domingo, 27 de maio de 2012

Síria denuncia sincronização de ataques com visita de Annan

         PDFImprimirE-Mail
Escrito por Camila Carduz
domingo, 27 de mayo de 2012
Imagen activa27 de mayo de 2012, 13:46Damasco, 27 mai (Prensa Latina) A Síria denunciou hoje a sincronização do recente massacre na cidade de Houla com a visita do enviado da Liga Árabe e da ONU, Kofi Annan, para verificar a marcha de seu plano de seis pontos sobre uma solução política à crise.

Durante uma conferência de imprensa o porta-voz do Ministério de Exteriores e Emigrados, Jihad Makdesi, chamou a atenção sobre a "suspeita sincronização dos ataques contra a população civil com a chegada de Annan".

É um golpe contra o processo político, sustentou depois de sublinhar que "a metodologia de assassinatos brutais não faz parte das éticas do exército sírio e quem está matando não é o exército sírio regular, senão grupos terroristas armados".

Makdesi questionou "a ligeireza com que se acusa às forças do governo" do massacre perpetrado na sexta-feira em Houla, no centro do país, onde perderam a vida mais de 90 civis, incluídas crianças. Esclareceu que o sucedido não favorece os interesses do Estado sírio. "Não podemos negociar com o sangue de nossos filhos, da mesma forma que não pode ser justificado o uso de armas contra o prestígio do Estado por mais desculpas políticas que tenham", disse.

O porta-voz do governo sírio destacou que desde que seu país acolheu o plano da ONU aumentaram as ações dos grupos terroristas, porque, indicou, não desejam que este programa tenha sucesso.

As violações documentadas contra a iniciativa de Annan são mais de 3.500, assegurou.

Não deixaremos que os grupos terroristas se beneficiem desta situação de crise por mais que se estendam os confrontos, advertiu em aparente referência às reivindicações da população para que o governo responda com mão de ferro aos ataques das bandas armadas.

A declaração das autoridades sírias coincide com apressadas condenações de vários porta-vozes de países ocidentais, encabeçados pelos Estados Unidos, e algumas monarquias árabes que assinalam a suposta responsabilidade de Damasco com o massacre de civis em Houla.

ls/lb/cc
Modificado el ( domingo, 27 de mayo de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário