quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Rússia indignada por destruição de memória histórica na Ucrânia


PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaMoscou, 26 fev (Prensa Latina) A chancelaria russa expressou hoje indignação diante da destruição na Ucrânia do monumento ao marechal de campo Mijail Kutúzov, chefe do Exército russo que freou no século XIX a invasão das tropas napoleôniucas.
Na Rússia estamos indignados pela campanha para derrubar monumentos que continuam na Ucrânia. Exigimos diante das novas autoridades ucranianas que detenham esses abusos, adverte um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores.

Um busto do herói do confronto aos invasores napoleônicos foi retirado na localidade de Brodi, na ocidental província do Lvov, segundo uma resolução aprovada pela Assembleia Municipal em dezembro passado, informou o partido ultranacionalista Svoboda.

A obra patrimonial foi levada de um parque ao armazém da empresa municipal de serviços.

A equipe de imprensa de Svoboda entregou aos jornalistas uma nota na qual explica que a derrubada do monumento foi decidida na instância de Igor Kalinets, extremista que esteve preso, que demandou se coloque nesse lugar a imagem de algum ucraniano destacado.

Após a recente guerra urbana em Kiev que derrocou ao presidente Víctor Yanukóvich, com mais de 80 mortos, muitos deles policiais, a assembleia popular de Brodi decidiu construir um monumento que denominou heróis caídos do Maidán.

Os casos de desmonte de monumentos colocados nos tempos da União Soviética multiplicaram-se após a defenestração de Yanukóvich.

Estátuas de Vladimir Ilich Lenin com categoria de patrimônio conferido pela Unesco e de outras personalidades soviéticas foram destruídas.

Mais de mil manifestantes de origem russa, entretanto, expressaram ontem sua inconformidade com o desenvolvimento dos acontecimentos na Ucrânia e exigiram proteção às autoridades locais em um protesto em frente ao Parlamento de Crimea.

Alertaram sobre a possível irrupção de ultranacionalistas armados no território dessa república autônoma e demandaram defender aos integrantes das forças antimotins (Berkut) da localidade, a polícia e fiscais de repressões e humilhações, segundo Itar-Tass.

Na Rússia, Mijail Marguélov, presidente do comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação (Senado russo), confirmou que hoje uma delegação desse órgão legislativo viajará à república autônoma de Crimea.

A representação estará encabeçada por Igor Morózov, integrante dessa comissão na Câmera Alta russa, e tem como tarefa se reunir com militares, deputados, a administração regional anterior e a atual, disse Marguelov a Itar-Tass.

tgj/jpm/cc
Modificado el ( miércoles, 26 de febrero de 2014 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário