sexta-feira, 4 de maio de 2012

Direita quer derrubar democracia boliviana.


Organizações sociais anunciam defesa da democracia na Bolívia
PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
viernes, 04 de mayo de 2012
Imagen activa04 de mayo de 2012, 10:48La Paz, 4 mai (Prensa Latina) Organizações sociais e municipais de Cochabamba ratificaram hoje a defesa da democracia e do processo de mudanças na Bolívia, que na sua opinião estão sendo ameaçados por setores que buscam desestabilizar ao governo de Evo Morales.

O presidente da comunidade de municípios do Trópico de Cochabamba, Rimer Ágreda, explicou nesta sexta-feira à Agência Boliviana de Informação o plano das mobilizações.

"Não podemos manter esta situação em que setores intransigentes perturbam e buscam desestabilizar o país com anúncios anúncios de golpe e referendo revocatório, inclusive a marcha indígena que pretende recuperar impacto político a favor da direita, não vamos permitir isso", apontou Ágreda à rádio Pátria Nova.

Acrescentou que neste fim de semana diferentes organizações cívicas, de transporte, cocaleiras, conselhos para a mudança e municipalistas se reunirão para planificar a mobilização orientada a defender a democracia.

O panorama conflitivo do país encontra-se incentivado por médicos e trabalhadores da saúde, que mantêm protestos de rua e greves de fome em rejeição às oito horas de trabalho diário nos hospitais, há mais de um mês, sublinhou.

Soma-se a esses a Central Operária Boliviana, que determinou uma paralisação nos dias 9, 10 e 11 deste mês exigindo um aumento de dez vezes no salário mínimo, apesar do aumento de 23 por cento decretado pelo presidente Evo Morales, bem como a anulação do decreto que estabeleceu as oito horas de trabalho na saúde pública.

Os motoristas anunciaram uma paralisação das atividades nos dias 7 e 8 de maio em rechaço à Lei de Transporte de La Paz e exigindo o aumento das tarifas a nível nacional.

Finalmente, indígenas das terras baixas marcham à cidade de La Paz para pedir a anulação de uma lei que estabelece uma consulta democrática aos nativos do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure.

A consulta indígena deve determinar a construção ou não de uma estrada através desse parque, o que adiantaria serviços de saúde, educação e comércio a essas comunidades originárias.

rmh/abm/es
Modificado el ( viernes, 04 de mayo de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário