quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"Fu" : Ponto de mudança para o capitalismo constitucional na China?

Debaterão mudanças à constituição do Partido Comunista da China PDFImprimirE-Mail
Escrito por Camila Carduz
martes, 23 de octubre de 2012

Imagen activa23 de octubre de 2012, 07:26Beijing, 23 out (Prensa Latina) Um projeto de emendas à constituição do dirigente Partido Comunista da China (PCCh) será debatido para sua aprovação, em um momento no qual seus dirigentes se mostram decididos a promover ainda mais a reforma, abertura e modernização deste gigante asiático.
Essas emendas deverão ser aprovadas pelo XVIII Congresso Nacional do PCCh, programado para o próximo 8 de novembro, mas primeiro deverão passar pelo exame e discussão da sétima sessão plenária do XVII Comitê Central do PCCh, prevista para 1 de novembro.

Até o momento não foi divulgado detalhe algum desse projeto de emendas, cuja existência foi anunciada ontem no final de uma reunião dos 24 membros do Bureau Político do PCCh, dirigida pelo presidente chinês, Hu Jintao.

Mas a agência estatal de notícias Xinhua, citou um relatório dessa reunião no qual se destaca a importância de elaborar um rascunho de emenda da Constituição do PCCh "que esteja de acordo com as necessidades de inovação, prática e desenvolvimento teórico" dessa organização política no poder desde 1949.

Segundo esse documento, a Constituição do PCCh deve ser atualizada para que reflita os recentes avanços teóricos desse organismo político "na adaptação do marxismo às características locais e à experiência prática".

Os participantes na reunião do Bureau Político, presidida por Hu, também discutiram o projeto de um relatório central para o XVIII Congresso do PCCh, elaborado a partir de ideias e propostas reunidas por todo o país, e que resume o trabalho realizado desde a reunião anterior.

Esse projeto, desenhado a partir de ideias e propostas de pessoas dentro e fora do PCCh, deve refletir "as necessidades do desenvolvimento do socialismo com características chinesas e adaptar-se às novas situações e às novas tarefas", indica o relatório citado por Xinhua.

Na agenda da reunião plenária que o Comitê Central do PCCh realizará no dia 1 de novembro, está incluída a discussão do projeto de relatório ao XVIII Congresso, do qual surgirá uma nova geração de líderes chineses em substituição da que atualmente encabeça Hu.

O relatório, citado por Xinhua, destaca que o XVIII Congresso do PCCh coincide com "um momento crucial, quando a China está construindo uma sociedade moderadamente próspera em todos os sentidos, aprofundando na reforma e abertura e acelerando a transformação do modelo de desenvolvimento econômico em setores importantes".

De acordo com esse documento, o congresso dessa organização política será um estímulo para "continuar avançando na construção de uma sociedade modestamente confortável, na modernização e no desenvolvimento do socialismo com características chinesas".

Além disso, indicou que o Partido tem que resumir as experiências vitais que acumulou em sua liderança para fazer avançar a reforma, a abertura e a modernização, e também aproveitar este momento para desenhar as linhas diretrizes e as políticas que respondam ao chamado dos tempos e do povo.

ocs/tgj/cc
Modificado el ( martes, 23 de octubre de 2012 )

pensarnetuno, nota:
A")"Fu" tem o significado de retorno e ponto de mutação, mas dependendo da complexa pronuncia chinesa pode ter outro.
B) As "reformas" significam a queda progressiva das máscaras com os símbolos comunistas e o retorno pleno ao capitalismo.
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário