sábado, 30 de setembro de 2017

Estados Unidos não declarará guerra à Coréia do Norte: ataque sem aviso prévio

Estados Unidos não declarará guerra à Coréia do Norte: ataque sem aviso prévio

Publicado: 30 de setembro de 2017 13:59 GMT

3719
Estados Unidos  não declarará guerra à Coréia do Norte: ataque sem aviso prévio
Kevin Lamarque / Reuters
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coréia do Norte, Ri Yong-ho, disse na segunda - feira que seu país considera as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, "uma declaração de guerra". 
Enquanto isso, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, foi rápida para refutar esta declaração quando disse que "não declaramos guerra à Coréia do Norte" e descartamos a questão como "absurda". 
Essa porta-voz oficial está certa: não declarou guerra desde o final da Segunda Guerra Mundial e realizou todos os seus ataques sem declaração prévia. Por esta razão, o líder norte-coreano, Kim Jong-un , tem motivos suficientes para se preocupar . 
Não só Trump está expressando uma ameaça expressa - além disso, durante a 72ª Assembléia Geral das Nações Unidas -, mas a história das ações americanas contra países que ele não gosta.
Estados Unidos liderou a intervenção das forças das Nações Unidas durante a Guerra da Coréia ao tomar um boicote soviético da sessão do Conselho de Segurança da ONU que aprovou essa resolução. 
Os Estados Unidos não declararam guerra à Coréia do Norte e fizeram sua intervenção dentro dessa coalizão, em que havia mais países ocidentais.
CIA e a inteligência britânica orquestraram a derrubada de Mohamed Mossadegh, primeiro-ministro democraticamente eleito do Irã, no âmbito da Operação Ajax , fato admitido pela agência dos EUA em 2013.
Esse golpe foi motivado pelo petróleo : Mossadegh nacionalizou a empresa petrolífera anglo-iraniana, agora conhecida como BP, depois que o Reino Unido se recusou a renegociar um acordo bilateral sobre o assunto.
O próximo governante do Irã, Sah Mohamed Reza Pahlaví , tornou-se o aliado dos EUA. mais importante no Oriente Médio. 

O primeiro-ministro iraniano Mossadegh encontra o subsecretário de Estado dos EUA George McGhee / wikipedia.org / Arquivo de Segurança Nacional
Para realizar esse plano, Washington não declarou nenhuma guerra, mas aproveitou as divisões internas do país. 
O golpe de estado que a Guatemala experimentou fazia parte da Operação PBSUCCESS , que foi realizada por mercenários da CIA contra o presidente democraticamente eleito, Jacobo Árbenz Guzmán, porque queria lançar uma profunda reforma agrária e nacionalizar a United Fruit Company.
O assalto foi realizado pelo chamado Exército de Libertação, composto por cerca de 480 rebeldes sob o comando de um coronel exilado do exército guatemalteco. Divididos em quatro grupos, entraram na Guatemala através de vários pontos ao longo da sua fronteira com Honduras e El Salvador. Eles foram precedidos por um grupo de comandos treinados pelos EUA que voaram as pontes-chave e cortaram as linhas de telégrafo. 

O Presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower junto com o secretário de Estado John Foster Dulles, que defendeu o golpe na Guatemala em 1954 / wikipedia.org
Washington, por sua vez, organizou uma guerra de mídia em larga escala e tentou isolar o governo guatemalteco na arena internacional.
Após o derrube de Árbenz, Guatemala passou por quatro décadas de terror militar e guerra civil -  assinou uma trégua em 1996 - cerca de 140 mil pessoas morreram.
Em 1958, EUA. e o Reino Unido desdobrou suas tropas no Líbano e na Jordânia, respectivamente, para apoiar os governos locais favoráveis ​​ao Ocidente.
Foi o primeiro caso registrado do uso da chamada Eisenhower Doctrine (1957), segundo a qual os americanos estavam dispostos a intervir militarmente no caso de qualquer governo ser ameaçado por forças próximas do comunismo internacional.
Desde 1961, Washington aprovou a Operação Zapata, uma estratégia militar chamada a reprimir a Revolução Cubana.
O rascunho inicial apresentado em março de 1961 ao então presidente dos EUA, John F. Kennedy, continha três alternativas para invadir Cuba :
  • Na costa sul da província de Las Villas, através de uma área entre Trinidad e Cienfuegos.
  • Preston Central, ao longo da costa norte da província de Oriente.
  • Na baía de Cochinos da península de Zapata, ao sul de Las Villas: a variante escolhida. 

O avião de ataque Douglas A-4 Skyhawk da US Navy voando durante a invasão / wikipedia.org
Na manhã do dia 15 de abril, oito bombardeiros dos EUA B-26 desceram da base dos EUA em Puerto Cabezas, na Nicarágua, e atacaram pela surpresa os aeródromos de Ciudad Libertad, San Antonio de los Baños e Santiago de Cuba. A artilharia antiaérea cubana derrubou um desses dispositivos e seus dois membros da tripulação morreram.
A brigada mercenária que pousou na Baía dos Porcos foi derrotada em menos de 72 horas. Em 19 de abril, o saldo americano foi de 89 mortos, 250 feridos e 1.197 prisioneiros, enquanto Cuba perdeu 157 homens e sofreu centenas de feridos.
Essa operação falhou, mas os EUA sujeito a um bloqueio total para a ilha do Caribe .
Em 1964, a Força Aérea e o Exército dos EUA começou uma operação militar no nordeste do Laos , um país do Sudeste Asiático envolvido em uma guerra civil, em que o reino lutou contra guerrilhas comunistas.
O lugar tornou-se teatro de operações para outros beligerantes durante a Guerra do Vietnã, das Forças Armadas do Vietnã do Norte para a Tailândia e Vietnã do Sul.
Depois de vários anos de luta, Washington considerou que a solução militar não era muito promissora e as tropas de intervenção deixaram o país em 1973. 

Uma caravana de tanques dos EUA. durante a Guerra do Vietnã / wikipedia.org
No mesmo ano, EUA. Intercedeu na guerra civil do Vietnã do Sul. Posteriormente, o Vietnã do Norte - que contou com a assistência da URSS e da China - estava envolvido, enquanto os americanos tinham o apoio de seus aliados da Organização do Tratado do Sudeste Asiático (SEATO).
Além disso, houve guerras civis paralelas no Laos e no Camboja.
Após o incidente da bandeira falsa no Golfo de Tonkin, o Congresso dos EUA aprovou a "Resolução do Golfo de Tonkin", que deu ao presidente Lyndon Johnson o direito de usar a força militar no Sudeste Asiático .
Durante essa guerra, EUA lançou três milhões de toneladas de explosivos, 150% do poder das bombas que usou na Segunda Guerra Mundial.
Em novembro de 1968, Richard Nixon ganhou as eleições presidenciais depois de prometer "paz com honra" e, em julho de 1969, começou a retirada das tropas dos EUA do Vietnã, que durou mais de três anos.
A Operação Power Pack organizou a invasão militar dos EUA . a República Dominicana para derrubar o governo do coronel Francisco Caamaño , o exército dominicano que ocupava a presidência constitucional desse país caribenho.
A guerra civil dominicana entrou em erupção durante a instabilidade política que surgiu após o assassinato do ditador  Rafael Leonidas Trujillo em 1961, cujo regime era considerado uma das mais sangrentas tiranias da América Latina.
Neste caso, a intervenção militar dos EUA. foi uma decisão pessoal de seu presidente, Lyndon Johnson, por medo do surgimento de "uma segunda Cuba" no Caribe. Como resultado, Francisco Caamaño teve que deixar sua postagem.
Ele culminou em setembro de 1966, quando os americanos retiraram a 1 ª Brigada da 82ª Divisão Aerotransportada, seu último remanescente em território dominicano.
Forças especiais dos EUA realizou a Operação Eagle Claw no Irã para resgatar 53 reféns de sua embaixada em Teerã.
Em 4 de novembro de 1979, centenas de estudantes radicais iranianos apreenderam a propriedade e detiveram 53 americanos - um dos quais foi liberado por problemas de saúde - por 444 dias, enquanto seis diplomatas escaparam e refugiaram-se na residência do embaixador. 

A crise dos reféns no Irã: os manifestantes atacam a embaixada dos EUA. em Teerã em 4 de novembro de 1979 / wikipedia.org
Os triunfadores da revolução islâmica iraniana exigiram a extradição de Sah Pahlaví, que estava nos Estados Unidos. Washington decidiu realizar uma operação militar para libertar os reféns , que falharam e mataram oito de seus militares.
A crise durou até 20 de janeiro de 1981.
Este ano, EUA. começou a intromissão direta nos assuntos internos do Afeganistão, enviando ajuda militar, financeira e logística aos grupos rebeldes dos Mujahideen , vários dos quais mais tarde foram membros da organização terrorista Al Qaeda .
No final de agosto, o Pentágono confirmou que há cerca de 11 mil soldados dos EUA no Afeganistão e o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, anunciou que seu país fortalecerá esse contingente para prolongar a campanha militar mais longa na história dos EUA.
Estados Unidos liderou uma coalizão internacional que participou da guerra civil do Líbano .
No meio da ocupação do país de Israel (1983-1985), os palestinos e seus aliados lançaram uma campanha de guerrilhas e ataques suicidas que forçaram os israelenses a se retirar para o sul para os Litani e deixar seus aliados cristãos sozinhos. 

Uma explosão produzida na sede do Corpo de Fuzileiros Navais em Beirute (Líbano) em 23 de outubro de 1983 deixou um pilar de fumaça que pode ser visto de afar /wikipedia.org / USMC
Diante dessa situação, as tropas da ONU se instalaram no território libanês - especialmente no sul - e tentaram reorganizar o governo e as Forças Armadas do Líbano.
Ao mesmo tempo, uma coalizão formada pelos EUA, França, Itália e Reino Unido interveio para tentar restaurar a paz em Beirute, a capital, mas eles falharam.
Operação El Dorado Canyon: isto é o que as Forças do Exército dos EUA codificaram. a intervenção na Líbia pelo suposto apoio ao terrorismo , na sequência do bombardeio ocorrido em uma boate de Berlim.
A Força Aérea, a Marinha e o Corpo de Marines - seus três ramos com sua própria aviação - fizeram vários ataques aéreos contra esse país norte-africano na noite de 14 a 15 de abril de 1986. 

O equipamento terrestre prepara aeronaves da General Dynamics F-111F para um ataque à Líbia em abril de 1986 / wikipedia.org
Os alvos foram cinco alvos perto das cidades de Trípoli e Benghazi - quartéis militares, base de treino para sapos e uma base aérea na capital, bem como os quartéis e aeródromos na segunda cidade - que foram utilizados para treinar terroristas e transportar armas para suas organizações, de acordo com a inteligência norte-americana.
Na época, a Líbia afirmou que sofreu vítimas civis e militares, que incluiu uma filha adotada de seu líder, Muammar Gaddafi , embora essa morte tenha sido negada em 2011. Por sua vez, perdeu um bombardeiro F-111 e dois membros da equipe.
Posteriormente, a escalada da violência internacional aumentou com ataques como o vôo 103 da Pan Am, atribuído ao governo da Líbia.
Naquele ano, EUA. invadiu o Panamá com o objetivo de capturar o general Manuel Antonio Noriega , de fato governante desse país, que a justiça dos EUA acusou de tráfico de drogas.

Um veículo de combate da infantaria dos EUA LAV-25 no Panamá / wikipedia.org / DoD foto por PH1 Elliott
O motivo oficial da Operação Just Cause foi a necessidade de proteger a vida de 35 mil cidadãos dos EUA e "restaurar a democracia" no Panamá, um argumento que os americanos utilizaram pela primeira vez.
Como resultado, houve uma mudança de poder no país centro-americano.
A Guerra do Golfo , liderada por uma coalizão liderada pelos EUA. e o Exército iraquiano, ocorreu entre 2 de agosto de 1990 e 28 de fevereiro de 1991. 

O presidente Saddam Hussein visita um quartel de tropas iraquianas no território invadido do Kuwait em agosto de 1990 / AFP
A força multinacional atuou sob um mandato da ONU visando libertar o Kuwait ocupado por tropas do líder iraquiano Saddam Hussein .
Durante quatro dias da Operação Terrestre do Deserto, as tropas multinacionais libertaram completamente esse emirado e ocuparam cerca de 15% do território do Iraque.
A ONU lançou uma operação para manter a paz durante a guerra civil da Somália entre 1992 e 1993, envolvendo principalmente cerca de 25 mil soldados dos EUA.
Ao longo do tempo, a iniciativa não foi apenas inclinada a fornecer ajuda humanitária, mas a combater o regime somali do líder local Mohamed Farrah Aidid . 

Evacuar dos tiros somalis, registrados em maio de 1992, para um dos civis feridos / Alexander Joe / AFP
Um dos episódios mais conhecidos é o "Dia dos Rangers": uma das batalhas mais sangrentas e ferozes entre as forças especiais dos EUA. e milícias leais ao clã de Aidid aconteceram 3 de outubro de 1993 em Mogadíscio, capital do país.
O objetivo desta operação foi capturar líderes da milícia de Aidid, mas os americanos sofreram graves acidentes que levaram Washington a decidir retirar suas tropas. Esse fracasso ressonante teve grande repercussão devido ao filme "Black Hawk demolished".
Em Operação Apoio à Democracia, EUA invadiu o Haiti para restabelecer o presidente deposto, Jean-Bertrand Aristide .
O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta iniciativa em 31 de julho de 1994.
O bombardeio da Iugoslávia pelas forças da OTAN durante a Operação Força Aliada não foi autorizado pela ONU e por camo sob o pretexto de salvar a população do Kosovo de purgas étnicas.
O resultado: várias vítimas civis e militares, o êxodo de milhares de pessoas, a destruição dos templos cristãos e grande parte da infra-estrutura da ex-Jugoslávia e purgas étnicas. Além disso, promoveu a alegada independência da região do Kosovo (Sérvia).
A guerra contra o Iraque ea ocupação desse país, em que vários aliados dos EUA também participaram. 

Após a queda do regime de Saddam Hussein e sua execução, uma ocupação começou, caracterizada por níveis exorbitantes de violência: algumas estimativas indicam que 655 mil iraquianos morreram. 

as tropas dos EUA se preparam para deixar base aérea de Sather, perto de Bagdá, durante o encerramento da sua missão no Iraque em dezembro de 2011. / Mohammed AmeenReuters
Como uma merda no bolo, contribuiu para o surgimento do grupo terrorista do Estado islâmico .
Uma intervenção militar de uma coalizão internacional - principalmente países da OTAN - na guerra civil da Líbia . A Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de 1973, aprovada em 17 de março de 2011, autorizou a adoção de "todas as medidas necessárias" para proteger civis e áreas "sob ameaça de ataque" das forças leal ao governo de Muammar Gaddafi. 
Esta operação liderada pelos EUA resultou na derrubada do líder líbio, gerou inúmeras baixas humanas e causou caos nesse país norte-africano, que foi dividido em várias partes controladas por vários grupos armados.
Em 23 de setembro de 2014, os Estados Unidos e seus aliados começaram a bombardear posições da EI na Síria e no Iraque.
No caso da Síria, o governo de Bashar al-Assad não autorizou tais ataques, ao contrário da ajuda militar que apenas tocou a Rússia.
Os Estados Unidos atacaram os cargos dos insurgentes hutus no Iêmen com mísseis e apoiaram ativamente a intervenção da coalizão liderada pelos sauditas nesse país no Oriente Médio.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário