CRISE DO CAPITALISMO
A economia está passando
Por Simon Zeise
REUTERS / Andrew Kelly
A epidemia de coroa exacerba a crise do capitalismo
Queda do mercado de ações em todo o mundo: no início das negociações na segunda-feira, os preços nos centros comerciais asiático e europeu caíram mais de sete por cento. Quando a crise atingiu o coração do capitalismo, o pânico eclodiu em Wall Street, em Nova York. A negociação de valores mobiliários foi suspensa por 15 minutos logo após o início. O Dow Jones então caiu mais de cinco por cento, subitamente caindo para o nível mais baixo desde o início de 2019.
Foi um acidente de anúncio. No fim de semana, a família real saudita decidiu, sozinha, reduzir o preço do petróleo em até oito dólares por barril (159 litros) e expandir drasticamente a produção. Para ter certeza de sua causa, o príncipe Mohammed bin Salman prendeu sem cerimônia o irmão do rei, príncipe Ahmed bin Abdulasis Al Saud, e dois sobrinhos do monarca, príncipe Mohammed bin Najef e príncipe Nawaf bin Najef, na sexta-feira. Os planos da Putsch estão sendo acusados de prisão e enfrentam pena de morte. Com as medidas para diminuir o preço do petróleo, Riad e seu poder protetor Washington estão exacerbando a guerra econômica contra países exportadores de petróleo, como Rússia, Irã e Venezuela.
O preço do petróleo caiu para 28% na segunda-feira. Foi a maior queda desde janeiro de 1991, no início da segunda Guerra do Golfo. A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou os países produtores de petróleo contra a "roleta russa". Como a AIE escreve em seu relatório mensal divulgado na segunda-feira, ela prevê uma queda na demanda de petróleo de 90.000 barris por dia durante todo o ano de 2020 devido à epidemia de corona. Até o momento, a organização esperava um aumento de 800.000 barris por dia. A última vez que uma queda na demanda ocorreu após a crise financeira global em recessão em 2009.
Os governos envolvidos mudaram para o modo de crise. O Federal Reserve dos EUA lançou um programa de resgate bancário na segunda-feira. Menos de uma semana após o corte precoce nas taxas, ela aumentou sua injeção de dinheiro para o sistema financeiro. O volume de suas transações overnight com bancos aumentou de US $ 100 bilhões para pelo menos US $ 150 bilhões. O volume de negócios semelhantes de 14 dias aumentará de US $ 20 bilhões para US $ 45 bilhões. As alterações serão aplicadas até 12 de março. O Tesouro russo anunciou que venderia divisas se o preço do petróleo permanecesse abaixo do limite de US $ 42 por barril (159 litros). O rublo caiu nove por cento ao meio-dia - foram necessários 75 rublos por um dólar no comércio. Esse foi o nível mais baixo para a moeda russa desde o início de 2016.
O governo federal implementou o catálogo de reivindicações de segunda-feira na segunda-feira. As contribuições da previdência social para benefícios de trabalho de curta duração serão futuramente reembolsadas pela Agência Federal de Emprego (BA). Além disso, o trabalho de curta duração deve ser possível no futuro se dez por cento da força de trabalho de uma empresa for afetada por uma perda de trabalho. Até agora, o limite foi de pelo menos um terço. Os investimentos federais serão aumentados em um total de 12,4 bilhões de euros até 2024 para compensar a perda de produção.
As próximas más notícias para a economia alemã voltadas para a exportação vieram na segunda-feira: como o Departamento Federal de Estatística anunciou, o comércio com a China caiu significativamente em janeiro. As exportações para a República Popular diminuíram 6,5% em relação ao ano anterior, para 7,3 bilhões de euros. A economia global está às vésperas da próxima grande recessão.
Cartas ao editor deste artigo:
- Gerhard Minges, Ludwigshafen: Não se esqueça das grandes manobras Quando se trata de coronavírus e sua distribuição, infelizmente um ponto na mídia dificilmente é levado em consideração: a grande manobra militar "Defender Europe 2020"! Desde o final de janeiro até o início de maio ...
- Peter Richartz, Solingen: pânico na corona Como sempre, quando considero uma situação visível ou incompreensível, pergunto: Quem é que beneficia de um valor monetário (ou político)? No momento, é sobre o hype incomparável sobre cães ...
Debate