Um grupo de entusiastas russos, usando imagens do satélite norte-americano Mars Reconnaissance Orbiter (MRO, sigla em inglês), encontrou o provável local onde o módulo de descida da estação interplanetária soviética Mars-6 (Marte-6, em português) caiu em Marte em 1973, informaram os autores da descoberta, Vitaly Egorov e Anton Gromov.
Os resultados da simulação e cálculos indicam que o módulo supostamente caiu em uma cratera localizada na parte baixa do mar da Eritreia, no hemisfério sul do Planeta Vermelho.
A Mars-6 é uma estação interplanetária soviética lançada do Cosmódromo de Baikonur em 1973, no foguete Proton-K. Ela consistia de uma unidade migratória e um módulo de pouso – um veículo de descida. A unidade de voo estudou a composição e densidade da atmosfera, já o relevo de Marte determinou a temperatura de brilho da atmosfera e mediu o campo magnético.
A causa exata do acidente é desconhecida. Essa estação soviética, pela primeira vez na história, transmitiu dados sobre a composição química, pressão e temperatura da atmosfera marciana.
0 comentários:
Postar um comentário