terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Incêndio atinge área de Preservação Estadual no Xexé

Incêndio atinge área de Preservação Estadual no Xexé

Patrícia Barreto
Fotos: Genilson Pessanha
Desde a última sexta-feira (20), três incêndios foram registrados em área de vegetação no Norte Fluminense. Na manhã de segunda-feira (23), o fogo atingiu uma extensão de área de preservação estadual localizada entre o Farol de São Thomé e a localidade do Xexé. Cerca de dois quilômetros de mata foram consumidos. Até as 17h, o Corpo de Bombeiros de Campos e a Defesa Civil municipal ainda não haviam recebido solicitação para conter o fogo no local. Na zona rural de Macaé, um incêndio de grandes proporções dominou cerca de oito hectares de Mata Atlântica na fazenda São Miguel, na localidade de Serra da Cruz, na última sexta-feira, e foi controlado durante o fim de semana. Ainda na sexta-feira, um incêndio no Parque Estadual do Desengano, na base de uma das serras na região do Imbé, se alastrou por aproximadamente 70 quilômetros. As chamas começaram na tarde de quinta-feira e foram contidas no dia seguinte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o forte calor e a seca colaboraram para aumentar a extensão dos incêndios.
No município de Macaé, para conter as chamas, os bombeiros cederam um helicóptero modelo 350 B2 Esquilo, com um cesto para captação de três mil litros de água a cada abastecimento. As equipes trabalharam em turnos para amenizar o incêndio.
De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, o incêndio pode ter sido causado por acampamentos ilegais de caçadores.
— O início do ano é um período sempre com chuvas, mas o ambiente está muito seco, proporcionando até mesmo fogo de propagação natural — explicou Nazareno.
Só este ano já foram identificados 35 focos de incêndio, o dobro do que foi registrado na mesma época de 2014.
Parque Estadual do Desengano — A área do local compreende 22.400 hectares e constitui o último remanescente contínuo de Mata Atlântica em ampla região, que abrange terras dos municípios de Santa Maria Madalena (na região Serrana), Campos e São Fidélis (no Norte Fluminense).
Aeronaves do Corpo de Bombeiros sobrevoaram a serra e equipes por terra estiveram no local para visualizar pontos de fumaça. Os bombeiros informaram que o trabalho agora é de observação.
Folha da Manhã
23/02/2015 12:27 - Última atualização: 24/02/2015 09:30




Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário