sábado, 15 de setembro de 2012

Perigo internacional: Foguetes SAM-7 com terroristas e mercenários na Síria

Foguetes SAM-7 nas mãos de grupos armados sírios PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
viernes, 14 de septiembre de 2012
Imagen activa14 de septiembre de 2012, 11:35Damasco, 14 set (Prensa Latina) A chegada de foguetes SAM-7, procedentes de Líbia, com a cumplicidade da Turquia, às mãos dos grupos armados sírios foi denunciada hoje pelo jornal britânico The Times.

Um artigo desse jornal que cita a agência árabe síria de notícias SANA, denuncia a chegada à Turquia, procedente da Líbia, de um barco com 400 toneladas de equipamentos bélicos, os quais, afirma, já foram entregues aos grupos opositores armados dentro da Síria.

Foguetes SAM-7 (Míssil Terra-Ar) e lança-foguetes RPG, fazem parte da carga, entre outros materiais, que segundo um membro do chamado Exército Livre Sírio, citado pelo jornal, é a maior de seu tipo até o presente.

O barco chamado "Vitória" está ancorado no porto de Iskenderun e seu capitão Omar Musab, é de nacionalidade líbia, da cidade de Bengazi, onde dirige uma organização chamada "Conselho Nacional Líbio de Alívio" e se encarrega da transferência de equipamentos aos grupos armados na Síria, precisou a SANA.

Citado pelo The Times, Musab assinalou que os grupos opositores têm agora mais armas das que necessitam.

O jornal britânico indicou que os Irmãos Muçulmanos da Síria e o chamado Exército Livre não se colcoaram de acordo sobre o controle desse carregamento de material bélico.

Afirmou que imagens e gravações demonstram que o carregamento chegou à fronteira com a Síria e que 80 por cento já está no interior desse país.

O SAM-7 é um foguete de superfície que pode percorrer sete quilômetros e se guia por raios infravermelhos, o que pressupõe que, na tentativa de derrubar um avião ou helicóptero, o projétil avança diretamente para o calor dos motores, asseguram especialistas.

A sofisticação dessas armas, com um comprimento de aproximadamente dois metros, permite-lhes também derrubar aviões de combate, devido à velocidade que atingem, entre 2,3 e 2,5 mach, isto é, até duas vezes e meia acima da barreira do som.

Esse tipo de armamento manteve as tropas estadunidenses em alarme durante suas agressões ao Afeganistão e ao Iraque devido a seu uso pelos rebeldes, inclusive durante o final do século XX e na atualidade, Washington realizou negociações com o governo da Nicarágua para desativar arsenais desses foguetes em seu poder.

Recentemente, porta-vozes dos insurgentes sírios ameaçaram derrubar aviões civis, algo que provocou reações contrárias em diversas capitais do mundo.

rmh/lb/es
Modificado el ( viernes, 14 de septiembre de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário