terça-feira, 16 de julho de 2013

Exército sírio acha oficina para fabricar armas químicas em Damasco


PDF Imprimir E-Mail
  
Exército sírio acha oficina para fabricar armas químicas em DamascoDamasco, 15 jul (Prensa Latina) O Exército Árabe Sírio detectou nas últimas horas uma oficina para fabricação e armazenamento de substâncias químicas tóxicas em um refúgio de opositores armados localizado no bairro de Jobar, periferia desta capital.
Grandes quantidades de cloro permaneciam no local clandestino, enquanto que outras substâncias eram de manufatura estrangeira, alguns com a inscrição: Feito em Arábia Saudita, destacou o canal oficial de notícias.

Foram confiscadas também armas de diferentes tipos e dezenas de granadas vazias de morteiros, que estavam sendo preparadas para serem recheadas com as substâncias fatais, explicou.

Na reportagem foram lembrados vários ataques com armas químicas que causaram a morte de dezenas de pessoas, das quais Damasco acusa os grupos mercenários que contam com apoio incondicional logístico e financeiro de administrações ocidentais e da região para derrocar o governo.

Um míssil de fabricação caseira lançado por irregulares matou no dia 19 de março em Khan Al-Assal, província de Alepo, 25 pessoas e deixou ao redor de 110 feridas, motivo pelo qual as autoridades sírias pediram imediatamente à ONU uma investigação.

No entanto, o tema foi manipulado por potências como Estados Unidos, Grã-Bretanha e França para tentar acusar o governo e promover um conjunto de medidas hostis contra ele, entre as quais se considera inclusive a possibilidade de uma intervenção militar estrangeira.

Neste domingo, unidades das Forças Armadas combateram terroristas da Frente Al-Nusra no povoado de Kabayeb, na estrada de Deir Ezzor a Damasco.

Durante os combates foram abatidos vários dos extremistas que bloqueavam as estradas e atacavam civis na região, informou a agência de notícias SANA.

Esta destacou também que o Exército libanês apreendeu uma caminhonete que se dirigia à Síria carregada com armas, munições e granadas em um ponto de controle da região de Arsal, enquanto deteve cinco ocupantes: dois sírios, dois palestinos e um libanês integrantes da Al-Nusra.

Também ontem, um suicida da entidade filiada à rede Al Qaeda, que procura impor aqui um califado islâmico, detonou um carro bomba em frente à delegacia de Deir Attieh, na estrada entre a cidade de Homs e esta capital, ação que custou a vida de pelo menos 40 pessoas.

Dos falecidos, 20 são civis, explicou à Prensa Latina uma fonte próxima ao comando militar sírio que preferiu o anonimato.

Os operativos contra mercenários se estenderam às províncias de Idleb, Alepo, Homs, Hassakeh, Deraa e Damasco Campo, em confrontos onde foram detidos um número indeterminado de opositores e apreendidas grandes quantidades de equipamento militar e meios de transporte, agregou SANA.

pgh/lr/cc
Modificado el ( lunes, 15 de julio de 2013 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário