Manifestações maciças no Brasil pedem demissão de Bolsonaro
Manifestações maciças no Brasil pedem demissão de Bolsonaro para a gestão da pandemia
Publicado:
29 de maio de 2021 22:01 GMT
Mobilizações em várias cidades do país também exigem acelerar o processo de vacinação e assistência social para os atingidos durante a crise de saúde.
Multitudinarias manifestaciones en Brasil piden la destitución de Bolsonaro por el manejo de la pandemia
Manifestantes em Brasília, Brasil. 29 de maio de 2021.
Ueslei Marcellin / Reuters
Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas de várias cidades do Brasil no sábado para expressar seu descontentamento com as políticas do presidente Jair Bolsonaro e exigir sua demissão por causa da fraca resposta do governo à pandemia covid-19, que tirou a vida de quase meio milhão de pessoas no país.
As marchas em massa foram compostas por sindicatos, políticos, estudantes e organizações sociais, que pedem um julgamento político contra Bolsonaro, além de pedir uma aceleração do processo de vacinação e o pagamento de auxílio emergencial, entre outras reivindicações relacionadas à grave crise que a população atravessa.
"Saco de saco", "Queremos as vacinas", "Mais de 450.000 mortos: isso também é sua culpa", é lido em algumas das faixas que os manifestantes carregam, que em sua maioria usavam máscaras.
Alguns participantes também pediram justiça enquanto homenageam seus entes queridos falecidos durante a pandemia.
Manifestantes em Brasília, Brasil. 29 de maio de 2021.
Ueslei Marcellin / Reuters
No centro do Rio de Janeiro, houve um grande protesto acusando as políticas econômicas de Bolsonaro de prejudicar os pobres e os desempregados. Milhares de pessoas também saíram às ruas em Brasília e São Paulo.
Embora as mobilizações fossem em sua maioria pacíficas, incidentes com as forças de segurança foram relatados em algumas cidades.
Na cidade de Recife, Pernambuco, a Polícia Militar usou gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta contra manifestantes, segundo a mídia local.
Alguns protestos incluíram imagens de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos potenciais adversários de Bolsonaro na eleição presidencial de 2022.
Manifestantes no Rio de Janeiro, Brasil. 29 de maio de 2021.
Bruna Prado / AP
Esta é a primeira grande manifestação contra o Governo, que desde o início minimizou as consequências da pandemia, sem tomar medidas sobre ela. As reivindicações sociais deste dia também transcenderam na Rede, acompanhadas pelo #29MForaBolsonaro.
O representante brasileiro tem relutado em estabelecer protocolos de saúde e tomar resoluções para evitar o avanço dos contagionos coronavírus, argumentando a necessidade de restaurar as atividades econômicas.
El Gobierno de Brasil envió a poblaciones indígenas 265.000 comprimidos de medicamentos sin eficacia comprobada contra el covid-19
Governo do Brasil enviou 265 mil comprimidos de drogas comprovados para populações indígenas contra o Covid-19
No último domingo, Bolsonaro participou sem máscara em uma polêmica caravana de motociclistas na cidade do Rio de Janeiro, onde havia multidões, embora eventos públicos sejam proibidos até o final deste mês.
Em março de 2021, o presidente do país sul-americano, que já acumulou mais de cem pedidos de julgamento político desde seu mandato em 2019, entrou com recurso contra diversos decretos dos governos federal da Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal de Brasília, onde foram estabelecidos toques de recolher para evitar a propagação do Covid-19.
rtnoticias
0 comentários:
Postar um comentário