Entregadores de aplicativos protestam em todo o País.
Trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, como aumento de valores, e proteção durante a pandemia do coronavírus
A paralisação dos entregadores de aplicativos tem repercussão em várias localidades do País nesta quarta-feira 1. Os trabalhadores interromperam as entregas diárias, ainda mais frequentes em tempos de pandemia, para lutar por melhores condições de trabalho.
O rendimento desses trabalhadores, que já vinha caindo com a popularização de plataformas como UberEats, Rappi, Ifood e Loggi, encolheu ainda mais durante a pandemia do coronavírus, de acordo com relatos.
Entre as pautas de reivindicação estão o aumento da tarifa mínima por entrega – que em média é de R$ 5 -, o aumento do valor por quilometragem – os entregadores dizem receber por volta de R$ 2 por 6 km rodados – e o fim dos bloqueios praticados pelas plataformas, que faz com que eles trabalhem muito mais.
Também não ficam de fora a exigência por materiais de proteção contra a covid-19 – há relatos de que os entregadores não recebem álcool em gel ou máscara pelas empresas – e ainda não têm direito a um afastamento remunerado, em caso de doença. Os entregadores também brigam para conquistar um seguro para casos de roubos e acidentes.
Confira as manifestações pelo País.
São Paulo
No Jaguaré, em SP, o #BrequeDosApps fechou o galpão! pic.twitter.com/8a7LrafRxO
— Treta no Trampo (@tretanotrampo) July 1, 2020
Belo Horizonte/MG
Rapaziada, vocês não tem noção de como #BrequeDosApps em BH está loko! pic.twitter.com/Z7bUaJOYMN
— Treta no Trampo (@tretanotrampo) July 1, 2020
Recife
São Luís/MA
Brasília
Muito obrigado por ter chegado até aqui...
... Mas não se vá ainda. Ajude-nos a manter de pé o trabalho de CartaCapital.
O jornalismo vigia a fronteira entre a civilização e a barbárie. Fiscaliza o poder em todas as suas dimensões. Está a serviço da democracia e da diversidade de opinião, contra a escuridão do autoritarismo do pensamento único, da ignorância e da brutalidade. Há 25 anos CartaCapital exercita o espírito crítico, fiel à verdade factual, atenta ao compromisso de fiscalizar o poder onde quer que ele se manifeste.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores. Seja Sócio CartaCapital, assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica. A democracia agradece.
ASSINE ou, se preferir, Apoie a Carta.
PUBLICIDADE
0 comentários:
Postar um comentário