OPINIÃO
A invasão turca de Afrin: nada de novo na Síria
Afrin, que recentemente se tornou alvo de uma invasão pelo turco, é uma cidade no noroeste da Síria, que dá seu nome ao cantão em que está localizado. É também parte de uma das três pequenas regiões do povo curdo na Síria, ao lado de Kobane e Jazira.
A região era anteriormente conhecida como Rojava , embora hoje consista em uma extensão muito mais territorial conquistada no calor da guerra imperialista contra a Síria
Agora vejamos, por que Afrin falou tanto?
Alguns dias atrás, o Peru novamente atacou e invadiu o território sírio, e eu digo para retornar, porque esta não é a primeira vez que isso acontece. Nem a Turquia foi a única que quebrou a legalidade internacional, violando a soberania e a integridade do povo sírio, outros viajantes em flagrante indignação são os Estados Unidos. UU ., Israel ou França , por exemplo. O curioso sobre esses dados é que, no Ocidente, os governos e os movimentos sociais permaneceram silenciosos. Eles mantiveram silenciosamente silenciosos e até alguns tentaram justificá-lo; às vezes com autêntico malabarismo ideológico para "legitimar" as 14 bases dos EUA em território que conquistaram embutido com seus aliados curdos.Agora, quando Erdoğan entra no território controlado pelas Forças Democráticas Sírias ( SDF ), eles gritam, gritam e clamam a Deus e ao céu pelo Direito Internacional , os mesmos que se calaram ontem. E eles fazem isso com razão, a Turquia deve sair da Síria . Imediatamente Sem condições Saia! Assim como todas as forças estrangeiras que operam no país devem deixar ilegalmente o país , sob pretexto, na luta contra o terrorismo. Como a Turquia diz em Afrin "pela segurança e contra o terrorismo".É por isso que convidamos todos a expressar a sua repulsão pelos ataques turcos e, de passagem, muitos dos que lutam hoje, que foram perdidos nestes 7 anos de invasão brutal e interferência externa na Síria. Um povo que resistiu heroicamente com suas forças armadas e aliados, a maior guerra por poderes e proxies que uma nação sofreu na história moderna. E para esclarecer, a Rússia e o Irã também estão na Síria , mas no âmbito do Direito Internacional , a convite do legítimo Governo sírio .
O ataque turco vem como uma "resposta" (= desculpa) às declarações de seu parceiro da OTAN , os EUA. UU ., Quem, ao lado do coronel Veale, reconheceria o plano de criação de uma Guarda de fronteira com 30000 tropas composta de curdos e árabes do Exército Sírio Livre (muitos deles reacionários radicais, como aqueles que atacaram Afrin hoje e ontem decapitaram o Exército Sirius). A este plano, devemos adicionar as declarações do Secretário de Estado Rex Tillerson que, sem vergonha ou complexidade, expressariam suas intenções na Síria. "Primeiro ISIS, depois de Assad". Você não precisa saber inglês para entender isso. Rex reconheceria que: "a condição sine qua non deixa a Síria algum dia ... seria a realização de uma eleição gratuita onde tentaríamos fazer o povo sírio se sentir livre para derrubar o tirano Al Assad e sua família". Adicione a isso o melhor: "os resultados não seriam reconhecidos se Assad retornasse para ganhar as eleições como antes" . Tudo bem como a democracia exportada para a Líbia , a Venezuela ou a Ucrânia ... Tillerson disse claramente: "não importa o que, Assad deve ir ( não importa o que, Assad deve sair )".A Síria é um espinho ao lado do imperialismo monopolista norte-americano e do sionismo na região, e um aliado principal do doce mais desejado e desejado em todo o mundo ... Irã .
Guarda de Fronteiras da Casa Branca não era para encurralar seu parceiro atlantista turco. Afinal, a Turquia e os EUA UU , embora parecem ser fatais ou distanciados ... no final, eles sempre acabam dormindo juntos. O Exército Fronteira de Trump iria afastar o governo de Damasco (eo exército sírio ), na margem oriental do Eufrates e seus poços de petróleo, as reservas de gás, campos agrícolas e importante barragem Taqba , reservas condicionado de água no país. A outra zona do "protetorado curdo-americano"para manter a nova formação militar, seria a fronteira com o Iraque . Relativamente a esta foi a corrida que levou o Exército sírio e as Forças Democráticas da Síria na conquista do importante cruzamento fronteiriço de Al Bukamal , que foi liberado do ISIS pelo governo enquanto os curdos e os Rangers americanos se dedicavam a colecionar poços e depósitos de gás e crude. Dito isto, eu pessoalmente acho que o YPG / YPJ participou dessa corrida porque eles têm mais poder para negociar no futuro com Damasco . E não tanto para anexar território para a criação de umnovo Curdistão além de qualquer contexto histórico ou para desmembrar o país. Comentando sobre isso, gostaria de esclarecer que, para o partido sírio curado do PYD e para todos aqueles que realmente acreditam no confederalismo, a criação de um estado independente nunca foi um objetivo, mas sim outras formas de governança descentralizada. Esclarço isso porque há inúmeras reprovações aos curdos e muitas vezes são marcados como agentes da OTAN , que procuram um novo país e quebram a Síria .
O que eu acredito é que aquele que quer usar o truque curdo é Tio Sam , uma oportunidade para a criação de uma espécie de "protectorado" e a partição da Síria que conhecemos. Use o caso curdo para quebrar a Síria, como eles tentaram antes com os chamados rebeldes moderados. Na verdade, esses planos são conhecidos há muitos anos, "Balkanização da Síria" . Eu acrescentaria como uma nota para aqueles que não sabem muito sobre o assunto, que o confederalismo de Ocalan foi concebido como uma ferramenta para a pacificação dos conflitos existentes no Oriente Médio, muitos originados pela divisão da zona pelos poderes imperialistas do tempo ao esquadrão e quadrado ( França, Reino Unido ...). Uma ideologia que assumindo as estruturas ambientais , a democracia direta ou o municipalismo libertário de Bockhin , defende a descentralização dos países, mas sem modificar os limites das nações existentes e rejeitar qualquer possibilidade de criar um novo estado.
Explicou que, podemos entender que a idéia do guarda fronteiriço é mais um sonho e uma ferramenta ianque para o prolongamento do conflito e o enfraquecimento da Síria e seus aliados, e não tanto algo que o povo curdo sírio buscou. Talvez na aliança com os EUA, os curdos se deixariam amados e sucumbissem ao encanto e às promessas dos Estados Unidos. Embora, na prática, ambos atuem da mesma maneira, é claro que, no fundo, as agendas são muito diferentes.

Dito isto, assumimos uma posição sobre a reação turca, que com um rabioso Erdoğan disse que não deixaria nenhum lutador curdo vivo perto das fronteiras turcas. Para esse Tillerson , não demorou 25 minutos para declarar que os comentários foram mal interpretados e que eles não criariam nenhuma Guarda de fronteira . Ele disse, novamente, sem vergonha. Ele negou o que disseram um dia antes. Esse é o nível da Casa Branca . Patético Mas já era tarde, Erdoğan , que é um vilão e o neo-sultão do futuro Império otomano 2.0, chegou muito alto e quase espumante disse que faria uma zona tampão30 km de profundidade, até a fronteira iraquiana em todo o norte da Síria . Não há nada. Além disso, ao ver que os poderes também não o impediam, ele declarou que ele iria esmagar os "terroristas PKK" sem usar o Exército turco , apenas com seus aliados do exército livre sírio .
A resposta síria sobre os ataques a Afrin.
Depois de toda a retórica turca, ele teve que responder à Síria ; que ameaçaram derrubar os lutadores turcos se eles atacaram Afrin . Qualquer um que continue a guerra por 7 anos saberá que infelizmente a Síria não está em posição de derrubar nada. Na verdade, muitas vezes os imperialistas estrangeiros bombardearam e queimaram soldados vivos da Síria ou mesmo a liderança militar do Hezbollah . Em todos eles, Damasco não conseguiu responder a Israel ou aos EUA. UU ., Ou a coalizão assassina invasora . Em 2012, com a guerra já começou, a Síria derrubou um PhantomTurcos que entraram no território sírio de Latakia, surpreendentemente após esse incidente, os "rebeldes moderados" atacaram a enorme instalação de radar que detectou o bombardeiro turco, juntamente com posições de artilharia e baterias antiaéreas, deixando os céus da Síria "livres" e permeáveis como um coletor. Qual a menor coordenação que os rebeldes tiveram com a Turquia , onde algum mercenário abatido tirou fotos de satélite americanas ... estranha coincidência? Não, mais um fato. Esta é a situação real na Síria , movimentos peculiares continuaram a ocorrer no chão.
A Rússia, que permaneceu no cantão de Afrin , teve conversações de alto nível com o peru antes de ter falado com os curdos. Tudo parecia indicar que nada mudaria, já que a Rússia defendia Afrin e, por sua vez, os EUA. UU . proteja os céus dos territórios controlados pelo FDS , demolindo tudo o que sobrevoa a área. Como um lutador sírio perto da barragem estratégica de Taqba , que durante a luta contra o Estado islâmico se aproximou do SDS e foi derrubado por combatentes da Coalizão , deixando o piloto ser capturado pelo ISIS.Nesta situação, devemos acrescentar que o exército sírio deixou que armas pesadas e reforços curdos passassem por seu território, na direção de Afrin,apesar das hostilidades entre eles e as ameaças turcas por sua colaboração com o YPG / YPJ .
Parecia que seria mais uma cripta, mas ... A Rússia que estava apostando em Afrin abandona sua posição no cantão depois de notificar os iminentes ataques turcos aos curdos e move suas tropas para a zona de seu governo aliado. Um pouco depois começariam os bombardeios aéreos turcos. Então o fogo de artilharia da Turquia para a Síria e em plena coordenação com Erdoğan, as bandas mercenárias ou "rebeldes moderados" começaram a incursão no chão. Coordenação absoluta, alguém ainda está incerto quanto ao papel da Turquia e outros poderes, como a Arábia Saudita, EUA ou Israel no conflito e seu vínculo com o Estado islâmico?A retirada russa da área era um dilúvio de conspirações, teorias e duvidas sobre o que estava acontecendo ... mas o assunto não estava lá, depois que os bombardeios vieram ao Secretário de Defesa de Trump , Jim Mattis "o cachorro louco". De acordo com suas declarações; "Não há problema, os turcos coordenaram os ataques anteriormente conosco. A Turquia é o único país da OTAN que tem uma insurgência terrorista dentro das suas fronteiras, e o uso da força em sua defesa é legítimo. Além disso, tem sido moderado e pedimos que continue sendo contido. Afrin não é o nosso problema e as milícias não são nossos aliados " . E dois aliados de o US. UU, os curdos e os turcos, começaram a batalha. O posicionamento do Yankee é claro o que é e o que será (apenas no caso de eu dizer isso, a Turquia), mas há mais críticas à Rússia para uma grande parte do coletivo pró-curdo do que para o aliado curdo na Síria , nos Estados Unidos. A Turquia é membro da OTAN e a Rússia não vai enfrentar diretamente um membro, exceto quando " o assunto não vem nem vai" . Vale a pena que Afrin fosse o seu cantão, mas os curdos rejeitaram as propostas russas e estes são um claro aliado dos EUA e da Turquia.Mesmo no ataque turco, onde derrubaram o lutador russo e mataram o piloto, o Kremlinnão respondeu ao ataque. Menos fará pelos curdos, que se posicionaram com os EUA . O governo sírio, por sua vez, condenou internacionalmente os ataques e convidou a comunidade internacional a parar a agressão e a responsabilizar a Turquia , embora não prestem atenção nela. Até o momento ele denunciou toda a interferência e ninguém disse nada ou a mídia menciona. Por sua vez, o Irã"perto" da Turquia , também condenou os ataques e acrescentou que "acompanhamos cuidadosamente a vil agressão turca contra a soberania síria" . Hezbollah, através de seu porta-voz também rejeitou fortemente a invasão turca, bem como a Síria e o Irã . A Europa condena, mas está em silêncio, e a França enviou uma resolução às Nações Unidas, onde pede para parar o ataque turco e com astúcia ao mesmo tempo, aproveita e coloca na mesma proposta para parar a ofensiva do exército árabe sírio contra os terroristas do ISIS e da Al Qaeda em Idlib e Ghouta . Eles não são estúpidos da OTAN , eles jogam bem suas cartas para tentar salvar seus mercenários do ISIS em Idlib de tropas governamentais e seus aliados deHezbollah e milícias palestinas .
Tudo isso está acontecendo e mudando conforme escrevo ou leio ...
Não foi coincidência que o artigo tenha começado com Afrin e um pouco contando com o asilo e a recepção de centenas de milhares de curdos pela Síria . A fraternidade e o vínculo são antigos e fortes, embora todos nós também conheçamos as diferenças entre as duas partes. Quando você visita a área, ambos contam casos em que o oposto se comportou fatalmente. Um exemplo poderia ser os prisioneiros políticos curdos após a aproximação da Síria ao turquia após a morte de Hafez Al Assad ou a violência contra os manifestantes em Qamishli pelo governo em 2005. Pelo contrário, no lado curdo poderia ser seu pacto com os rebeldes moderados "Peitos de fatia" que hoje atacam Afrine que os curdos tomaram como aliados para atacar e assaltar Nubl e Zahraa e muitas outras populações governamentais, ou quando soldados sírios que fogem de Al Qaeda entraram no território curdo e estes os entregaram ao Mercados fascistas ... cortando os pescoços.
Nos últimos dias, houve negociações após o pedido de ajuda contra a Turquia pela parte curda a Damasco , mas a PYD curda foi quem rejeitou as ofertas da Rússia e do governo sírio desta vez. A idéia de um guarda fronteiriço sírio que protege a fronteira com a Turquia e a entrega de alguns campos de energia sírios conquistados pelos curdos e a coalizão da OTAN além do Eufrates pareceu inaceitável para os curdos . Esse ponto geoestratégico e energético é uma linha vermelha intocável para o principal aliado dos curdos no leste da Síria , em Washington .

O exército árabe sírio, por sua vez, após 7 anos de luta brutal contra os poderes regionais e imperialistas e seus mercenários da Al Qaeda ou ISIS , desceu, mas com a firme determinação de limpar o país de mercenários estrangeiros e seus padrinhos . Não é em vão a força mais forte que lutou contra os radicais e o maior sacrifício que ofereceu para o seu povo e sua terra. Quase 140 mil mulheres e homens, de todas as seitas e grupos étnicos que vivem pacificamente na Síria, derrubaram mártires em combate contra o fascismo capitalista, o sionismo eo Takahir Wahhabism . Com eles também caídos, milhares de colegas do Eixo da Resistência se solidarizam comLíbano, Afeganistão, Iraque, Irã ou Palestina. Alguns heróis que agora estão lutando em muitas frentes, mas com foco principal em Idlib , a área com maior concentração de terroristas e mercenários no mundo. Será muito difícil, mas o exército sírio, as forças do tigre, os palestinos de Liwa Al Quds , Hezbollah, Fatemiouh ou a Guarda republicana iraniana estão preparados para lutar pela Síria e de certo modo também para nós.
Viva a resistência do povo sírio (xiitas, árabes, cristãos, curdos, sunitas, drusos ...) contra o invasor (Israel, ISIS, Turquia, EUA, FSA ...)! Não passaram!
Escrito por Aritz Saidi Olaortua
0 comentários:
Postar um comentário