sexta-feira, 17 de abril de 2015

Colômbia/ Juan Manuel Santos ordena bombardeios contra as FARC, que reclamam "cabeça fria"

dialogosColômbia - Diário Liberdade - A resposta guerrilheira ao assédio do exército oligárquico na região colombiana de Cauca concluiu com 10 efetivos das forças governamentais mortos.

Imediatamente, o presidente Santos difundiu na sua conta de twitter a ordem para que o exército atacasse a guerrilha comunista, o que poderia vir a quebrar o cessar-fogo que as FARC vem mantendo há meses.
Dada a confusão e manipulação alimentada pela mídia pró-imperialista a nível internacional, o Diário Liberdade resolveu traduzir e difundir a posição das FARC diante desta nova crise no processo de diálogo que se desenvolve na capital cubana. Nele, a organização revolucionária colombiana lamenta as mortes e lembra que a atuação armada da guerrilha foi "defensiva", acrescentando um reiterado apelo ao cessar-fogo bilateral.

Comunicado das FARC-EP: Mantenhamos a cabeça fria
Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, abril 15 de 2015
As declarações públicas de altos oficiais põem em evidência que os fatos se produziram no enquadramento do desenvolvimiento de intensos operativos contraguerrilheiros que vêm se incrementando por terra, desde a data mesma da declaração do cessar-fogo.
Nas FARC EP deploramos profundamente as consequências da ofensiva permanente das tropas oficiais contra nossas unidades em trégua unilateral.
Como resultado do assédio militar do exército, a reação legítima das FARC derivou na morte de 10 militares e lesões a 18, no município de Buenos Aires, Cauca.
Com insistência denunciamos os ataques premeditados que a Força Pública realizou, causando baixas em nossas filas, colocando em situação de risco o processo de redução do conflito adiantado para acalmar os impactos da guerra na população.
Seguimos convencidos que no desenvolvimento das conversas de paz é absurdo que sigamos pondo mortos de parte e parte. Lamentamos a perda de vidas que causa a permanência do conflito, enchendo de luto famílias colombianas. A cada vez está mais clara a urgência de se chegar à assinatura de uma cessação bilateral de fogos, que nos aproxime dum melhor ambiente para o acordo final.
Manifestamos contundentemente que, como é evidente, desde Havana não se dirigem operações militares por parte das FARC-EP, estando dedicados, a totalidade dos membros de nossa Delegação de Paz, a trabalhar pelo avanço dos diálogos. Sabemos o doloroso que esta situação é para o Exército, porque também nós sofremos a perda de comandantes e guerrilheiros desde 20 de dezembro passado. Fazemos um apelo expresso ao Governo nestes momentos para manter a cabeça fria e não adotar medidas pouco meditadas que possam pôr em perigo o avanço dos Diálogos e a manutenção da cessação unilateral do fogo.
Entendemos imprescindível proceder entre ambas partes a reduzir a tensão existente em todo o país e na região do Cauca designadamente. Em consequência, pedimos a ativação, imediatamente, de mecanismos de verificação e distensão da situação de confrontação militar na área onde se produziram estes lamentáveis fatos.
Fazemos um apelo expresso à Frente Ampla pela Paz, aos países garantes e acompanhante nos Diálogos (Noruega, Cuba, Venezuela, Chile- ao CICR e a UNASUR) para que se envie quanto antes uma missão a Buenos Aires, Cauca, para verificar o ocorrido e elaborar um relatório com recomendações que evitem a repetição destes fatos.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP


Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário