domingo, 7 de fevereiro de 2016

Satélite de observação da Coréia do Norte,mais um sucesso

Coréia do Norte afirma sucesso do lançamento 'observação por satélite' a bordo 'míssil de longo alcance'

Um passageiro passa por uma tela de TV transmitindo uma notícia sobre o lançamento do foguete de longo alcance da Coréia do Norte em uma estação ferroviária em Seul, Coreia do Sul, 07 de fevereiro de 2016 © Kim Hong-Ji
A Coreia do Norte afirmou que implantou com sucesso um satélite de observação da terra em órbita, após o seu "teste de míssil de longo alcance", no domingo foi amplamente criticada como provocativa e em violação das resoluções da ONU.
O foguete decolou por volta das 00:30 GMT, de acordo com as Joint Chiefs of Staff, que estava rastreando o caminho de vôo do alvo balístico. O Comando Estratégico dos EUA também detectado e monitorado o lançamento de mísseis no espaço, relatórios Reuters.
"NORAD determinou que em nenhum momento foi o míssil uma ameaça para a América do Norte", disse a declaração do Comando Estratégico.
Várias horas após o lançamento, o Norte anunciou que havia conseguido a colocação de um "recém-desenvolvido observação da terra por satélite Kwangmyongsong-4" em órbita, KCNA relatórios.
O satélite foi lançado a bordo de um "foguete portador Kwangmyongsong" que decolou do Centro Espacial Sohae, em Cholsan County. A agência disse que o satélite entrou na sua órbita programada nove minutos e 46 segundos após a decolagem em 9:09 da manhã, horário coreano.
O Norte diz que está "legitimamente exercer o direito de usar o espaço para fins independentes e pacíficos" e planos para enviar mais satélites para o espaço.
O primeiro estágio do foguete tinha sido calculado a cair no Mar Ocidental, de acordo com aviso prévio da Coreia do Norte na ONU, e de acordo com militares de Seul nenhum dano de foguetes "detritos ou outras partes" foi relatado em território sul-coreano.
Enquanto o foguete parece ter separadas com sucesso sua primeira e segunda boosters palco com escombros caindo em áreas pouco designados, o lançamento ainda é considerada um fracasso por Seul, de acordo com a Yonhap. De acordo com a agência o foguete "queimou" ao sudoeste de Jeju, o maior ilha ao largo da costa sul da Península Coreana.
O míssil "desapareceu do radar" durante a fase de separação da carenagem, a agência acrescentou.
Um alto funcionário da defesa dos EUA também confirmou o lançamento, dizendo que a trajetória de vôo "não representam uma ameaça para os EUA ou nossos aliados."
No entanto, Segurança Nacional dos EUA Consultor Susan Rice chamou o lançamento "uma grave ameaça" aos interesses americanos.
"Programas de mísseis e de armas nucleares da Coréia do Norte representam sérias ameaças aos nossos interesses - incluindo a segurança de alguns dos nossos aliados mais próximos e-minar a paz ea segurança em toda a região", disse Rice.
Pyongyang está agindo contra as normas do direito internacional, o Ministério do Exterior russo disse em um comunicado.
"É óbvio que tais ações agravar a situação na Península Coreana e no nordeste da Ásia como um todo", disse o ministério, acrescentando que o curso de ação escolhido por Pyongyang só pode forte protesto imediato.
O Ministério da Defesa chinês também criticou o lançamento do foguete como sendo uma "segunda violação" das resoluções da ONU pela Coreia do Norte em pouco mais de um mês. "O lançamento ameaça o sistema internacional de não-proliferação de armas nucleares, o que leva a uma maior deterioração da situação na Península coreana ", disse a declaração do ministério.
A Coreia do Norte informado previamente a Organização Marítima Internacional (OMI) sobre uma potencial lançamento do foguete para colocar um satélite de observação da terra em órbita, reivindicando uma janela de lançamento de 8 de Fevereiro a 25 de fevereiro.
O lançamento no entanto desencadeou preocupação internacional como um potencial teste de míssil de longo alcance. O Norte está proibida de usar tecnologia de mísseis balísticos sob as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Não mísseis anti-balísticos foram disparados como o foguete passou sobre a ilha japonesa de Okinawa, emissora NHK relatórios. Enquanto isso primeiro-ministro japonês Shinzo Abe imediatamente condenaram o lançamento, dizendo a repórteres que "nós absolutamente não pode permitir isso."
'' Nós vamos tomar medidas para proteger totalmente a segurança eo bem-estar do nosso povo ", disse Abe.
Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU é declaradamente programada para acontecer ainda neste domingo para discutir o evento. corpos sul-coreanos já estão a convocação de reuniões de emergência em diferentes níveis.
Presidente sul-coreano Park Geun-hye denominado o lançamento de uma"provocação inaceitável" , como ele chamou a Washington para "tomar todas as medidas necessárias" em resposta à ameaça.
lançamento de domingo é o sexto teste de míssil de longo alcance pelo Norte. No mês passado, a Coréia do Norte afirmou ter testado com sucesso uma bomba termonuclear. Enquanto muitos especialistas duvidam que o dispositivo nuclear foi de fato uma bomba H, o movimento levou os EUA e seus aliados regionais, Japão e Coreia do Sul, para buscar mais duras sanções da ONU contra Kim Jong Un.

F:  RT

Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. Satélite de observação.
    A RPDC mais uma vez avança em sua autonomia tecnológica em meio ao esperneio de um conselho de Segurança da ONU indisfarçavelmente neocolonial.
    As ameaças nucleares antigas dos EUA e suas manobras na fronteira sul,as sanções internacionais que tanto danificam o padrão de vida dos coreanos,nada disso foi suficiente para dobrá-los como fazem com dezenas de países.Toneladas de mentiras e distorções na guerra imperialista de mídia contra a RPDC vão cada vez mais sendo desmascaradas.Vale observar que até países vítimas de sanções dos EUA fazem coro nas pressões neocoloniais,destaque para Rússia capitalista.

    Parabéns ao Partido dos Trabalhadores da Coréia socialista,parabéns ao povo e a sua unidade:Vitória!

    ResponderExcluir