terça-feira, 31 de janeiro de 2012

1936/39 , brasileiros na guerra civil da Espanha

brasileiros que lutaram na guerra civil da Espanha


Um importante depoimento de nossa participação


“Excluído do Exército brasileiro por ter participado do movimento de 35, a condenação de oito anos de prisão, o encontrou no exílio, em Buenos Aires, de malas prontas para a Espanha, como voluntário das famosas Brigadas Internacionais. Sua participação na grande luta desamparada do povo espanhol contra o nazi-fascismo foi destada e intensa. Quando da vitória de Hitler e Mussoluni, ele comandava uma brigada, a ‘Lincoln’, que se compunha de 5 mil homens de 30 nacionalidades. Internado na França com milhares de ex-combatentes republicanos espanhóis, José Gay da Cunha, mal curado dos ferimentos recebidos em ação e exausto da travessia dos Pirineus, feita a pé, sobre a neve, foi nomeado delegado de 20 mil companheiros recolhidos ao campo de Gurs, junto às autoridades francesas. Este livro, escrito em estilo tocante pela objetividade, fere diretamente as questões cruciais do drama espanhol…” (trecho do texto de apresentação do livro editado pela Globo,1946)
* José Gay da Cunha nasceu em Porto Alege em 1910.
* Este é um exemplar raro, mas que com alguma sorte, lá pelas tantas, é possível encontrar em um sebo, livraria de usados.







Dezesseis brasileiros (dois civis e 14 militares) lutaram na Guerra Civil Espanhola (1936/1939). São eles os militares: Alberto Bomílcar Besouchet, Apolonio de Carvalho, Carlos da Costa Leite, David Capistrano da Costa, Delcy Silveira, Dinarco Reis, Eneas Jorge de Andrade, Hermenegildo de Assis Brasil, Homero de Castro Jobim, Joaquim Silveira dos Santos, José Gay da Cunha, José Correa de Sá, Nelson de Souza lves, Nemo Canabarro Lucas: e os civis: Roberto Morena e Eny Silveira

Morte de legalista no fronte de Córdoba em 5 de setembro de 1936 em foto de Robert Capa.
                                 Fonte: pontodevista
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário