Desde a abertura do encontro, realizada na quadra da Escola de Samba União da Ilha, o tom dos debates demonstrou a indignação da juventude com os anúncios de corte na Educação e os ataques à autonomia das instituições já anunciadas pelo figurante de ministro Mendoncinha, aquele que recebe conselhos de Alexandre Frota. O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson de Azevedo, denunciou a destituição de diretores eleitos em diversos campi do IFPE e a tentativa de indicação de pessoas ligadas ao DEM para ocupar cargos nos institutos.
As palavras de ordem pelo “FORA TEMER” foram ouvidas por todo o encontro, envolvendo, inclusive, a população do Rio, que participou junto com os estudantes da atividade cultural no Parque Madureira, tradicional bairro carioca, e ao som de Flávio Renegado.
Importantes lideranças do movimento estudantil, da Educação e de movimentos sociais marcaram presença no encontro, que, somado à intensa participação dos estudantes nos debates, refletiram sobre a conjuntura política do País e as reivindicações por mais investimento na assistência estudantil e permanência dentro das instituições, a ampliação da pesquisa e da extensão, a luta pela meia-entrada cultural, o combate ao racismo, ao machismo, À LGBTfobia e todas as formas de opressões.
Nos debates e deliberações do encontro ficou marcada ainda a convocação de uma jornada nacional de lutas para o mês de agosto e a emoção e revolta sobre o caso de estupro coletivo da adolescente carioca de 16 anos ocorrido dias antes do encontro. “A Fenet reafirma seu compromisso na luta contra a violência às mulheres, para que casos como esse sejam abolidos de nossa sociedade. Não aceitamos a continuidade dessa cultura de estupro e violência contra as mulheres”, afirmou Bia Martins, que presidiu os trabalhos do Enet 2016.
O plenário vibrou com o anúncio da nova diretoria da entidade, e todos, de pé, cantaram as palavras de ordem, “Isso que é federação. A Fenet tá na rua pra mudar educação”. A combativa diretoria da Fenet será composta por 35 diretores, representando todas as regiões do País e terá como coordenadores gerais os estudantes Junior Palheta, do IFPA – campus Belém; Luiz Paulo, do IFMG – campus Ouro Preto e Bia Leone, do IFAL – campus Marechal Deodoro.
Valentina Moraes
A Verdade
0 comentários:
Postar um comentário