sábado, 21 de abril de 2018

"A Revolução Cubana ainda é verde oliva, pronta para todos os combates"

 6

Miguel Díaz-Canel durante seu primeiro discurso como presidente dos Conselhos de Estado e Ministros da República de Cuba. Foto: Irene Pérez / Cubadebate.
Discurso do camarada Miguel Díaz-Canel Bermúdez, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, na sessão constitutiva da Nona Legislatura da Assembléia Nacional do Poder Popular, no Palácio das Convenções, 19 Abril de 2018, "Ano 60 da Revolução".
(Versões Estenográficas - Conselho de Estado)
Deputado Camarada, General do Exército Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba,
Compatriots:
Eu venho falar em nome de todos os cubanos e cubanos que hoje começam um novo mandato a serviço de uma nação cuja história é orgulhosa, não somente aqueles nascidos nesta terra, mas milhões de crianças da América e do mundo que a amam e respeito como seus próprios.
Eu faço isso com toda a responsabilidade que um ato dessa natureza acarreta e com a consciência de que não estamos inaugurando um novo termo.
Martí disse que: "palavras pomposas são desnecessárias para falar de homens sublimes". E que é agora é quando eu me encontro com honra e emoção, o mandato do nosso povo para dedicar o primeiro pensamento da geração histórica, com exemplar dedicação e humildade nos acompanha nesta hora de desafio premente que Cuba nos espera que somos como eles, capazes de lutar vitoriosamente todas as batalhas que nos aguardam.
A presença de Raul Machado, Ramiro, Guillermo e outros heróis da República, como membros da legislatura toma posse hoje, não devido ao tributo, mais do que merecida, pelo trabalho realizado. General do exército e Primeiro Secretário do Partido era o candidato com mais votos na eleição geral, como eles também estão entre os segundo secretário mais e melhor avaliado e os Comandantes da Revolução, eles também Heróis do Trabalho da República de Cuba.
Eles enobrecem esta sala e nos dão a oportunidade, abraçando-os, de abraçar a história viva.
Mais de meio século de calúnia e escuras trata do conflito de gerações e desânimo diante das dificuldades, não foi capaz de derrubar os pilares do templo da nossa fé: a revolução de Fidel ea Centennial Geração Marti passa pela sua ano 60 com a dignidade de seus fundadores, intacta e ampliada por ter sido capaz de fazer em cada momento o que cada momento exigia.
Com a criação da IX Legislatura da Assembléia Nacional do Poder Popular culmina o processo eleitoral revolucionária nos últimos meses levou o povo cubano, reafirmando seu caráter eminentemente democrática e, ao mesmo tempo consciente de seu alto significado histórico.
As pessoas, exercendo seu direito civil, propuseram, nomearam e elegeram seus representantes nas diferentes instâncias de governo com base em sua identificação com eles, mérito e capacidade de representar comunidades, setores sociais, interesses coletivos, sem campanhas publicitárias. sujeito ao poder do dinheiro, sem politicagem ou fraude, corrupção ou demagogia.
A eleição tem sido o resultado de anseios coletivos sem que nenhum dos eleitos tenha aspirado pessoalmente a ela. Os cidadãos distinguem pessoas humildes, trabalhadoras e modestas como seus representantes genuínos.
É uma eleição que emerge do povo, que ao mesmo tempo controlará sua gestão, participando da tomada de decisões e da implementação das políticas aprovadas. E embora tenhamos feito muitas vezes nos últimos 40 anos, podemos dizer que este processo eleitoral, que conclui hoje tornou-se esmagadora vitória da unidade do povo cubano e uma expressão de compromisso com a defesa do trabalho revolucionário em tempos de incerteza para a maioria dos habitantes do planeta, cujas vontades não contam quando aplicam políticas que reduzem seus direitos e reduzem suas conquistas.
No que a confiança que o povo nos dá o seu voto, só há uma maneira de retribuir: atuar, criar e trabalhar incansavelmente para responder às suas exigências e necessidades, permanentes e apertado com as nossas pessoas humildes, generosos e nobres ligar.
Se alguém gostaria de ver Cuba em um grupo de cidadãos, a sua composição etária, racial, de gênero e ocupação, seria o suficiente para ver e estudar a integração da nossa Assembleia e representação de mulheres, negros e mestiços, os jovens e os idosos que ocupam cargos de decisão nos níveis mais altos do governo, quase na mesma proporção que as estatísticas definem a nação.
O mais importante, no entanto, não é o quanto nos parecemos com o país que somos. O que não podemos esquecer nem por um segundo, a partir deste momento, é o compromisso que adquirimos com as pessoas e com o futuro. Todos os deputados, a liderança da Assembléia, os membros dos Conselhos de Estado e de Ministros, temos a nossa primeira razão de ser na ligação sistemática com a população, obrigando-nos a aprofundar a análise dos problemas a respeito sociedade como um todo e as vidas diárias dos cubanos, favorecendo amplo e sincero sobre eles debate e incentivar todas as formas possíveis para resolver ou mitigar seu impacto sobre a participação dos envolvidos, seja porque a praga ou porque têm a possibilidade para resolvê-los.
Compatriots:
Há dois anos hoje, no final do dia 7. Congresso do Partido, General do Exército nos disse que sua geração iria entregar e cito:" ... os novos pinheiros, as bandeiras da Revolução e do Socialismo, sem o menor sinal de tristeza ou pessimismo, com o orgulho de realização, convencido que eles saberão como continuar e ampliar o trabalho revolucionário pelo qual eles entregaram as melhores energias e a própria vida, vários grupos de compatriotas ".
Isto significa, entre muitas razões, que o mandato dado pelo povo a esta Assembléia Legislativa é dar continuidade à Revolução Cubana em um momento histórico crucial, que será marcado por tudo o que podemos avançar na atualização do modelo econômico e social, aperfeiçoando e fortalecendo nosso trabalho em todas as áreas da vida da nação.
Eu assumo a responsabilidade para que você tenha me escolhido para a convicção de que todos os revolucionários cubanos, a partir da posição que ocupam, a partir do trabalho que fazemos, a partir de qualquer estação de trabalho ou trincheira da pátria socialista, será fiel ao legado exemplar Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz, líder histórico da nossa Revolução e também ao exemplo, a coragem e os ensinamentos do General do Exército Raúl Castro Ruz, atual líder do processo revolucionário (Aplausos).
I nomeou-os e relembrar Marti em seu esboço biográfico de Céspedes e Agramonte: "O estranho pode escrever esses nomes sem tremer, ou pedante, ou ambicioso:. Cubana Bom, não" Fidel e Raul, ligado por sangue, os ideais e a luta nos mostram em seu mais alto grau o significado da palavra irmão, tão valorizada nas relações afetivas do ser nacional.
Mais ainda. Eles, juntamente com os homens e mulheres que trouxeram a Revolução para este lugar, nos dão a chave para uma nova irmandade, forjada na resistência e nos combates compartilhados que nos transformaram em companheiros e companheiros. A unidade, tão necessária enquanto a nação estava sendo forjada, é desde 1959 sua força mais valiosa e sagrada; que se tornou extraordinário e invulnerável no seio de nosso único partido, que não nasceu da fratura ou atomização de outros, mas da integração de todos aqueles que se propuseram a construir um país melhor.
Para nós, é totalmente claro que somente o Partido Comunista de Cuba, o mais alto líder da sociedade e do Estado, garante a unidade da nação cubana e é o digno herdeiro da confiança depositada pelo povo em seus líderes, como disse o camarada. Raul Castro Ruz em seu discurso pelos 45 anos do Exército Ocidental, em 14 de junho de 2006.
Por Raul, que preparou, conduzido e levou este processo de continuidade geracional com firmeza, sem apego aos papéis e responsabilidades, com elevado sentido do dever e do momento histórico, com serenidade, maturidade, confiança, firmeza revolucionária, com altruísmo e modéstia , é mantido pela legitimidade e seu próprio mérito na vanguarda da vanguarda política (Aplausos).
Ele ainda é nosso primeiro secretário, como a referência que é para qualquer comunista e revolucionário cubano. E porque Cuba precisa, contribuindo com idéias e propósitos para a causa revolucionária, orientando e alertando para quaisquer erros ou deficiências, ensino e sempre pronto para enfrentar o imperialismo a qualquer tentativa de agressão contra o país, como o primeiro, com a arma na hora de combate.
Raúl, como nosso povo o chama carinhosamente, é o melhor discípulo de Fidel, mas ele também contribuiu com inúmeros valores para a ética revolucionária, o trabalho partidário e a perfeição do governo.
O trabalho realizado sob sua liderança na última década é colossal. Seu legado de resistência a ameaças e agressões e a busca da perfeição de nossa sociedade é fundamental. Assumiu a direção da nação em uma difícil conjuntura econômica e social. Para a dor humana, ele apresentou o valor revolucionário e o senso de dever e conduziu o país sem descanso, consagrado, com certeza, com ímpeto, com dedicação e devoção. Em sua dimensão de estadista, forjando o consenso popular, ele liderou, promoveu e estimulou mudanças estruturais e conceituais profundas e essenciais como parte do processo de aperfeiçoamento e atualização do Modelo Econômico e Social Cubano.
Com paciência, inteligência e decisões firmes que ao mesmo tempo deveriam ser dadas em silêncio, ele conseguiu a libertação de nossos Cinco Heróis, cumprindo assim a promessa de Fidel de que eles retornariam (Aplausos). Ele marcou com seu estilo afável e possui uma ampla e dinâmica atividade nas relações internacionais. Com firmeza, dignidade e coragem, dirigiu as conversas e negociações que visavam restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos. Ele chefiou a presidência Pro Tempore da CELAC defendendo a unidade dentro da diversidade e conseguindo que a comunidade latino-americana e caribenha declarasse a região como uma zona de paz.
Contribuiu decisivamente para o sucesso das conversações de paz na Colômbia e defendeu os países caribenhos e, em particular, os sempre esquecidos, Haiti e Porto Rico, em todos os cenários de diálogo regional e hemisférico.
Nós ainda sacudir a voz animado e discurso contundente na Cúpula das Américas no Panamá, exaltando a verdadeira história da nossa América e as razões para a resistência espartana e inabalável solidariedade do povo cubano com as causas justas na região e no mundo contra todas as probabilidades, ameaças e agressões.
Esse é o Raúl que conhecemos, admiramos, respeitamos e amamos.
O aluno e rebelde Raúl que participou do primeiro março das tochas em janeiro de 1953 e que, em março do mesmo ano, participou da Conferência Internacional sobre os Direitos da Juventude e da preparação do IV Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes; lutador Raul, em combate, tomou posse no Palácio de Justiça de Santiago de Cuba, como parte das ações do assalto ao Quartel Moncada, serviu de prisão em Isla de Pinos, estava preparado para a luta contra Batista durante o exilado no México, desembarcou no Granma, foi reunido com Fidel em Cinco Palmas, empreendeu a luta na Sierra Maestra e mérito e valor foi promovido a Comandante.
O chefe militar de Raul que, na II Frente Oriental de Frank País, em meio à guerra de libertação, desenvolveu experiências organizacionais e governo para o bem da população, que mais tarde se multiplicaria em todo o país para o triunfo revolucionário.
O Raúl, que liderou o Ministério das Forças Armadas por 48 anos, favoreceu a obtenção de resultados na preparação do país para a defesa e no desenvolvimento da doutrina da Guerra do Povo, tornando-o o órgão mais disciplinado e eficiente. da administração do Estado, em cujo seio se desenvolveram experiências que depois serviram ao país.
O líder político Raul que tem promovido constantemente o debate para a melhoria do trabalho partidário, ligado ao povo, com ouvidos bem atados à terra, e que em momentos muito difíceis, nos convocou com integridade para provar que "Sim, nós podemos "E, então, o país e a Revolução poderiam ser salvos.
Conheço as preocupações e expectativas que um momento como este logicamente causa em nossos compatriotas, mas temos a força, inteligência e sabedoria do povo, com a experiência e liderança do Partido, com as idéias de Fidel, com a presença de Raúl, também acompanhada pelo líder valioso e ser humano, trabalhador dedicado, companheiro José Ramón Machado Ventura (Aplausos) como segundo secretário da organização política dos comunistas cubanos e a força, prestígio, lealdade e exemplar de um exército fundadas por eles nunca deixarão de ser as pessoas uniformizadas.
Conhecendo o sentimento popular, afirmo a esta Assembléia, órgão supremo do poder estatal, que o camarada general do Exército Raul Castro Ruz, como primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, conduzirá as decisões mais importantes para o presente eo futuro do Partido Comunista. nação (aplausos prolongados).
Vivemos em uma situação mundial caracterizada por crescentes ameaças à paz e à segurança, guerras de intervenção, perigos para a sobrevivência da espécie humana e uma injusta e exclusiva ordem econômica internacional.
Neste contexto, eu afirmo que a política externa cubana permanecerá inalterada e reiteramos que ninguém vai atingir o objectivo de enfraquecer a Revolução nem subjugar o povo cubano, porque Cuba não compromete a sua soberania e independência, não vai negociar princípios nem aceitar condições. Nunca cedemos a pressões ou ameaças; as mudanças necessárias continuarão a ser decididas pelo povo cubano.
Ciente eu sou que a tarefa diante de nós é responsável implica uma enorme responsabilidade perante o povo, então eu reivindicar o apoio de todos os que ocupam responsabilidades de gestão em diferentes níveis e em diversas instituições da Revolução, mas acima de tudo, a confiança no apoio decisivo do povo cubano, sem o qual é impossível avançar com sucesso em nossa sociedade e em meio a ameaças e desafios que nunca serão poucos para um país determinado a fazer uma revolução.
Nós vamos ter que exercer mais e mais coletiva de liderança e de condução, como sempre em ligação permanente com a população e facilitar a participação das pessoas nas tarefas revolucionárias e processos amplamente democráticos através de tomada de decisões que fazem parte já inseparável da política nacional
Não chego a prometer nada, como a Revolução nunca fez em todos esses anos. Eu venho para entregar o compromisso de trabalhar e exigir o cumprimento do programa que temos dado como governo e como povo nas Diretrizes de Políticas do Partido e da Revolução, a curto, médio e longo prazos. Somente o trabalho intenso, desinteressado e eficiente de cada dia dará lugar a resultados e realizações concretas que constituirão novas vitórias da pátria e do socialismo, sem nunca abandonar a disposição combativa de nossas invencíveis Forças Armadas Revolucionárias.
É assim que vamos enfrentar as ameaças do poderoso vizinho imperialista. Aqui não há espaço para uma transição que ignore ou destrua o legado de tantos anos de luta. Em Cuba, por decisão do povo, só podemos dar continuidade a trabalhar juntos gerações nascido e educado na Revolução e da geração fundadora, sem ceder à pressão, sem medo e sem contratempos, defendendo nossas verdades e razões, sem dar à soberania e independência, aos programas de desenvolvimento e aos nossos sonhos.
Estaremos sempre dispostos a dialogar e cooperar com aqueles que, por sua vez, estão dispostos a respeitar e tratar uns aos outros.
Neste Legislativo não haverá espaço para aqueles que aspiram a uma restauração capitalista; Este Legislativo defenderá a Revolução e continuará a melhoria do socialismo.
Para enfrentar as dificuldades que vivemos no nível interno é oportuno ressaltar que as prioridades estão definidas nos documentos aprovados no dia 7. Congresso do Partido, apoiado pelo Parlamento, depois de ter sido submetido a um amplo processo de consulta popular. Reconhecem o trabalho ideológico político, a luta pela paz, a unidade e a firmeza ideológica, intimamente ligadas ao desenvolvimento da economia nacional, assegurando a participação consciente, ativa e comprometida da maioria da população no processo. de atualizar o modelo econômico e social, é a missão fundamental. Cabe a nós simplesmente aplicá-lo e levá-lo adiante.
Atenta a estas prioridades, temos que melhorar a sua implementação, corrigir erros, fazer experiências, evitar improvisações, superficialidade e atrasos e incumprimentos que irritam a população e semear pessimismo e desânimo, longe de nossos objetivos no tempo.
Em todas as agências, organizações e instituições, devemos agir em permanente defesa da unidade, disciplina, análise abrangente e a exigência de assegurar que as enormes potencialidades e possibilidades presentes em nossa sociedade sustentem e sejam expressas em resultados concretos de crescimento, desenvolvimento e desenvolvimento. prosperidade
Em nome das companheiras e companheiras eleitas em direção à Assembléia Nacional do Poder Popular e ao Conselho de Estado, expressamos a elas com sincera responsabilidade que nunca deixaremos de confiar em nós.
E para aqueles que por ignorância ou má fé duvidam do compromisso das gerações que hoje assumem novas responsabilidades no Estado cubano, temos o dever de dizer claramente que a Revolução continua e continuará a viver, com um sentido do momento histórico, mudando tudo o que deve ser mudado; emancipando a nós mesmos e nossos próprios esforços; desafiando poderosas forças dominantes dentro e fora do ambiente social e nacional; defender os valores em que acreditamos ao preço de qualquer sacrifício; com modéstia, desinteresse, altruísmo, solidariedade e heroísmo, lutando com audácia, inteligência e realismo. Comprometido em nunca mentir ou violar os princípios éticos e com a profunda convicção que Fidel nos transmitiu com seu conceito de Revolução, que não há força no mundo capaz de esmagar a força da verdade e das idéias. Nem por um segundo nos esquecemos que a Revolução é unidade, independência, luta pelos nossos sonhos de justiça para Cuba e para o mundo, que é a base do nosso patriotismo, do nosso socialismo e do nosso internacionalismo.
Revolution continua o seu curso sem uma única ausência, porque mesmo os nossos mortos nos acompanhará em momentos cruciais, e nunca deixou de ser Céspedes, Agramonte, Maceo, Gómez, Martí, entre muitos outros nas mais difíceis batalhas.
Estabelecer-se na glória que nos precede a viver em sua sombra seria traí-lo. Os membros deste Parlamento nasceram, cresceram e aprenderam com os fundadores da Revolução que tudo o que o ser humano sonha é possível de alcançar, mesmo quando a razão parece adversa. "Você não precisa de asas para fazer um sonho. Chega com as mãos, chega com o peito, chega com as pernas e com a determinação ", diria o poeta.
Vale a pena lembrar que o esforço e o sacrifício dos revolucionários cubanos sempre foram abraçados pela poesia e pela música, pela arte e pela crítica. Somos uma revolução que pode reivindicar ter sido dito e cantado, desde a sua criação, com o talento e originalidade de seus artistas e criadores, artistas genuína populares sábios e também as insatisfações e esperanças da alma cubana.
E assim continuará sendo. Intelectuais, artistas, jornalistas, artistas, sempre nos acompanhar no esforço que este arquipélago que a Revolução colocou no mapa político do mundo também se mantém reconhecido por sua abordagem única para lutar cantando, dançando, rindo e batendo. Somos Cuba, o que significa resistência, alegria, criatividade, solidariedade e vida.
Nenhum país resistiu por tantos anos sem renunciar ao cerco econômico, comercial, militar, político e midiático que Cuba enfrentou. Mas não há milagre no feito. Há, em primeiro lugar, uma autêntica Revolução que emergiu das entranhas do povo, uma liderança consistente que nunca se colocou acima daquela cidade, mas na frente nas horas de maior perigo e risco e um exército nascido no meio da montanha com e para os pobres da terra, cuja coragem e conhecimento transcendem as nossas fronteiras e mostram-se tão corajosos na guerra quanto criativos na paz. Ou seja, necessidade, originalidade, imaginação, coragem ou criação heróica, segundo Mariátegui.
"Criar é a palavra de passagem desta geração", escreveu Marti, e a geração de Fidel tornou-a sua, pois temos que torná-la nossa para aqueles de nós que têm a responsabilidade de melhorar seu legado.
Lá fora, existe um mundo que nos olha com mais perguntas do que certezas. Por muito tempo e da pior maneira, ele recebeu a mensagem errada de que a Revolução termina com seus guerrilheiros.
Na era das comunicações, nossos adversários puderam mentir, distorcer e silenciar o trabalho revolucionário. E mesmo assim eles não foram capazes de destruí-lo. Corresponde a nós sermos mais criativos na divulgação de nossas verdades. Em tempos em que as arquibancadas não são apenas as abertas e numerosas que outrora foram o orador da Revolução, devemos aprender a usar mais e melhor as possibilidades da tecnologia para inundar de verdades os infinitos espaços do planeta Internet onde hoje reina Mentira
Vamos dizer em todas as suas cartas: a Revolução Cubana ainda é verde oliva, pronta para todos os combates. O primeiro, para superar nossa própria indisciplina, erros e imperfeições. E ao mesmo tempo para avançar "lenta mas seguramente" sábio aviso camarada Raul, em direção ao horizonte, em direção à prosperidade devemos e temos que vencer, mais cedo ou mais tarde, em meio ao tumulto de um mundo minado pela incerteza, a injustiça, a violência dos poderosos e o desprezo das pequenas nações e das maiorias empobrecidas.
Companheiros e companheiros:
Um dia como hoje, simbólica, cheia de emoções e significados, o que temos compromissos e convicções compartilhados, pense em Fidel, em suas idéias, em sua imponente legado, fecundo e indispensável como forma de alimentar o sentimento genuíno de perpetuar por sempre a sua presença entre nós.
Que cada fibra de nosso estoque revolucionário vibre quando proclamarmos: Eu sou Fidel!
E nós juramos para defender até o último suspiro, "a revolução socialista e democrática dos humildes, pelos humildes e para os humildes," a geração histórica bater-nos de pé nas areias de Playa Girón há 57 anos e nós Invicta entrega agora, Confiantes de que saberemos como honrá-la, levando-a tão longe e colocando-a tão alto quanto eles, eles o fazem e ainda o farão (Aplausos).
É essencial exclamar hoje:
Pátria ou Morte!
Socialismo ou morte!
Nós vamos vencer! (Aplausos)
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário