sábado, 24 de novembro de 2012

FARC-EP: Carta a Obama

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CARTA A OBAMA


Havana, 23 de novembro de 2012

Senhor Presidente BARACK OBAMA
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

Respeitosa saudação.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo (FARC-EP), em nossa condição de organização política em confronto com o Estado colombiano, mas que hoje desenvolve um processo de diálogos em Havana (Cuba), visando resolver pelas vias incruentas o longo conflito político, social e armado que padece nossa pátria, saúda a realização recente dos comícios presidenciais no seu país, que definiram sua reeleição como primeiro mandatário dos Estados Unidos de América.

Valorizamos a capacidade do povo norteamericano em definir seus destinos pela vía do voto, e nesse plano desejamos os maiores êxitos a uma gestão que avance firme pela senda da paz mundial.

Dias antes de sua reeleição escutamos com atenção e expectativa suas palavras em função da paz na Colômbia, desejando o caminho da concórdia e a participação política das FARC-EP, coisa que agradecemos imensamente, em tanto o propósito mencionado tem sido nosso anseio constante.

Sempre tem sido difícil justificar o nosso direito de resistir às tiranias e ao mesmo tempo procurar a justiça e a democracia, pois como sabiamente expresa a Declaração de Indepêndencia dos Estados Unidos de 1776 “quando uma forma de governo vira destrutora desses princípios, o povo tem o direito de reformá-la, ou aboli-la, e instituir um novo governo que se sustente em ditos princípios e, organizar seus poderes na forma que a seu juizo oferecerá as maiores possibilidades de alcançar sua segurança e felicidade”

Nossa vocação de paz nos impele ao diálogo e a procurar que as razões de nosso alçamento se resolvam por as vias incruentas, para o qual esperamos seu concurso. Em tal sentido solicitamos ao Presidente dos Estados Unidos que, em uso de sua faculdade para indultar, permita que Simón Trinidad, delegado de paz das FARC-EP possa estar presente e participar na mesa de conversações de Havana. Imenso aporte à paz da Colômbia faria o governo dos Estados Unidos com esse gesto de humanidade.

Atenciosamente,

Delegação de Paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômba, Exército do Povo (FARC-EP).

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário