segunda-feira, 17 de junho de 2013

Egito: Centro árabe(Al Wqasat) pede acordo para evitar choque sangrento

Islâmicos moderados egípcios pedem que se evitem choques sangrentos PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaCairo, 16 jun (Prensa Latina) O partido islâmico moderado egípcio Al Wasat (Centro, árabe) pediu hoje a um acordo entre as forças políticas nacionais "em uma situação dominada pela irracionalidade", para evitar choques sangrentos.
Os partidos opositores agrupados na Frente de Salvação Nacional (FSN) convocou manifestações em massa no próximo 30 de junho para pedir o impeachment do presidente egípcio, Mohamed Morsi; os partidários do presidente planejam marchas de apoio para a próxima sexta-feira 21.

Chama a atenção que a convocação dos opositores seja no domingo 30, primeiro dia laboral da semana aqui, em vez de ser em uma sexta-feira, primeiro dia dos dois feriados de fim de semana.

Os opositores se propõem a apresentar nesse dia 15 milhões de assinaturas como voto de não confiança contra o presidente Morsi e para a convocação de eleições presidenciais antecipadas.

A direção do Al Wasat circulou um convite para 16 grupos, incluídos as integrantes do FSN, com uma agenda que abarca uma "discussão sobre a forma de conseguir a cooperação política, conformar uma postura comum sobre o governo e as eleições para a Assembléia de Deputados, e uma ação coordenada sobre o tema da represa etíope que meios locais estimam que diminuirá o fluxo do rio Nilo.

Al Wasat é aliado do Partido Libertem e Justiça (PLJ), braço eleitoral da Irmandade Muçulmana que levou como candidato Morsi à presidência no ano passado.

O presidente do Partido dos Egípcios Livres, Amr Hamzawy, recusou de imediato a proposta e a qualificou como uma intenção de "pôr em dúvida a firme postura da oposição contra o diálogo" convocado pelo presidente Morsi, até que sejam cumpridas um grupo de exigências.

Entre outros, os grupos do FSN exigem a dissolução do gabinete, a formação de um governo de reconciliação, a derrogação da Constituição proclamada em dezembro passado e a conformação de uma Assembléia Constituinte por consenso e sem maioria de delegados islâmicos.

Por seu lado, o comando do Exército anunciou que se mantém equidistante no conflito, a mobilização de tropas para proteger as instituições oficiais e as propriedades públicas e advertiu que não permitirá atos de vandalismo.

rc/msl/cc
Modificado el ( domingo, 16 de junio de 2013 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário