quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Coréia do Norte afirma teste totalmente bem sucedida "bomba de hidrogênio em miniatura '

A Coréia do Norte afirma teste totalmente bem sucedida "bomba de hidrogênio em miniatura '

Líder norte-coreano Kim Jong Un © Kyodo
A Coreia do Norte anunciou que testou com sucesso uma bomba de hidrogênio em miniatura na sequência de um "evento sísmico artificial" que provavelmente se tornará teste nuclear quarto conhecido do país.
Em um "especial e importante" anúncio ao meio-dia, North Korean TV afirmou que o país realizou com sucesso um teste de bomba de hidrogênio às 10h00, hora local.
"Através do teste é realizado com indígenas sabedoria, a tecnologia e os esforços do RDPC plenamente provado que as especificações tecnológicas do recém-desenvolvido H-bomba com o objectivo de [a] teste foram precisas e cientificamente verificado o poder de [a] menor bomba H ", disse o comunicado.
"Foi confirmado que o teste H-bomba conduzido de forma segura e perfeita não teve qualquer impacto adverso sobre o ambiente ecológico", acrescentou.
O anúncio seguiu-se a detecção de um terremoto de USGS magnitude 5,1 na vizinhança de um sítio nuclear conhecido Pyongyang.
O epicentro do abalo foi localizado a 19 km (12 milhas) a leste-nordeste de Sungjibaegam, Ryanggang, a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com dados preliminares do US Geological Survey (USGS). Atividade sísmica semelhante em aproximadamente a mesma área foi registrada em 12 de fevereiro, de 2013, antes de a Coreia do Norte alegando seu terceiro teste nuclear subterrâneo bem sucedido.
"incomum" atividade sísmica perto de um "conhecido" instalação nuclear norte-coreano parece ser de origem artificial e foi um sinal claro de um teste nuclear, Yonhap.
"O Ministério das Relações Exteriores está actualmente a realização de uma reunião presidida pelo ministro para determinar imediatamente a situação na sequência dos relatórios", disse um funcionário do ministério, de acordo com a agência de notícias sul-coreana.
Agência de inteligência da Coréia do Sul está a analisar a probabilidade de um quarto teste nuclear ter ocorrido, enquanto o Conselho de Segurança Nacional está se preparando para realizar uma reunião para discutir a questão, Yonhap.
O porta-voz chefe do governo do Japão também disse que o terremoto foi"provavelmente causada" por um teste nuclear, relatórios Reuters. Mas o Japão não detectou qualquer radiação de teste nuclear da Coréia do Norte em seus postos de monitoramento, chefe de gabinete Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.
Enquanto isso, um funcionário da Defesa dos EUA disse que o departamento foi"olhando para os relatos de um possível evento sísmico perto de instalações nucleares norte-coreanos."
A Coréia do Norte declarou que primeiro criou uma bomba nuclear em 2005. Desde então, Pyongyang realizou três testes subterrâneos conhecidos. A primeira, realizada em 2006 no Punggye-ri Nuclear Test Site, no nordeste do país, continha cinco a 10 quilotons de explosivos. Foi gravado por estações sísmicas na Rússia, China, Japão, Coreia do Sul e Austrália.
Os segundo e terceiro ensaios foram realizados em Maio de 2009 e Janeiro de 2013, aumentando o poder dos dispositivos testados 10 a 20 quilotons de TNT cada.
2013 teste da Coréia do Norte desencadeou sanções do Conselho de Segurança da ONU, que colocou restrições sobre o concelho bancário, comércio e viagens imediatamente.
Pyongyang também opera um reator nuclear no Centro de Pesquisa Nuclear de Yongbyon Scientific, major instalação nuclear da Coréia do Norte, cerca de 90 quilômetros da capital.
A Coreia do Norte ameaçou repetidamente usar suas armas nucleares em caso de uma violação de sua soberania. No mês passado, Pyongyang alegou que tinha se tornado um "grande potência nuclear capaz de defender a independência ea dignidade nacional de nossa pátria por ataques nucleares e de hidrogênio poderosos."
No entanto, não se sabe se a Coréia do Norte tinha conseguido desenvolver um artefato nuclear pequeno o suficiente para ser usado como uma ogiva em um míssil balístico.

Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. A Coréia-RPDC reforça suas defesas e soberania.
    Faz isso em uma época de extrema adversidade para um país modesto,que vive do trabalho de seu próprio povo,e nunca invadiu e atacou nenhum país como faz e fez o imperialismo dos EUA e o imperialismo japonês.Estão cercados e não serão enganados pelas massivas inversões da propaganda midiática dominante de inverter os fatos,onde os agredidos,os países vitimados,são cinicamente colocados como ameaças.São dezenas de casos:A China no passado e nos últimos anos,Iuguslávia,Líbia,Iraque,Síria,etc
    Parabéns ao povo coreano que consegue se defender do complexo imperialista e merece paz.

    ResponderExcluir