2012

Síria apreende grande quantidade de armas; ponte de Daraa é explodida

PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
lunes, 19 de marzo de 2012
Imagen activa19 de marzo de 2012, 12:01Damasco, 19 mar (Prensa Latina) Autoridades sírias apreenderam enormes arsenais de armas, munições e explosivos em dois povoados da província de Idleb, enquanto um grupo terrorista dinamitou uma importante ponte na estrada principal que conduz à cidade de Daraa, ao sul do país.
Meios nacionais de imprensa mostram hoje imagens dos montes de armamentos bélicos apreendidos nos povoados de Kherbet Al-Jowz e Ain Al-Baida, fronteiriços com a Turquia, que eram utilizados por grupos armados para atacar civis, militares, propriedades públicas e privadas.

Entre esses armamentos foram encontrados 26 rifles Magnun, alguns com miras telescópicas e 105 escopetas de cartuchos.

Um desses grupos detonou uma bomba que tinha entre 700 e mil quilogramas de potência que destruiu, no domingo, a ponte ferroviária sobre a rodovia Damasco-Daraa à altura da localidade de Kherbet Ghazaleh, informa a imprensa local.

A agência de notícias SANA explica que a potente explosão destruiu uma estrutura de 30 metros de comprimento por 32 de largura, com danos de 900 metros quadrados à área total do viaduto.

O diretor do Departamento de Transporte por Estrada em Daraa, Mahmoud Al-Balkhei disse que a destruição dessa ponte representa um pesado ônus para o Estado e a cidadania, e estimou o custo dos danos em 30 milhões de liras sírias, equivalentes a aproximadamente dois milhões de dólares, além do tempo que requererá sua reconstrução.

Nesta segunda-feira o diretor de Serviços Técnicos em Daraa, Kamal Brumo, disse que o governo provincial iniciou a construção de um desvio para facilitar o movimento de passageiros na zona afetada.

Mais de 30 mil armas de diversos tipos e calibre de fogo têm sido introduzidas na Síria desde que começou a violência armada em abril de 2011, afirmou o prominente especialista militar árabe Amin Khteit, que foi citado pelo serviço informativo digital em inglês Syria Truth Network.

A esse amplo arsenal fornecido pelo Catar e pela Arábia Saudita, e que respondem à agenda dos Estados Unidos de destruir o regime político na Síria, se somam 300 toneladas de explosivos, assegurou Khteit, que recordou que o chamado Exército Sírio Livre, com base na Turquia, admitiu que a França e os Estados Unidos lhe forneceram materiais bélicos, assim como sistemas de defesa aérea.

O especialista em temas militares assegurou que mercenários profissionais, entre estes afegãos, líbios, turcos, jordanianos, foram recrutados pelo Catar com dinheiro saudita e os uniram aos grupos armados dentro da Síria.

Na província norte de Deir Ezzor, forças da ordem enfrentaram um grupo armado, matando vários de seus membros e ferindo os demais, além de terem confiscado-lhes todo o arsenal que possuíam, entre este 23 fuzis AK-47, um rifle com mira telecópia, duas metralhadoras PKC, um lançador de foguetes RPG e minas antiblindados de fabricação israelense.

Além disso, apreenderam coquetéis Molotov, uniformes militares, carregadores e munições, detalhou a agência de notícias Cham Press, que assinalou que dois suboficiais e três efetivos morreram no choque.

Em Idleb, forças sírias eliminaram um grupo armado que tentou bloquear a autopista entre Ariha e Jesr Al-Shughour, confiscando suas armas e munições, além de 25 ogivas explosivas com seus detonadores.

Também nesta segunda-feira as autoridades dessa província fronteiriça à Turquia rastrearam e capturaram um balão aerostático de observação equipado com uma câmara de alta resolução, em cima de aldeias do município de Jesr Al-Shughour.

Informou-se também que 13 civis morreram na pequena aldeia de Hasiba, perto da localidade da El-Qseir, zona rural de Homs, ao serem baleados por indivíduos armados.

lac/mh/es
Modificado el ( lunes, 19 de marzo de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário