sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Perú, chefe militar destituido

Ministro peruano confirma destituição de chefe militar PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaLima, 8 nov (Prensa Latina) O ministro peruano de Defesa, Pedro Cateriano, confirmou hoje a suspensão do chefe do comando militar de um território no que operam remanescentes de um grupo armado, por ordenar um ataque aéreo contra uma população.
Cateriano indicou que o general César Dias Peche foi removido do cargo do Comando Especial do Vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM), agreste zona na que atuam os alçados.

A medida, imposta na semana passada, foi tomada depois que uma investigação militar determinou que o ataque de dois helicópteros artilheiros contra a localidade de Nova Esperança, não foi avaliado adequadamente em forma prévia.

No ataque, ocorrido em 16 de outubro passado, morreu um civil e teve quatro feridos, bem como dezenas de casas destruídas ou afetadas.

O Ministro descreveu essa ação como um doloroso erro, pelo que assumiu a responsabilidade política, deixando as penas nas mãos dos tribunais.

Segundo um relatório castrense inicial, o ataque estava dirigido a destruir armadilhas explosivas nos acessos à base contrainsurgente de Mazangaro, cerca de Nova Esperança.

O ministro fez a declaração depois de apresentar um relatório à comissão de Defesa do Congresso, pediu desculpas pelo sucedido, negou que o ataque à população civil fosse feito adrede e assegurou que os afetados receberão indenizações.

tgj/mrs /bj
Modificado el ( viernes, 08 de noviembre de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário