Minuto a minuto: tensão no Oriente Médio após a morte de um alto general iraniano em um ataque americano. no Iraque
- 1734
O general Qassem Soleimani era o comandante da Força Quds, a unidade do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica responsável por operações especiais fora do território do Irã.
Nesta quinta-feira, três mísseis atingiram um comboio carregando altas cargas iranianas perto do terminal de carga aérea do Aeroporto Internacional de Bagdá. Entre eles estava Qassem Soleimani, comandante da Força Quds - uma unidade de elite do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica - que morreu naquele ataque. O Pentágono confirmou que os ataques foram direcionados contra alvos ligados ao Irã.
- 3 Jan 202012:14 GMTAssim, o preço dos contratos futuros de março para o petróleo da marca Brent subiu 4,41% para US $ 69,17 por barril, enquanto o preço dos contratos futuros de fevereiro para o petróleo da marca WTI subiu 4,17% para $ 63,73 por barril.
- 12:10 GMTA porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, María Zajárova, disse na sexta-feira que após o ataque dos EUA. O mundo enfrentou "uma nova realidade".Segundo Zajárova, é "um fato extremamente importante, que leva a situação a um nível completamente diferente ".A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que o ataque de Washington será tratado na reunião do Conselho de Segurança da ONU, que será realizada nesta sexta-feira em Nova York.
- 10:41 GMTLíder supremo aiatolá Ali Hosseini Khamenei nomeou para o brigadeiro-general Esmail Ghaani como comandante da Força Quds, uma unidade do Corpo da Guarda Revolucionária do Irã, depois que o ex-chefe desta divisão foi morto.
- 10:38 GMTAs duas maiores coalizões do Parlamento iraquiano, Saairun e Aliança Fatah , pediram sexta-feira para expulsar tropas estrangeiras do território do país depois dos EUA. realizará um ataque perto do aeroporto de Bagdá.
- 10:16 GMTO primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu , decidiu interromper sua viagem à Grécia devido ao assassinato do general iraniano Qassem Soleimani.Também é relatado que o exército do país está em alerta máximo por possíveis represálias do Irã ou de seus representantes após o assassinato de Soleimani.
- 10:14 GMTVários membros do Partido Democrata dos EUA Eles criticaram fortemente na sexta-feira a decisão do presidente Donald Trump de realizar um ataque com mísseis perto do aeroporto internacional de Bagdá.O ex-vice-presidente e atual candidato à Presidência dos EUA, Joe Biden, disse que, com sua decisão, Donald Trump "acabou de jogar um cartucho de dinamite em uma revista em pó".
- 09:08 GMTImagens do recente ataque com mísseis dos EUA perto do aeroporto internacional de Bagdá (Iraque), no qual o general iraniano Qassem Soleimani foi morto, eles apareceram na web.
- 09:06 GMTEmbaixada dos EUA Na capital iraquiana, Bagdá, ele pediu a todos os seus cidadãos que deixassem o país imediatamente."Os cidadãos dos EUA devem sair da companhia aérea o maior tempo possível e, na sua falta, para outros países por terra", disseram eles em um alerta de segurança.
- 09:03 GMTO chefe do governo de transição do Iraque, Adel Abdul Mahdi, condenou na sexta-feira o ataque com mísseis dos EUA. contra Bagdá.O primeiro ministro riscou este bombardeio de violação das condições de presença das tropas americanas no Iraque."Operações desse tipo, para eliminar os comandantes do Iraque e de outros países fraternos, são uma violação grave da soberania do Iraque ", afirmou. Ele também observou que essas medidas americanas "Eles queimaram o pavio de uma guerra devastadora no Iraque, na região e no mundo".
- 08:09 GMTDo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa declararam RIA Novosti que Moscou considera "o assassinato de Soleimani [Qassem] como um resultado de um ataque com mísseis dos Estados Unidos [...] como um passo arriscado que vai levar ao aumento da tensão na região "Eles também expressaram sinceras condolências ao povo iraniano em relação ao assassinato do general iraniano em 2 de janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário