sexta-feira, 12 de julho de 2013

Snowden: Rússia e países latino-americanos ganharam "respeito do mundo"

Ex-consultor da CIA, em carta difundida pelo Wikileaks, afirmou não querer "vender" os segredos dos EUA e sim "justiça"

O ex-agente da CIA e da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana, na sigla em inglês) Edward Snowden, emitiu uma declaração, nesta sexta-feira (12/07), na qual agradece e aceita formalmente todas as ofertas de asilo que recebeu. O texto, difundido pelo Wikileaks, também antecipou que o norte-americano pedirá asilo temporário na Rússia até que sua viagem a algum país da América Latina seja viabilizada.
Efe

Snowden em reunião com ativistas de direitos humanos no aeroporto de Moscou, onde está refugiado há três semanas

Segundo ele, o posicionamento da Rússia e dos países latino-americanos que prontamente lhe ofereceram asilo faz com que estas nações ganham o respeito do mundo “por se negar a comprometer seus princípios frente à intimidação”. “É minha intenção viajar a cada um destes países para dar meu agradecimento pessoal a seus povos e seus líderes”, garantiu, pedindo assistência para garantias de segurança em seu translado para a América Latina, e afirmando que pedirá asilo na Rússia até que sua viagem seja autorizada legalmente.

Para o Snowden, perseguido pelos Estados Unidos por revelar os programas de espionagem do país, países como Venezuela, a Bolívia, Nicarágua, Equador e Rússia foram os “primeiros a se levantar contra as violações aos direitos humanos”. “Alguns governos da Europa Ocidental e Estados norte-americanos têm demonstrado uma vontade de agir fora da lei, e esse comportamento persiste até hoje”, ressalta no texto.
O ex-técnico da CIA, que há dias se encontra na área de trânsito do aeroporto de Moscou, afirma ainda que as ofertas de asilo feitas por presidentes latino-americanos como Nicolás Maduro, da Venezuela, fazem com seu status de asilado seja formal e que “nenhum Estado” possa “limitar ou interferir” no seu direito de usufrui-lo.
Nuremberg

Explicando sua decisão que o obrigou a afastar-se da vida “em grande conforto” com sua família e uma “casa no paraíso” que conta ter tido antes até revelar os programas de espionagens dos EUA, Snowden alega acreditar no princípio declarado em Nuremberg na Alemanha, em 1945: “Os indivíduos têm obrigações internacionais que transcendem as obrigações nacionais de obediência. Portanto, cidadãos individuais têm a obrigação de violar leis domésticas para prevenir que crimes contra a paz e a humanidade aconteçam”.

“De acordo com isso, eu fiz o que acreditava certo e comecei uma campanha pra corrigir essas ações erradas. Eu não busquei enriquecer. Eu não busquei vender os segredos dos EUA. Eu não fiz acordos com nenhum governo estrangeiro para garantir minha segurança. Ao contrário, levei o que sabia a público para que o que afeta todos nós possa ser discutido por todos à luz do dia, e pedi justiça ao mundo. A decisão moral de contar ao público sobre a espionagem que afeta a todos foi custosa, mas foi a coisa certa a fazer e não tenho arrependimentos”, expressa.

Para Snowden, a perseguição pelo governo e serviços de inteligência dos EUA é uma tentativa de advertência a outras pessoas que possam revelar informações secretas. “Até levou ao passo sem precedentes de ordenar aliados militares a posar o avião de um presidente latino-americano em busca de um refugiado político”, diz, sobre o bloqueio a Evo Morales e sua comitiva na Europa, que considera “uma ameaça não só à dignidade da América Latina, mas aos direitos básicos de cada pessoa, de cada nação, de viver livre da perseguição, e de procurar e desfrutar asilo”.
                Fonte: Opera Mundi
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário