terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cuba/EUA: que mudanças?


Rémy Herrera  [*]
Rémy Herrera.O presidente Barack Obama começou O Seu discurso histórico ou de 17 de Dezembro 2014 pelo Isto É: reconhecer que a política conduzida desde Washington Século Meio ha 'em Relação de Cuba fracassou Ao Povo em Fazer Avançar você Interesses duas Américas ". Ou, para ser mais preciso Mais segunda ELE ", uma Abordagem" (SEJA OU ou escolhido método, você Meios Postos em up), e que atingir revelou ineficaz ou objetivo que ou Governo unidense é state-sixed havia. E continua a Fixar ele-se. Este objectivo (que Teria ELE mudou?) E um Destruição dá Revolução cubana.

Você Relações conflituosas UO Pontos conciliáveis ​​vista?

Uma entrada do revolução de 1 de Janeiro a partir de 2015 nenhum ano Seu 57th, simultaneamente anti-imperialista e anti-capitalista, que desafiou lei como a instalação de hum da História socialismo Original 90 Milhas [145 km] duas Américas. Só que soube resistir a esse mundo provou AO AO E UMA Possível alternativa capitalismo e que propagou na América Latina, dá Venezuela à Bolívia, em Onde Otras Revoluções estao claro, afirmando-se, ELAS TAMBÉM, faça o socialismo. Essa impotência fazer Confissão Presidente Obama B. E se em vitória UMA para Cuba. A Libertação Cubana dois estavam AINDA última três prisioneiros norte-americanos que a EA Reunião Dois Cinco antiterroristas cubanos Cuba APOS em máis de 15 anos de ampliou Detenção e encheu de alegria esta vitória Heróis.

Como é ou altamente provável que o objectivo do Governo Tão Pouco tenha movido, que é ELE MESMO Mantenha ou antes de declaração de cabelo Feita dá o presidente Raúl Castro em 17 de Dezembro - a saber cubano Ao Povo garanto que compraram DIREITOS Revolução SUA da (Segurança, Saúde, Educação, Ampla Concepção dois Serviços públicos ...) Procurar soluções para alguns problemas básicos que dá vida quotidiana para levantar Empregos exposição satisfatória para o Juventude ... - E MUITO also provável que você Pontos de vista de dois dos Estados Unidos e de Cuba Sejam inconciliáveis. ASSIM ser cabelo menos, portanto Quanto tempo ou cubano Povo continuam a demonstrar Apoio à Seu Seu direcção dá Revolução e apego ou projeto socialista. E enquanto a População estado-unidense - como igualmente Aquelas dois países do Norte em Outros Geral - ver SEUS PROPRIOS óleo comportarem-se líderes e representantes duas Interesses dá Financa e servir Melhor última lancar SEUS n'uma guerra permanente ou exércitos Sul (EO Leste).

Você sabe-se que, como você Relações entre os EUA e Cuba caracterizam-se, a partir de ha Muito, e Bem antes de 1959, a dureza Pela SUA. Estes Dois Histórias TEM países (e regiões) estreitamente ligada [1]  . Soluço foi ou ð Este constrangimento Relações Teve que fazer Revolução cubana Avanços SEUS. Inves do Ao ser limitados a resíduo hum dá confrontação Leste-Oeste, ou Conflito anos que US Cuba OPOE DEVE ser abordadas soluço ou prisma das Relações Bilaterais. São elas que explicam ou diferentes reservada treatment relaçao a Ilha da página Outros EM países continuam reclamação ou o socialismo (China, Vietname, ...). E Longevidade dá explicam Agressividade para Washington. Uma Agressividade adotando uma forma de terrorismo de Estado que: tentativas de líderes cubanos Assassinato (630 Mais visando Fidel Castro), os atos de terrorismo conduzidos cascas e cabelo exilados CIA contra-revolucionários de Miami (UM Avião da Carreira em Cubana 1976 Escolas em 1981 hotéis em 1997 ...) Além de População múltiplos ataques biológicos, ou gado, como culturas. E MESMO Uma mercenário Invasão (na Baía dos Porcos em 1961) e Uma Ameaça conflagração nuclear (a crise dois mísseis em 1962)!

Um das Condições restabelecimento Relações diplomáticas ... 

AINDA ASSIM, terá que aprender a conviver. E para ISSO, que satisfeitas determinadas condições Sejam. Primeiro, que a retirada de Cuba dá duas listas de  "Estados patrocinadores do terrorismo"  se torna Realidade - e NÃO Mais uma declaração de intenção apenas de B. Obama. Sem tempo em São escrito estas Linhas, Cuba, que, como já dissemos, desde 1959 sofre semana ou terrorismo interrupções duas Américas, não figura o número dois sempre "apoiam Unidos ou de terrorismo" ao lado do Irão, do Sudão e dá a Síria, como você faz Critérios do Departamento de Estado. Para continuar, assim como negociações prossigam a Administração must estado-unidense está a concordar para levantar obstáculos funcionamento da Secção Ao Interesses de Cuba em Washington, nomeadamente deixando-a fazer sem Imediato como Operações Normais e ano Necessárias treatment dossiers bancários fazer originais da Comunidade de Cuba que vivemos EUA, como AINDA verificava ha Alguns meses. Há Mais 400 mil moradores de estado cubano-Statians Origem que cada ano visitam Ilha. Finalmente, Washington Devera dar garantias sólidas Quanto Ao estrito das Convenções Internacionais Respeito por dois diplomatas e Funcionários colocados SEUS na Secção de Interesses em Havana. Ou ex-conservador Paul Craig Roberts Já preveniu: na como em dólar ou tentá-lo a tomar ou controle dá economia ", a embaixada norte-americana será ou Ponto de Apoio dois agentes da CIA dá para subverter ou Governo cubano, base fornecerá a partir da qua você ONGs norte-americanas não implantarão oportunos Membros momento convocarão você crédulos para Manifestações de rua, como Viu em Kiev, e tornarão a Possível Maquilhagem de Uma série de Novos líderes políticos. " Na carta de 26 de Janeiro SUA 2015, Fidel Castro also preveniu: "tenho a política de: Não na Confiança duas Américas ...".

... AS condições de Uma D Este Relações Normalização 

Condições reunidos FOREM são estes, um restabelecimento ser possivel Relações diplomáticas dias. Mas Não de Normalização amu. Para Avançar sentido Neste, Maïs condições decisiva e são obrigados pejadas de consequências Serao. Em Primeiro, que tenha FIM ou Bloqueio ou como afirma a totalidade Quase dois Membros dá ONU, mais de indemnizações Sejam also dado a Cuba para compensar ou custou esta LHE. Eu intercâmbio entre você Dois países poderão entao eu operar em todos os sectores do sistema operacional e Nao apenas NAS Telecomunicações, NAS Quais portanto insiste escritório com dois ou US objectivo evidente de excesso de velocidade vai fundentes propaganda disseminada Miami anti-comunista a ondas de casca Ilha Rádio e Televisão cabelos Canais de piratas. DEPOIS, E uma adesão ano do Povo socialismo cubano está a ser tolerado por Washington. E reiterou em Havana, Raúl Castro, apenas três anos apos 17 de Dezembro, do Poder Diante da Assembléia Nacional do Povo ", ou sistema econômico que vai continuar a prevalecer em um Propriedade socialista repousar toda O Povo na meiose de Produção você." Ele finalmente subtraído reivindicação satisfazer Uma chave: retorno ao território cubano ocupado parte fazer pêlos Estados Unidos desde Século ha Mais Um, Guantánamo. Barack Obama foi constrangido a reconhecer recentemente a evidência: A Baía de Guantánamo, área-direito não, não servem US democratas anos "Senao" como um centro de tortura. Lembre-se que outrora havia ELE bloquear este Prisão prometido. Disse ELE NÃO em contrapartida NEM Uma Palavra sobre a restituição a Cuba of this e Seu território. Uma ovação em 28 de Janeiro último acolheu, aquando da da Comunidade 3ª Conferência dos Estados latino-americanos e dar Caraíbas (CELAC), e fala o presidente Raúl Castro fazer formular estas demandas Muito foi suficiente para ilustrar que cubano Ampla Solidariedade do revolução conseguiu se em construir ao redor. Hoje, em todas estas Questões - Levantamento do Bloqueio, Não-interferência nos índice de assuntos dos países Terceiros e Respeito dá soberania nacional, Encerramento dá base militar estado-unidense e restituição Guantanamo - são claramente ele Estados Unidos, e NÃO Cuba, que estao Isolados jantar não internacional.

Ou Processo iniciado, devendo conduzir fazer restabelecimento Normalização à das Statians cubanos estado-Relações, Não é portanto primórdios Senao nos SEUs. Ele levará ritmo como negociações em curso como para Chegar à UM diálogo de igual para igual. Aquelas e aqueles que Mais uma vez derrotado imaginavam um cubano deverão Revolução AINDA espera; e refletir em nenhum mundo facto que é vias EM ou movido, profundamente MUITO. E talvez tambem na ideia de que a hegemonia atual do estado-unidense, financeirizado e militarizada, ELA Não É Própria todo-poderoso, NEM eterna ...
[1] nós tratados ou Leitor denunciar-se a fazer Livros VÁRIOS autor:  Os Avanços da revolucionária América Latina  (Avante, 2010),    Les Avancées révolutionnaires en Amérique latine  (Parangon, 2010); e  Cuba révolutionnaire - 2 take  . (L'Harmattan, 2006 et 2003) 

[*]  Pesquisadora do Conseil National de Recherche Scientifique (CNRS) 


Este Artigo descobrir-se em  http://resistir.info/  .
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário