domingo, 30 de março de 2014

ELN: Destituição do prefeito de Bogotá ameaça processo de paz

sábado, 29 de março de 2014




O Exército de Libertação Nacional (ELN) afirmou nesta sexta-feira (28) que a destituição do prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, pelo presidente Juan Manuel Santos, põe em perigo o processo de paz na Colômbia.

Petro foi deposto de seu cargo por Santos, que desconsiderou as medidas cautelares outorgadas ao prefeito bogotano pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A ação do presidente também põe em perigo a possibilidade de um diálogo com a guerrilha do ELN, assinala um comunicado datado de 20 de março nas montanhas da Colômbia, divulgado nesta sexta-feira (28) em Bogotá.

“A destituição de Petro confirma a postura retrógrada da oligarquia colombiana e sua solidariedade de classe”, diz o texto.

O ELN sublinha em seu comunicado que essa medida à extrema direita do presidente demonstra a intolerância para aceitar, nas instituições, posturas críticas e a serviço dos excluídos alcançadas pelas vias constitucionais.

Para o ELN, “se esse é o destino de um prefeito eleito pelo voto popular, o que pode se esperar sobre o respeito e cumprimento dos eventuais acordos subscritos em uma mesa de diálogo com a insurgência”, afirmaram em alusão às conversas entre o Governo e as Farc-EP instaladas em Havana, Cuba.

A Colômbia está desconhecendo "de maneira flagrante a juridicidade internacional", sublinha, “à qual deve ser submetido um governo que em janeiro passado afirmou acatar e respeitar uma decisão em favor do prefeito de Bogotá", caso se confirmasse.

Na opinião da guerrilha, essas "viradas do presidente [Santos] demonstram falta de seriedade ao seu mandato e põem à prova sua disposição e capacidade para cumprir acordos, tanto no âmbito internacional, como interno".

“Como candidato à reeleição transmite uma mensagem negativa aos possíveis eleitores, e é possível também prever um altíssimo índice de abstenções e voto em branco nas eleições presidenciais em maio”, argumentam.

Com atitudes como essas, considera o ELN, “a oligarquia colombiana evidencia sua falta de respeito à vontade popular expressada nas urnas e invalida as eleições como um exercício democrático”.

Tem razão Petro quando afirma que nestes momentos "o voto não vale" e é necessário mudar as instituições, alegam os guerrilheiros.
--
Fonte: Prensa Latina
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário