sábado, 9 de maio de 2015

A guerra de guerrilha entre 1941-1945 na URSS

A guerra de guerrilha


 entre 1941-1945 na


 URSS


Publicado: 10 de abril de 2015 18:15 GMT
3K455
guerrilhasFotografia freeware
A guerra de guerrilha, envolvendo grandes massas para lutar contra o inimigo nos territórios ocupados, foi um elemento importante do povo soviético na luta contra o fascismo.

Motivação

Aqueles que se formou foram motivados pelo desespero ou uma chamada interna; Eles rejeitaram a "nova ordem" imposta pelos alemães e foram decepcionará com o regime de ocupação.
Entre eles estavam os soldados e oficiais, que foram isoladas no território ocupado, ou que escapou de campos de prisioneiros. No entanto, a maioria dos guerrilheiros eram pessoas pacíficas, profissões velhos e jovens, que eventualmente se tornou uma força formidável para os agressores, capaz de incutir um sentimento permanente de perigo e causando um forte impacto moral.
guerrilhasRIA Novosti
A liderança da URSS, por sua vez, por todos os meios que incitam a população manteve-se na zona ocupada para formar guerrilheiros e grupos subversivos, desenvolver uma guerra de guerrilha e não deixar que as tropas inimigas, explodir pontes, descarrilar trens, cabos cortados, e lojas em chamas.

Início do movimento de guerrilha

Em uma resolução especial do Comitê Central do Partido Comunista, datado de 18 de julho de 1941 e intitulado "Sobre a organização da luta na parte de trás das tropas inimigas," o partido pediu que as autoridades em todos os níveis para promover a luta treinamento clandestino e de guerrilha; a "forma de ajuda por todos os meios disponíveis destacamentos da guerrilha de infantaria e cavalaria;grupos subversivos e de extermínio; e implantar "uma rede clandestina de nossas organizações bolcheviques no território ocupado para liderar todas as atividades contra os ocupantes fascistas."

A maioria dos comandantes da guerrilha proeminentes

Vasily Korzh
A primeira guerrilha foi formado no primeiro dia da guerra, o 22 de junho de 1941, na Bielorrússia, lutando sua primeira luta em 28 de junho para remover um tanque de reconhecimento, fazendo prisioneiros e capturando mapas.
A força-tarefa foi chefiada por Vasily Korzh, um militar e guerrilha experiente participante na Guerra Civil Espanhola e que se tornou famoso durante a Grande Guerra Patriótica.
guerrilhasRIA Novosti
Tendo apenas três séries do ensino na escola, ele se tornou o líder guerrilheiro global da Bielorrússia a maior delas desapego: cerca de 15 mil soldados.
No território controlado, Korzh instalado um aeroporto e até mesmo uma máquina de impressão e estabeleceu sua ordem. Assim, por exemplo, era punível com difícil para os saqueadores, incluindo a guerrilha: "Estamos a lutar para o povo. Nunca maltratar os camponeses. Pergunte a ele um pedaço de pão, se necessário, mas nunca levado à força. Se você maltratar um agricultor vai acabar com sua vida como guerrilheiro, eles encontrar o culpado sob a terra ... "
Durante a guerra, o destacamento Korzh eliminated 26 000 invasores, tomou 422 prisioneiros, 468 trens descarrilou e destruiu mais de 700 veículos. O 15 de agosto de 1944 ele foi premiado com o título honorário de Herói da União Soviética (SHU).
Sidor Kovpak
Outro lendário líder guerrilheiro foi o ucraniano Kovpak Sidor. Um de seus companheiros de reconhecimento lutador, descreveu-o como "... um 60 anos de idade, sem qualquer tipo de educação, que serviu em um reconhecimento de comando durante a Segunda Guerra Mundial, velho e bravo soldado, que foi arrastado por trincheiras e terras da Galiza [ucraniano] e as montanhas dos Cárpatos, premiado com duas cruzes de St. George para a bravura, eo veterano divisão Chapaev durante a Guerra Civil ... "
guerrilhasRIA Novosti
No início de 1941, ele formou uma pequena guerrilha Kovpak. O início foi modesto, até mesmo todos os lutadores tinham armas. Posteriormente, a tarefa Kovpak "Velho", como eles chamavam seus combatentes foi crescendo de forma permanente.
Uma carga tinha várias operações, como o bombardeio simultâneo de cinco pontes no entroncamento ferroviário Sarni, que foi de enorme importância para cortar as linhas de abastecimento do exército alemão no sul. 
Kovpak percebeu que era essencial para a sobrevivência Eles estão em constante movimento e não parar por muito tempo em um lugar.
Mais tarde, ele lembrou: "Durante nossas ações para manobrar gradualmente desenvolver as nossas regras movimento guerrilheiro: iniciar a marcha ao anoitecer e descanso durante o dia em florestas ou aldeias remotas; saber tudo o que passou e nos flancos; se mova por muito tempo na mesma direcção; rodeios preferem as estradas retas; destacamentos de contenção atribuído; remover luminárias ou grupos e emboscadas sem deixar vestígios; sob nenhuma circunstância admitir movimento fora de ordem; não sair das fileiras; sempre estar preparado para viajar coluna alcançado em questão de minutos uma defesa de perímetro e de incêndio devastador aberto no início do inimigo; fazer algumas armas ir tomar uma posição enquanto outros abrem fogo contra a marcha; mover as forças principais de longe e conhecido apenas por moradores estradas, enquanto comandos especiais usar principais estradas e ferrovias para fechar o inimigo; explodir pontes e trilhos; cortar fios; descarrilar trens. "
guerrilhasFotografia freeware
À noite, ele passou através de uma coluna ficou em silêncio enquanto a distância tudo estava queimando e surdo. "Ninguém sabe ou deveria saber para onde vamos e de onde viemos. Todas as pessoas estão lutando e nós somos apenas um pequeno fluxo de corrente nesta guerra populares formidável ", disse ele. 
Com lutadores Kovpak, guerrilha libertou vastas áreas das mãos dos fascistas e seus capangas em vários territórios ocupados Bielorrússia e na região de Bryansk.
Uma das operações mais importantes realizadas pelo destacamento do 'Velho' foi a remoção dos campos de petróleo nas montanhas dos Cárpatos, no meio de uma retaguarda inimiga profunda, uma vez que estes eram uma importante fonte de combustível com o fornecimento de Grupo de Exércitos Sul a Wehrmacht. No verão de 1943, a guerrilha explodiu as torres de óleo, depósitos de combustível e três plantas de processamento de petróleo.
Ao ouvir o que aconteceu, Hitler exigiu eliminar Kovpak desapego. 1.500 lutadores contra o "Velho" foram lançados oito regimentos do exército alemão ea divisão SS. Os alemães cercados seus guerrilheiros, mas Kovpak destacamento foi dividido em seis grupos, cada um dos quais passou em direções diferentes.Apesar das pesadas perdas, os guerrilheiros foram capazes de romper o cerco (por grupos) e, posteriormente, encontrar novamente.
Por sua bravura e cumprimento exemplar das tarefas confiadas a Sidor Kovpak deram-lhe o seu primeiro título de HUS maio 1942 ea segunda em janeiro de 1944. Por seu comando efectivo dos destacamentos da guerrilha foi um dos primeiros líderes guerrilheiros que foi promovido a general.

A ascensão do movimento

Considera-se que no final de 1941 os guerrilheiros tinham 90 mil combatentes, com mais de dois mil o número de destacamentos. Assim, os primeiros grupos deles foram muito poucos em número e incorporou algumas dezenas de tropas.
guerrilhasFotografia freeware
O primeiro inverno foi muito frio guerra, os guerrilheiros não tinha instalado bases, as armas estavam em falta e foi difícil para obter comida. Tudo isso complicou seu desempenho. No entanto, o número destes grupos continuou a crescer, de tal forma que, no final de 1943, e incorporada a 250.000 tropas.
Desde maio de 1942, o comando estratégico dos guerrilheiros foi exercido pelo Estado Central do movimento guerrilheiro, através de um sistema de governos republicanos e provinciais. Como resultado de uma tal interacção, o movimento guerrilheiro tornou-se mais organizado e eficaz. Por exemplo, em agosto foram registrados 1942 150 descarrilamento de trem; em outubro, 210; e em novembro, 240.
guerrilhasFotografia freeware
Os guerrilheiros se tornou mais ousado e até começou a atacar colunas em marcha inimigas. Em suma, as áreas de ações de guerrilha eram para os Alemães lugares cada vez mais perigosos, mesmo começou a marcar em mapas com sinais especiais.

A "guerra dos trilhos '

Em junho de 1943, durante a Batalha de Kursk, a operação de guerrilha chamado de "guerra ferroviário" começou. Dentro de um mês, o comando executado por 100 mil combatentes, voou operação muitos trilhos, trens e pontes. A capacidade da rede ferroviária diminuiu em 35-40% e longo, os alemães não conseguiu recuperar.
Na fase final da Grande Guerra Patriótica, quando as tropas soviéticas começaram a expulsar do país agressor, os guerrilheiros fizeram muito para salvar os habitantes locais a serem transportados para campos de trabalho na Alemanha, resguardaron sua propriedade, e Eles ajudaram ao longo do militar para operações ofensivas.

Armar e disciplinando

Normalmente os guerrilheiros estavam armados com armas ligeiras: pistolas, metralhadoras, rifles, granadas de mão e, às vezes, apenas, morteiros e artilharia possuía. Eles foram empossados ​​todos que entraram em seus destacamentos (incluindo ex-militares). A disciplina era guerrilheiros rigorosos.
guerrilhasFotografia freeware
No início da guerra caíram cerca de 90% dos combatentes dos grupos, enquanto que para o fim da guerra esta percentagem diminuiu para 10%. Para além das actividades subversivas (remoção dos meios de comunicação, disposição e contaminação de poços e condutas de água, etc.), os guerrilheiros estavam diretamente envolvidos em combate, dar apoio às tropas regulares e conheceu de reconhecimento e espionagem, propaganda política, ou eliminando colaboradores.
As principais áreas de suas atividades eram grandes áreas de florestas e pântanos da Ucrânia e da Bielorrússia, e as províncias russas de Bryansk, Pskov, Leningrado e Smolensk. Pequenas guerrilheiros também atuou no território das repúblicas bálticas (Lituânia, Letónia e Estónia).

As relações com a população local

Suas relações com a população local da URSS eram, por vezes contraditórias.Assistência população era vital para eles, o principal fator de seu sucesso. Mas em alguns casos, os guerrilheiros locais exigiram suas casas e queimar antes de se aposentar, que se tornou seus inimigos e para ser combatido, exercido violência contra os moradores .
Também foram registrados casos de comandos especiais formados pelos nazistas para desacreditar o movimento de resistência. Os colaboradores eram geralmente pseudoguerrilleros e cometeu um assassinato entre os habitantes locais.

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário