quarta-feira, 3 de junho de 2015

Campos-RJ / Idosa com suspeita de gripe H1N1 já havia morrido e secretaria de Saúde não sabia

Idosa com suspeita de gripe H1N1 já havia morrido e secretaria de Saúde não sabia

A assessoria de imprensa da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), mantenedora do Hospital Álvaro Alvim, em Campos, informou na tarde desta quarta-feira (3) a morte da idosa de 90 anos que estava internada na unidade com suspeita de gripe H1N1. Segundo a assessoria da FBPN, a morte aconteceu no último dia 29. Em nota enviada na noite desta quarta, a secretaria de Saúde de Campos, que no dia anterior havia informado que a paciente ainda estaria internada, disse que a Direção de Vigilância em Saúde somente foi notificada do óbito na noite de terça-feira (2).
A secretaria de Saúde ainda informou que ainda aguarda os resultados dos exames enviados ao Laboratório Central do Rio de Janeiro (Lacen) e que vai notificar o hospital pela informação tardia, já que as notificações devem acontecer diariamente.
De acordo com a secretaria, ainda não há evidências da circulação do vírus H1N1 linhagem suína, e que os exames têm mostrado a presença do vírus influenza sazonal. “No momento, a situação da circulação dos vírus influenza é tranquila, predominando a influenza sazonal”, dizia a nota.
A secretaria de Saúde informou também que se o caso for confirmado como H1N1, será o quinto de influenza deste ano, primeiro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (uma forma mais severa que tem como uma das causas a influenza). “Os outros quatro casos foram confirmados (sem óbito). No ano de 2014 também não teve óbito por Influenza, e foram confirmados 21 casos”.
Aos familiares a recomendação do ministério da Saúde é manter os cuidados de higiene e vacinação para os grupos específicos. Na paciente de 90 anos, foram recomendados exames a partir de swab de naso-orofaringe, a Imunofluorescência indireta e o PCR-RT em tempo real.
Veja a nota enviada pela secretaria de Saúde de Campos nessa terça-feira.
A Secretaria de Saúde, por meio da Direção de Vigilância em Saúde, cujo setor engloba a Vigilância Sanitária, está acompanhando caso suspeito de H1N1 em paciente de 90 anos de idade, internada no Hospital Escola Álvaro Alvim, e enviou material de exames para o Laboratório Central do Rio de Janeiro (Lacen). Resultado deve ser obtido em 15 dias, aproximadamente.
É o quinto caso de influenza deste ano, primeiro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (uma forma mais severa que tem como uma das causas a influenza). Nenhum óbito.
No ano de 2014 também não teve óbito por Influenza, e foram confirmados 21 casos.


Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário