sábado, 9 de maio de 2015

O cerco de Leningrado - Guerra Patriótica


Publicado: 07 de maio de 2015 12:46 GMT | Última actualização: 07 de maio de 2015 13:05 GMT

RIA Novosti
Ele é conhecido como "cerco de Leningrado" bloqueio militar que os nazistas criaram esta cidade Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, uma das páginas mais trágicas da história. O cerco durou um total de 872 dias, a partir de 08 de setembro de 1941 ao 27 de janeiro de 1944, e custou a vida de 1,2 milhões de pessoas.
Data: 08 de setembro de 1941 a 27 de janeiro de 1944
Região: Cidade de Leningrado (agora São Petersburgo)
Duração: 872 dias
Vítimas: Mais de 1,2 milhões de pessoas, mais de 90% pela fome
Resultado: Retirada nazista
História
Em 1941, Hitler planejava limpar a face da terra a Leninegrado (hoje a cidade novamente chamado St. Petersburg). Foi o berço da revolução e o símbolo da cultura russa . Além disso, naquela época não a única fábrica de produção de tanques pesados, carros blindados e comboios no mundo que ele era. Era a fábrica de Kirov, o que só nesse ano produziu mais de 700 tanques KV-1 e КV-2.
A evacuação dos habitantes da cidade começou em junho de 1941, quando a Alemanha atacou a União Soviética ea Segunda Guerra Mundial começou. A maioria das pessoas se recusou a deixar a cidade, na esperança de defender sabia.Não havia nenhum plano especial para a evacuação, por isso era caótica. No verão, eles evacuaram cerca de 500.000 pessoas, mas mais tarde 175.000 deles foram forçados a voltar.
No início de setembro, o exército alemão se aproximou da cidade de Leningrado . Hitler enviou a Moscou quase todos os tanques e parte de seu exército e ele estava no comando do objectivo principal. Poucos dias depois, feita uma tentativa de assalto.
Durante os momentos mais críticos, quando o exército alemão rodeava a cidade eo destino de Leningrado pendurados em um pino, Joseph Stalin ordenou que o comandante Georgy Zhukov organizar a defesa . Este aprendido em poucos dias a mobilizar os moradores da cidade para a defesa. Os idosos, mulheres e crianças levantaram fortificações, armas e tecnologia produzidos em fábricas, costurava roupas dos soldados. Com incríveis esforços, os habitantes conseguiram defender a cidade, a ofensiva alemã foi preso. Hitler decició morrer de fome os habitantes de Leningrado e destruir a cidade com bombardeio .
"Os planos dos nazistas foi para tomar a cidade, eliminar completamente a população da cidade, destruindo o território com a inundação e limpar a cidade da face da Terra. [...] A cidade não podia desistir ", diz Mikhail Konstantinov, doutor em ciências históricas. E a cidade não se rendeu.
O cerco de LeningradoRIA Novosti
12 de setembro fizeram uma contagem de todos os estoques de alimentos. Foi o suficiente apenas para um mês e meio. A verdadeira fome iniciada em novembro.Os casos de desmaios de fome tornaram-se frequentes, pessoas morreram de exaustão . Era praticamente impossível obter os estoques de alimentos por via aérea, enquanto o gelo do Lago Ladoga era muito fina e não resistiu a passagem de carros.
Desde o início de bloquear a possibilidade de Leningrado foi restringida, no inverno de 1941-1942, ele começou a operar o chamado "modo de vida" , que estava do outro lado do lago Ladoga. Em poucos meses, eles conseguiram evacuar cerca de 660 mil pessoas, a maioria crianças foram enfraquecidos pela fome.
O cerco de LeningradoFotografia freeware
O inverno foi muito frio e longo prazo. Desde o Outono praticamente não havia energia elétrica, sem aquecimento e transporte deixou de circular. Para começar a trabalhar os cidadãos passaram a última força para atravessar as ruas cobertas com enormes folhas de neve. Alguns caíram exaustos, outros congelou fraco demais para se levantar e ir.
Os meses mais difíceis foram janeiro e fevereiro de 1942. Apenas a parte da população activa poderia receber um pouco de pão. Foram feitas casos mais freqüentes de canibalismo. A situação melhorou um pouco durante o segundo semestre de 1942. As entregas de pão foram relativamente regular . De acordo com as memórias dos participantes nesses eventos trágicos, que foi uma verdadeira festa, as pessoas abraçaram e choraram de felicidade em padarias.
O cerco de LeningradoFotografia freeware
Em janeiro de 1943 os russos conseguiram romper o bloqueio . Naquele tempo na cidade havia apenas 800.000 pessoas, enquanto que o 01 de janeiro de 1941 a população era de três milhões de cidadãos. A cidade de Leningrado foi libertada completamente em um ano.
O bloqueio de Leningrado durou 872 dias e custou a vida de mais de 1,2 milhões de pessoas, mais de 90% deles morreram de fome.
Lembranças
Os Leningrad-cidadãos, descritos em detalhe em seus diários os milhares de mortes. Em uma delas, ele disse: .... "Hoje, ao passar na rua, uma pessoa andando na frente moveu seus pés com muitos esforços Al ultrapassar, eu notei que acidentalmente tinha um rosto azul sinistra eu pensei que eu provavelmente morreria logo em seguida algumas etapas, eu me virei, eu parei e eu continuei olhando para ele. Ele estava desaparecendo, seus olhos ficaram em branco, começou a cair lentamente no chão. Quando me aproximei, ele já estava morto. As pessoas tornaram-se tão fraco de fome que nenhuma resistência condenado à morte . Eles morreram como se a dormir. As meias-viva pessoas ao seu redor não ouvi-los. "
Essa indiferença era um traço que caracteriza esses tempos: tentar preservar suas forças vitais, as pessoas se trancaram, às vezes ficar em seus próprios departamentos sozinho com os corpos de seus parentes, impotentes, não só para enterrá-los, mas -se a fechar os olhos.
O estudioso russo, Dmitry Likhachov, que sobreviveu junto com sua família para os meses mais pesados ​​do site, escreveu: "Eles deixaram aqueles que morreram: mães, pais, mulheres, crianças, da esquerda para alimentar o sentimento de que já não alimentar; Eles escolheram entre as crianças que estavam indo para salvar, em busca de ouro nos corpos de mortos rasgou seus dentes se fossem ouro, cortar seus dedos para remover seus anéis de casamento, cadáveres despidos na rua para conseguir roupas para ao vivo, cortando os restos da pele dos cadáveres para cozinhar sopa para as crianças, estavam prontos para cortar pedaços de carne de seus corpos para alimentar seus filhos, escrever diários e observa que depois que alguém sabia como morrer milhões. Se fossem terríveis atentados e ataques da aviação alemã, a quem poderia assustar? Só morrendo de fome pode fazer uma grande vergonha ou grande sacrifício de si mesmo, sem medo da morte. "
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário