terça-feira, 20 de março de 2018

Eleições em Cuba 2018

INÍCIO » NOTÍCIAS , POLÍTICA  »

Miguel Díaz-Canel: Aqui construímos uma relação de governo e pessoas (+ Fotos e Vídeo)

 11 |  

Miguel Díaz-Canel deposita as cédulas na caixa, depois de ter exercido o direito de voto. Foto: Ramón Barreras Valdés / Vanguardia
O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, exerceu hoje o direito de voto na escola nº 1 do 44º distrito da cidade de Santa Clara.
Durante um breve intercâmbio com a imprensa, o membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba destacou a natureza histórica do atual processo eleitoral e convidou os cubanos a participar com responsabilidade e compromisso no dia democrático deste domingo. Por sua vez, ele reconheceu que o dia atual é um tributo ao trabalho de Fidel Castro e como "um compromisso com a Revolução, o Socialismo e o apoio a Raúl".
"Aqueles que escolhemos aqui são pessoas de grande talento e amor por seu país. Vemos uma representação de toda a Cuba. Eles foram nomeados por seus vizinhos e agora é a vez deles representar esses cidadãos nas diferentes instâncias dos governos. O governo que escolhemos hoje é devido às pessoas ", acrescentou.
Além disso, Díaz-Canel elogiou o processo democrático atual como um ato de continuidade, consolidação e defesa do projeto da Revolução Cubana.
"Esses ingredientes são essenciais para manter nossa força, especialmente em um contexto de contínua agressão e deterioração das relações com os Estados Unidos, produto de uma administração que ofende Cuba e aprova medidas que prejudicam milhões de cubanos e americanos".
"Este processo de tranqüilidade e participação cidadã mostra que continuamos a defender a revolução e que este país continua livre, soberano e acima de tudo socialista", afirmou. Em relação aos desafios da nova legislatura, o primeiro vice-presidente cubano disse que confrontá-los não é apenas a tarefa dos deputados eleitos, mas de todo o país.
"Confronte os projetos que tentam padronizar uma cultura para apagar e fratura a memória histórica dos povos. Também temos o desafio da batalha econômica, a atualização de nosso modelo econômico e o confronto com o bloqueio, o que nos impede e nos impede de avançar à velocidade desejada ".
Mais cedo, enquanto espera na fila a sua vez de votar, Diaz-Canel compartilhado com os eleitores montados e perguntou sobre o nível de afluência nas primeiras horas da manhã, as condições meteorológicas e, se a mudança de horário recente causou-lhes algum confusão.

Dìaz Canel aguarda a sua vez para votar fora do Colégio Eleitoral de Santa Clara, onde exerceu o direito. Foto: AJ Díaz / CMHW

Dìaz Canel aguarda a sua vez para votar fora do Colégio Eleitoral de Santa Clara, onde exerceu o direito. Foto: AJ Díaz / CMHW

No vídeo Votação e Declarações de Díaz-Canel:



Esteban Lazo Hernández exerceu o direito de voto


Esteban Lazo exerce seu direito de voto. Foto: Cuba / Assembléia Nacional do Facebook
Na manhã do dia 11 de março, o presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Esteban Lazo Hernández, exerceu o direito de voto no município de Arroyo Naranjo.
Lazo destacou a participação ativa dos jovens, bem como o trabalho dos pioneiros que estão atualmente nos diferentes distritos do país.
O presidente da Assembleia Nacional de Cuba referiu-se à natureza dessas eleições como "eleições não só massivas, mas de alta qualidade", onde "o voto é construtivo, um voto para a pátria".
Ela também destacou a participação das mulheres dizendo que "65% de toda a força técnica do nosso país são mulheres. Não só a sua presença no Parlamento, mas nas tarefas principais, como delegados, nas assembléias provinciais ".
"De acordo com as nomeações que foram feitas, nessa ocasião aumenta a presença de mulheres no Parlamento; É a segunda mulher mais representativa do mundo ", disse ele.
"Dias como estes são os dias em que a força da Revolução deve ser demonstrada. Não deve agradecer que um dia como hoje não se lembre de Fidel. ", Concluiu Lazo.

Susely Morfa: Vote consciente para este momento estratégico para Cuba


Mais de 38 mil jovens votam pela primeira vez nas eleições deste domingo. Foto: Irene Pérez / Cubadebate.
Sucely Morfa González, primeiro secretário da UJC, afirmou neste domingo depois de exercer seu voto que "a melhor maneira de ir juntos hoje é assistir cedo e votar conscientemente por esse momento muito estratégico para Cuba".
Na faculdade eleitoral 4 do distrito 26 do município de Cerro, Morfa destacou que mais de 38 mil jovens votaram pela primeira vez nas eleições eleitorais deste 11 de março.
"Oitenta jovens de até 35 anos integram as propostas de candidatura ao Parlamento cubano. Isso faz parte da continuidade da nossa Revolução. Sempre formamos parte das transformações sociais, políticas e econômicas do nosso povo ", disse Sucely.
Sobre as ações que foram desenvolvidas na Internet para esses votos, Morfa disse que realizaram "um grupo de operações em redes da FEU, UJC e todos os jovens cubanos, como parte da forma como devemos nos inserir com nosso próprio conteúdo em redes sociais, com participação incrível, etiquetando idéias que reafirmam a continuidade e a segurança de nossa Revolução ".
O primeiro secretário da UJC comentou sobre a colaboração da Federação de Estudantes do Ensino Secundário (FEEM) da Federação Universitária de Estudantes (FEU), como "garantia e confiança do presente e futuro da nossa juventude". Eles permaneceram permanentemente em todas as áreas ligadas ao trabalho com as comissões eleitorais e as comissões de candidatura ", disse Morfa.
A força jovem, ativamente produtiva, apoia e acompanha todas as transformações econômicas e sociais de nossa Ilha. Como Sucely Morfa destacou, a juventude cubana "permanece sempre com Raúl, com Fidel, com a direção histórica da Revolução e com a confiança em seu povo."

Oitenta jovens de até 35 anos integram as propostas de candidatura ao Parlamento cubano. Foto: Irene Pérez / Cubadebate.

No vídeo, Sucely Morfa exerce seu direito de voto:

Ulises Guilarte: Você não pode esperar mais nada de nossa gente essa vitória


Ulises Guilarte de Nacimiento (I), membro do Escritório Político do Partido Comunista de Cuba e secretário geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), comparece aos membros da mesa eleitoral para exercer seu direito de voto. Foto: Héctor García Torres / ACN
Com o olhar malicioso que os caracteriza, Marcos e Carlitos protegem o que para eles é seu tesouro mais valioso hoje. Uma das urnas da faculdade eleitoral número 1 do distrito eleitoral 5 do município de Playa é testemunha de sua alegria. Eles, com seu uniforme impecável, chegaram muito cedo na casa para crianças sem abrigo filial Tania the Guerrilla em Havana.
"Essas crianças cooperam conosco com grande entusiasmo em todas as eleições. Eles são muito educados e preocupados com tudo o que fazem e se sente feliz em tê-los aqui, graças ao maravilhoso sistema que nosso país faz que não deixa ninguém sem abrigo ", disse Osiris Martínez López, presidente do colégio eleitoral.
Característica do nosso país, os pioneiros guardam as urnas em cada período de votos populares, fato que o secretário geral dos trabalhadores centrais de Cuba, Ulises Guilarte De Nacimiento, elogiou após a votação.
"Eu acredito que não há nada em Cuba que envie ao mundo uma mensagem genuína de apoio à Revolução que o primeiro de maio e essas eleições. Aqui devemos enfatizar que não há policiais nem membros das forças armadas que guardam as urnas, mas eles são nossos pioneiros ".
O líder sindical também enfatizou que o fato de cada pessoa exercer seu direito democrático, conscientes de que este voto é de apoio à revolução e ao trabalho de Fidel em meio a difíceis circunstâncias econômicas e financeiras, expressa a continuidade do processo revolucionário.
"Esta segunda fase do processo eleitoral em nosso país ratifica a unidade indestrutível de nossos povos, trabalhadores, estudantes, camponeses em torno do projeto social que construímos por meio de uma decisão soberana. Para a classe trabalhadora, este é um direito que endossa suas conquistas porque ninguém como a Revolução deu tantos benefícios aos trabalhadores. No meio deste novo cenário onde novos atores surgem e alternativas para o desenvolvimento são procuradas, o proletariado diz sim para Cuba ", enfatizou.
Mais tarde, ele destacou a validade do conceito de Revolução pronunciado por Fidel em 1 de maio.
"A unidade sempre foi a chave, a arma estratégica que nos distinguiu e nos fortaleceu. Como o exército geral Raúl Castro Ruz disse, o dia em que não o temos, estaremos perdendo a revolução. Os trabalhadores cubanos no ano de seu congresso revalidaram como parte de seu lema central Unidade, compromisso e vitória porque, como Fidel nos ensinou, embora as dificuldades sejam ótimas, não podemos esperar mais nada do nosso povo senão a vitória ". concluiu.

Teresa Amarelle: Nosso povo também votará em mulheres e sua liderança


O secretário-geral da FMC, Teresa Amarelle Boué, votou na madrugada da manhã de 11 de março. Foto: Martha Vecino Ulloa / Bohemia.
Teresa Amarelles, secretária geral da Federação das Mulheres Cubanas (FMC), afirmou como milhões de cubanos neste 11 de março, seu direito de escolher para um país livre e socialista .
O representante máximo do FMC referiu em palavras à imprensa a forte presença parlamentar das mulheres, uma conquista que demonstra a crescente participação desse gênero em todos os setores da sociedade.
"53 por cento dos candidatos são mulheres. Em Cuba, sempre tínhamos uma representação evidente e vale a pena notar que, para essa ocasião, 322 mulheres eram candidatas e mais de 60% das autoridades eleitorais eram mulheres; Nosso país nos deu todas as oportunidades para ganhar um lugar de reconhecimento por nossa tenacidade e perseverança.
Nosso povo também vai votar em nossas mulheres e pela liderança deles".

Colégios eleitorais especiais em Holguin

Viajando por Cuba

O trovador cubano Raúl Torres, que anda por Cuba.

Eu fiz isso, eu faço isso e eu faria isso de novo, é meu direito

Eu fiz isso, eu faço isso e eu faria isso de novo, por essa revolução, é meu direito. Vota  .

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário