Cuba comunica 14 novos casos positivos ao COVID-19, nenhum falecido e nove descargas médicas (+ Vídeo)
Neste artigo: Coronavírus , COVID-19 , Cuba , Ministério da Saúde Pública (MINSAP) , Saúde , Saúde Pública , SARS-CoV-2 , Vírus
- Dr. Durán: "Mesmo em Cuba, não se deve falar de uma fase endêmica"
- COVID-19 pode causar danos à pele
No final da quinta-feira, Cuba relatou 14 casos positivos ao COVID-19, para um total de 2.133 pessoas confirmadas com SARS-CoV-2. Pelo sexto dia consecutivo, nenhum falecido no país foi lamentado e nove descargas médicas foram relatadas, informou nesta sexta-feira o Dr. Francisco Durán García, diretor nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública (Minsap).
O especialista especificou que para as amostras COVID-19 2015 foram estudadas, resultando em 14 positivos. O país acumula 114.464 amostras realizadas e 2.133 positivas.
No final de 4 de junho, um total de 521 pacientes, 313 suspeitos e 200 confirmados foram admitidos em hospitais . Outras 2036 pessoas são monitoradas na atenção primária à saúde.
Durán disse que 1.848 pacientes já foram recuperados e três continuam em estado grave. Dois deles recebem assistência médica no hospital Salvador Allende e um no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí. Enquanto isso, um dos pacientes que estava gravemente doente em Salvador Allende agora vai ao atendimento.
Dos 14 novos casos confirmados
- Eles eram todos cubanos
- 13 eram contatos de casos confirmados e apenas em um caso a fonte de infecção não está especificada
- 12 eram homens e 2 mulheres
- As faixas etárias mais afetadas foram: 40-59 anos com oito casos (57,5%), seguidas por 20-39 anos com cinco casos (35,7%)
- 13 dos 14 casos eram assintomáticos
- Nenhuma criança foi diagnosticada com a doença
A residência por províncias e municípios dos 14 casos confirmados é:
- Havana: 12 casos (6 do município de Playa, 2 de Marianao, 2 de San Miguel del Padrón, 1 de Arroyo Naranjo e 1 de Habana del Este)
- Matanzas: 2 casos (1 do município de Matanzas e outro de Limonar)
Taxa de incidência nos últimos 15 dias
- Havana: 195 casos (9,13)
- Assassinatos: 21 casos (2,92)
- Artemísia: 5 casos (0,97)
- Ciego de Ávila: 3 casos (0,69)
- Onze províncias e o município especial da Ilha da Juventud não diagnosticaram casos positivos de COVID-19 nos últimos 15 dias
Dos 2.133 pacientes diagnosticados com a doença no país
- 200 permanecem admitidos confirmados
- 197 (98,5%) apresentam evolução clínica estável
- Acumulou 83 mortes (nenhum dia), para uma letalidade 3, 89%, 17º lugar nas Américas, região cuja letalidade é de 5,58%
- Dois evacuados
- 1.848 pacientes recuperados (nove altas por dia)
Detalhes dos 14 novos casos confirmados:
A Havana:
- Cidadão cubano de 41 anos, residente no município de Playa, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 9 anos de idade, residente no município de Playa, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 41 anos, residente no município de Playa, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 15 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 41 anos, residente no município de Playa, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 16 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 54 anos, residente no município de Marianao, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 47 anos, residente no município de Playa, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 9 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 23 anos, residente no município de Habana del Este, na província de Havana. Contato confirmado do caso. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 27 anos, residente no município de San Miguel del Padrón, na província de Havana. Contato confirmado do caso. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 28 anos, residente no município de Playa, na província de Havana. Contato confirmado do caso, relacionado ao evento AICA Laboratories. 23 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 46 anos, residente no município de San Miguel del Padrón, na província de Havana. Contato confirmado do caso. 15 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 32 anos, residente no município de Arroyo Naranjo, na província de Havana. Contato confirmado do caso. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 30 anos, residente no município de Marianao, na província de Havana. Contato confirmado do caso. 11 contatos são mantidos sob vigilância.
Eliminações:
- Cidadão cubano de 49 anos, residente no município de Limonar, na província de Matanzas. Contato confirmado do caso. 15 contatos são mantidos sob vigilância.
- Cidadão cubano de 34 anos, residente no município de Matanzas, na província de mesmo nome. A fonte da infecção não está especificada. 17 contatos são mantidos sob vigilância.
Pacientes relatados em estado grave:
- Cidadão cubano de 87 anos, do município de Cerro. História de cardiopatia isquêmica. Ele começou com falta de ar e bradicardia sinusal, então decidiu ir para a Unidade de Terapia Intensiva. Está em seu 11º dia de evolução e oitavo dia em Terapia Intensiva. Apresenta estabilidade com evolução favorável, afebril, com ventilação espontânea. Hemodinamicamente estável. Eletrocardiograma com bloqueio completo do ramo esquerdo e bloqueio atrial ventricular de primeiro grau. Nítida melhora radiológica do tórax de lesões inflamatórias na base direita, imagens areolares sugestivas de bronquiectasia. É relatado em estado grave.
- Cidadão cubano de 84 anos. É proveniente do município de Havana Velha. História de pressão alta, diabetes mellitus e cardiopatia isquêmica. Ele começou com vômitos, diarréia e manifestações de desidratação, então mudou-se para Cuidados Intensivos. Ele é afebril, mantém falta de ar moderada e estalos na ausculta em ambos os campos pulmonares, com ventilação não invasiva. Está em seu 11º dia de evolução e oitavo dia em Terapia Intensiva. Apresenta estabilidade com evolução favorável, com ventilação afebril e espontânea. Hemodinamicamente estável. Radiografia de tórax inalterada, aumento de lesões inflamatórias que ascendem e ocupam todo o hemitórax direito e a base esquerda. É relatado em estado grave.
- Cidadão cubano de 73 anos de idade, do município de Playa. História de pressão alta e doença cardíaca isquêmica. De manhã, hoje, ele começou com bradicardia e hipotensão, então mudou-se para Cuidados Intensivos. Ele está no 11º dia de evolução e é seu terceiro dia em Terapia Intensiva. Ele apresenta melhora clínica, estado consciente, orientado, afebril, sem sintomas respiratórios e espontaneamente ventilado, sem suplementação de O 2 . Hemodinamicamente instável. Eletrocardiograma com bloqueio de átrio ventricular de terceiro grau. Rx Tórax sem alterações pleuropulmonares. É relatado em estado grave.
COVID-19 no mundo
Em 4 de junho, 185 países com casos de COVID-19 foram notificados com 6 milhões de 475 mil 644 casos confirmados (+ 126 mil 744) e 386 mil 544 mortes (+ 5 mil 734) com uma letalidade de 5,97% (- 0,03).
Na região das Américas, são notificados 3 milhões 091 mil 206 casos confirmados (+ 72 mil 102), 47,74% do total de casos registrados no mundo, com 172 mil 407 mortes (+ 4 mil 143) com letalidade de 5,58% (+0,01).
Assasinatos acima,me parece problema de tradução para casos de mortes: 2.92%
ResponderExcluirQuem puder esclarecer....
ResponderExcluir