sexta-feira, 7 de março de 2014

Rege o silêncio eleitoral em El Salvador


PDF Imprimir E-Mail
San Salvador, 6 mar (Prensa Latina) Os eleitores salvadorenhos a partir de hoje têm 72 horas para decidir em quem votarão no próximo domingo, no segundo turno eleitoral.
Além disso, os dois partidos políticos em disputa, os meios de comunicação, as pessoas naturais ou jurídicas não poderão fazer propaganda nem pedir voto em reuniões ou atos públicos, nem mediante folhas volantes, placas ou alto-falantes, tal e como estabelece o código eleitoral.

No próximo domingo, 9 de março, segundo o padrão eleitoral, 4.955.107 milhões de salvadorenhos deverão exercer seu direito ao voto. A Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) se configura como o ganhador destas eleições, depois de seu triunfo no primeiro turno em 2 de fevereiro, com 10 pontos a frente da Aliança Republicana Nacionalista (Arena).

Também, todas as pesquisas apontam como vitoriosa a FMLN, partido de esquerda que têm se somado com dezenas de organizações sociais, bem como outras forças políticas.

O proselitismo da Arena, diante do resultado de 2 de fevereiro, caracterizou-se por sobrevalorizar o tema da insegurança o qual gerou uma onda de crítica tanto nas ruas como nas redes sociais.

Depois da derrota, alterou sua campanha, sem deixar de infundir medo, e focou-se em vincular a FMLN com os acontecimentos da Venezuela e com o futuro de El Salvador, em caso de uma eventual vitória da Frente.

O instituto político de esquerda incentivou à população a votar em seu candidato presidencial, Salvador Sánchez Cerén, pedindo ao eleitorado que fosse no domingo cedo, com alegria e esperança.

Assim também a Arena tem incentivado a comparecer às urnas para assegurar o voto.

tgj/otf/bj
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário